Autor Tópico: Ambiente gráfico para servidores!!  (Lida 6435 vezes)

Offline atinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ambiente gráfico para servidores!!
« Online: 10 de Agosto de 2006, 18:37 »
pessoal, sou usuário de o.s microsoft e me recusava a aprender e etender linux, mas...
estou me deparando com um mercado que está fazendo uma opção por servidores linux, então não tem jeito, agora tenho que aprender e estou gostando muito de conhecer o sistema.
seguinte, pelo que andei pesquisando, o melhor para se trabalhar como servidor em ambiente gráfico é o suse e o mandriva, o que vc's acham? coloquem suas opniões e me a respeito.

valeu pela força!!!! :D


« Última modificação: 12 de Agosto de 2006, 01:20 por galactus »

Offline rafasnn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 611
    • Ver perfil
Re: AMBIENTE GRÁFICO PARA SERVIDORES!!
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2006, 18:41 »
Bem vindo ao fórum  ;D

tem vários posts aqui no fórum sobre o assunto, tem diversas opções de ambiente gráfico no servidor linux, mas prejudica e muito o desempenho do sistema.

da uma pesquisada na categoria servidores
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: AMBIENTE GRÁFICO PARA SERVIDORES!!
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2006, 18:47 »
atinha,
essa pesquisa está meio furada, tipicamente os servidores não utilizam sequer ambiente gráfico, Mandriva e Suse tal como o Ubuntu tem boas ferramentes gráficas mas orientadas para a utizalação em estações de trabalho.

Antes de você pensar em utilizar Linux para servidores seria boa ideia ler um bom tutorial/livro ou simplesmente utilizar Linux como seu ambiente de trabalho para se ambientar.

Aconselho os guias oficiais:
https://help.ubuntu.com/
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Piras

  • Visitante
Re: AMBIENTE GRÁFICO PARA SERVIDORES!!
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2006, 01:05 »
atinha,

Se você deseja um servidor com ambiente gráfico, só cabe a nós respeitarmos seu desejo, não? Muitos acreditam que um sistema para servidores será necessariamente um sistema em modo-texto, contudo, não há poucos servidores com ambiente gráfico, mesmo que mínimo, no mundo Linux.

No site Distrowatch, verdadeira bíblia do Software Livre na Web, você encontrará várias excelentes distribuições Linux voltadas especialmente para servidores. No Brasil, temos o TupiServer, uma distribuição preparada especialmente para servidores a partir de uma base Debian. O interessante é o Tupi dispõe de uma interface gráfica extremamente leve, com o ambiente gráfico Enigma, um desktop brasileiro levíssimo e bastante parecido com o Windows 98, o que pode facilitar bastante sua vida.

http://distrowatch.com/

http://www.tupiserver.com.br/

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Ambiente gráfico para servidores!!
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2006, 07:15 »
Piras,
o atinha referiu que não tem qualquer conhecimento sobre Linux, o pedido dele em relação ao ambiente gráfico tem certamente a ver com a experiência em Windows.
Felizmente ou infelizmente (depende de cada um) a simpels existência do ambiente gráfico pode facilitar mas não é suficiente para administrar servidores em Linux, será necessário ter conhecimento do funcionamento do sistema tal como um bom administrador de servidores Windows tem.
Assim convem esclarecer que ainda que existam interfaces gráficos para administração de servidores em algums distribuições esta não é a abordagem tipica de gestão de servidores em Linux, alem da questão dos recursos utilizados pelo próprio sistema gráfico, os administradores têm típicamente necessidades de automação e programação de tarefas que são mais fáceis de conseguir utilizando os recuros de linha de comandos.
Outra das opções para uma gestão mais simplficada é a utilização do "Webmin", o webmin é um interface web que permite gerir o sistema e alguns dos seus serviços.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline atinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ambiente gráfico para servidores!!
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2006, 18:44 »
Lamengo, é isso ai!!!!

Meu comhecimento em Linux é nenhum, mas sistemas MS, domino bem, então tenho facilidade para ambientes gráficos. Por isso gostaria de saber se existe algum linux que trabalhe em ambientes gráficos para servidores, por já ser abtuado com ele.

Piras, valeu pela dica, é isso ai.... estou danto uma pesquisada sobre suas dicas....

se alguém tiver alguma informação pro que eu estou pesquisando, me manda um e-mail que vou ficar muito agradecido.
atinhalb@yahoo.com.br

valeu galera!!!