Autor Tópico: opinião sobre sony vaio  (Lida 2991 vezes)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
opinião sobre sony vaio
« Online: 04 de Janeiro de 2012, 21:51 »
Pessoal, tenho um sony vaio vpceg15 (4gb ram, 500gb hd, dvd, i5, 14").

Tenho possibilidade de trocar por um vpcf223 (6gb ram, 600gb hd, b-ray, i5, nvidia gforce, usb 3.0, 16.4" full hd).

Bem, concordo, não resta dúvida de que é bem melhor, maior, full hd, etc... porém, é mais pesado.

Até aí, nenhum problema. Mas minha pergunta é: acham que vale a pena, ter mais peso, levando em conta que não usarei para jogar, de vez em quando usarei para ver filmes. Estou pensando apenas para trabalhar, pelo tamanho da tela e por ter resolução de 1080.

Portanto, queria saber se o ubuntu funcionará bem numa máquina dessas, ou se eu não conseguirei extrair ao máximo os recursos, com a usb 3.0, a full hd, etc...

Se alguém puder opinar, agradeço.

Eis os links:

O meu: https://www.sonystyle.com.br/br/site/catalog/ProductDisplay.jsp?stockType=A&parentCatId=cat6620015&category=informatica&tabNum=1&id=VPC-EG15FB#

O grande http://www.sony.com.br/default.html (não tem url direto, precisa ir em eletrônicos,notebooks, experiencia e depois serie f)

até mais.

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: opinião sobre sony vaio
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2012, 22:57 »
Olha, sem dúvida é um computador melhor, porém o tamanho e peso vão limitar bastante o transporte dele.
Eu tenho um note de 15.4" e já desanimo de carregar ele a ponto de acabar comprando um de 10" pra transportar pra lá e pra cá, por na mala de viagem e coisa do gênero.
Pese o custo-benefício: o que vai fazer mais diferença pra vc, os recursos ou a portabilidade?
Quanto a tirar proveito máximo usando ubuntu, deixo pros usuários mais avançados responderem, pra não falar besteira :)

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: opinião sobre sony vaio
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2012, 23:06 »
Saudações.

De acordo com as especificações do equipamento citado, não há razão para incompatibilidades.
O conjunto processador Intel e vídeo NVidia costumam se comportar bem suportando o Ubuntu.
Quanto ao USB 3.0, tenho notícias de já está habilitado no Ubuntu desde o Maverick.
Full HD, deve ser possível após ativar/instalar os drivers de vídeo.
A função de alternar entre o vídeo integrado no processador e o vídeo dedicado, também é possível ativar.

Conclusão:
Faça a troca e seja feliz com seu novo portátil.

Boa sorte e parabéns pelo brinquedo.
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: opinião sobre sony vaio
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2012, 08:39 »
Pessoal, obrigado pelas opiniões. Quem quiser continuar opinando, agradeço, pois ainda não dei a resposta se vou trocar ou não.

Mas eis alguns detalhes: ontem, usando o pen live do ubuntu pra testar, percebi que o layout do teclado dele tem uma desvantagem, pois ele tem o teclado numérico ao lado, como um teclado normal de desktop. Mas isso atrapalhou, pois a barra / muito usada para acessar diretórios no terminal, fica no numérico e não ao lado do ; como na maioria. Ou seja, um saco pra conseguir usar hein.. tem a opção de usar a mesma barra na tecla do q, mas precisa do altgr, um saco também.

Pois é, são coisas pequenas mas que às vezes podem atrapalhar.

Outro ponto que notei é o seguinte: alguns modelos mais antigos, inclusive o mais antigo do mesmo modelo do meu de 14", possuem o botão power no canto superior direito, bem perto da dobradiça do monitor. Já aconteceu de quando eu fui pegar o laptop para levantar, coloque o dedão ali em cima e fiz força, daí, apertei o botão sem querer.

No entanto, isso foi corrigido no modelo mais novo, o eg15, que é o meu. O botão ficou mais pra dentro, quase acima da tecla backspace.

Pois bem, além do problema da /, o vaio de 16" temo power exatamente na lateral, o que me leva a pensar que ele é meio antigo, modelo não tão novo, apesar de ser comprado zero. Com o peso maior, fico imaginando quantas vezes terei que tomar cuidado pra não fazer força em cima do botão ao levantá-lo.  Outra coisa que me leva a pensar que ele é antigo é que no site de compras, da sony, não aparece mais esse modelo. No site em flash acima, sim, mas não na loja oficial.

Bem, vamos ver se mais alguém opina. Confesso que adorei o hardware, mas estou me sentindo como se comprasse um honda civic 0km mas ano 2010 ao invés de continuar com o meu honda fit 2012, 0km.  :D :D :D :D

até mais.
 

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: opinião sobre sony vaio
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2012, 08:44 »
Recentemente troquei um Dell Vostro 1320 de 13'' por um Dell XPS de 15''.
Ambos vieram com placa de vídeo nVidia. A GeForce 9300m GS do Vostro rodou redondo sempre, a GeForce GT540M do XPS tem uma tecnologia chamada nVidia Optimus que alterna o uso entre as placas de vídeo dedicada e onboard, com o intuito de reduzir o consumo da bateria. Apesar de exitirem algumas gambiarras, digo, soluções, não é muito difícil de imaginar que esse recurso ainda não está disponível corretamente para o Linux.

Quanto a resolução, apesar do monitor de 15'' não ser muito grande, FullHD é um diferencial forte, acredito que vale a pena.
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: opinião sobre sony vaio
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2012, 09:26 »
Recentemente troquei um Dell Vostro 1320 de 13'' por um Dell XPS de 15''.
Ambos vieram com placa de vídeo nVidia. A GeForce 9300m GS do Vostro rodou redondo sempre, a GeForce GT540M do XPS tem uma tecnologia chamada nVidia Optimus que alterna o uso entre as placas de vídeo dedicada e onboard, com o intuito de reduzir o consumo da bateria. Apesar de exitirem algumas gambiarras, digo, soluções, não é muito difícil de imaginar que esse recurso ainda não está disponível corretamente para o Linux.

Quanto a resolução, apesar do monitor de 15'' não ser muito grande, FullHD é um diferencial forte, acredito que vale a pena.

Opa, valeu pelas opiniões. Realmente, o full hd é chamativo e o monitor é de 16.4. Ontem assisti um bluray nele.

Agora, estou tendo dificuldade em fazer o dual monitor com a tv via cabo vga. As teclas Fn não funcionam para isso.

Ainda estou na dúvida, tenho tempo para decidir ainda.
valeu

ps: para que instalar o linux e deixar em dual boot, o melhor seria criar uma outra partição pelo win e depois bootar com o pen? Pois no outro vaio (o menor) eu fiz tudo pelo pen e depois o win só dava modo de recuperação, quando ia entrar por ele. Daí que descobri que tem uma partição recover e acho que fiz besteira ao instalar o linux. Daí, formatei tudo, tirei a recover e agora só tenho o linux, sem chande de voltar a ser original de fábrica... rs

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: opinião sobre sony vaio
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2012, 22:45 »
movido para => café com Ubuntu