Autor Tópico: [Solucionado] Ubuntu 11.10 - Só consigo armazenar arquivos em uma das partições  (Lida 2479 vezes)

Offline Aguilarn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Pessoal, quando instalei o Ubuntu dividi meu HD em duas partições: uma  com sistema de arquivos "ext4", em que esperava armanezar os "arquivos de programas" e outra (com sistema de arquivos "extended") em que esperava armazenar toda sorte de arquivos pessoais (textos, midias, etc.). Exatamente como se faz usualmente no Windows: uma equivalente ao que na maioria dos PCs é o "C:" e outra em que na maioria dos PCs é o "D".

A segunda partição está dividida em duas: o linux-swap, criado durante a instalação pra fins que o próprio instalador solicitou, e o ext2 em que esperava guardar minhas coisas, ou seja, a pasta "Home".

Acontece que está tudo sendo armazenado na primeira partição. Ela está praticamente lotada e não consigo armazenar mais nada no meu computador, sendo que o HD ainda tem espaço de sobra.

Há meios de transferir os conteúdos pessoais pra segunda partição e forçar o sistema a utilizar apenas ela, ou vou ter que reinstalar o Ubuntu?
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, 00:32 por Aguilarn »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Só consigo armazenar arquivos em uma das partições
« Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2012, 10:51 »
Ola

Sim, tem como, mas exige um conhecimento de médio a avançado.

1) Faça um back up de seus dados

2) Basta transferir os arquivos incluindo os arquivos ocultos mantendo as permissões dos mesmos para o novo local.

3) Depois editar o arquivo fstab para apontar para a nova localização de sua pasta /home

4) A seguir remover a pasta /home original.

[]'s

P.S. Não existe sistema de arquivos "extended", e sim, uma partição extendida com discos lógicos (em qualquer formato, NTFS, Fat, ext4, reiserfs, etc.) criados dentro da mesma.

Não use Ext2 para guardar seus dados, é sujeita a falhas. Prefira Ext4, que é mais robusta e tem journal.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, 10:56 por Tota »

Offline Aguilarn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Poxa, obrigadão por responder.

Mas pode me explicar melhor a parte número 3? Já sei como alterar de ext2 para ext4 (o GParted me permite isso).

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Ola

De uma pesquisada no forum por fstab.

Digite em terminal
Código: [Selecionar]
fdisk -l
Irá listar suas partições

Depois use
Código: [Selecionar]
blkid
Para ver o id das mesmas e edite o arquivo fstab
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Inserindo a partição nova

[]'s