Autor Tópico: Gravação de DVDs de dados.  (Lida 5115 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Gravação de DVDs de dados.
« Online: 30 de Setembro de 2005, 15:29 »
Olá pessoal, alguém já gravou DVDs de dados no Ubuntu, mas que possam ser lidos no Windows também?  Aqui eu tentei usar a extensão Joilet e deu Pau. Só grava na extensão do Linux (rockridge). Outra coisa, só funcionou no K3b, não foi no Graveman e muito menos no GnomeBaker. Isto para gravar em Rockridge. Para gravar em Joilet, nenhum deles funcionou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Gravação de DVDs de dados.
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2005, 08:00 »
Olá pessoal. Depois de muita pesquisa no Fórum Americano do Ubuntu, descobri que tenho que editar manualmente o arquivo hdparm.conf para ativar a DMA da Gravadora, O interessante é que ela está sendo reconhecida, mas sem nenhuma aceleração de Hardware disponível. Nem mesmo o acesso 32bits estava funcionando, Quando ativei ele através do hdparm as taxas de transferência melhoraram sensivelmente, mas nao a ponto de acabar com as "travadinhas" na hora de assistir DVDs. Bom  pra resumir o drama, já descobri como editar o hdparm.conf, mas ele é chamado muito no início do boot, daí ele não ativa o DMA porque o dispositivo ainda não foi montado. :(

Como eu posso mudar a ordem em que ele ativa a configuração do hdparm, para só depois de ele ter reconhecido os dispositivos IDE?
Há, só para constar. Tentei com o Kurumin 5, depois de instalar o suporte aos Codecs de Video e de DVD funcionou maravilhosamente bem, sem nenhuma travada e imagem muito melhor também, isso sem instalar os drivers da Nvidia.

E agora, como mudo isso?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Gravação de DVDs de dados.
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2005, 12:29 »
É pá.. eu também tive uns probs parecidos. Afinal, tinha de carregar uns módulos do chip da minha motherboard. Após isso DMA a 100%.

O K3b permite-te escolher a codificação de caracteres, a do Windows é uma cena tipo ISO não sei o que.. é importante activares essa opção para teres os files e directórios todos "iguais" no teu sistema e num outro com Windows.
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Gravação de DVDs de dados.
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2005, 18:05 »
Caro colega casainho, o que foi que você fez para ativar o DMA 100%???
Como você carregou os módulos do Chipset da placa mãe?

Obrigado pela respota.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Gravação de DVDs de dados.
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2005, 07:50 »
Mudar essa ordem, eu não sei.

Pela linha de comandos, eu activar o DMA ok, depois mudei então no hdparm.conf e está ok.

Os módulos, no meu caso, uma motherboard com chip da nvidia, o módulo é o amd74xx, e coloquei isso no /etc/modules.

O que eu sei, é que ao activar o dma, dáva-me erro.. depois carregava esse módulo e já dava depois o DMA, depois foi só colocar isso no modules e no hdparm.conf.

Sei que há um sequência para o módulos serem carregados.. tipo, primeiro o IDE-CDROM, depois o GENERIC-IDE.. mas isso tú tens de experimentar essa sequência ou procura no google outros exemplos. Eu não estou no pc em que tenho essa config, se não dizia-te.

Boa sorte ;) tú consegues

carregar módulos:
sudo modprobe nome_modulo

activar DMA:

sudo hdparm -d1 /dev/hda
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net