Autor Tópico: [Resolvido]Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10  (Lida 7030 vezes)

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
[Resolvido]Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Online: 25 de Janeiro de 2012, 12:26 »
Olá, boa tarde!
Passei à usar o Linux à pouco mais de 48 horas, de cara me deparei com alguns problemas tais como o volume ficando mudo automaticamente, o aMsn não entregando mensagens recebidas e enviadas etc. Resolvi o problema do som, passei à usar outro mensageiro instantâneo (Pidgin) mas pelo que pesquisei o Emesene é o melhor porem, ele não conecta aqui, carrega, carrega e nada.
Eu pesquisei no fórum, inclusive em outros fóruns, fiz aquela solução de trocar o link na linha URL de um arquivo, salvar e tal, coloquei os dois links disponíveis e ele continua sem conectar. Até ai tudo bem, meu maior problema por enquanto é o seguinte, instalei o compiz, qualquer opção que eu habilitar nele faz com que essa barra de ferramentas na lateral esquerda da tela(Acho que chamam de unity) some, assim, me impossibilitando de acessar vários recursos do sistema. Junto com ela, some também as opções das janelas abertas como minimizar, maximizar, fechar e não dá pra movelas de lugar também.
Me interessei bastante pela opção: janelas gelatinozas no compiz mas tá me dando esse problema... Pra testar, eu desabilitei e habilitei novamente uma opção que já estava habilitada no compiz e aconteceu a mesma coisa.
Eu consigo fazer a barra voltar à aparecer com o comando no terminal: sodo unity --reset porem, ele vai carregando as coisas no terminal mas nem tudo ele carrega, alguns arquivos dão erro e depois de um tempo ele para de carregar sem ter terminado o processo.
A questão é: Como usar os recursos do compiz sem perder a barra unity e outras ferramentas que posso ter perdido sem me dar conta.

Muito obrigado pela atenção, espero que possam me ajudar.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 07:54 por Josma »

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2012, 14:22 »
Vou-lhe dar a minha opinião sobre o Compiz em termos gerais ... (não o efeito Compiz em que vem habilitado o plugin Ubuntu Unity Plugin por defeito que carateriza o Unity 3D)

O Compiz e seus efeitos não estão habilitados de raiz porque o compiz não está actualizado para o Gnome 3 (quer seja na interface Gnome Shell quer para o Unity, se estivesse de certeza que os desenvolvedores do Ubuntu o colocavam de raiz ... penso eu...) ou seja quem os quer têr é por seu próprio risco... Convém ter opiniões sobre este tema e desmistificar um pouco esta ideia... existem em Dicas e Truques que fazem, com que esses efeitos fiquem habilitados. Mas não passam disso... de "gambiarras". E as "gambiarras" podem funcionar com uns e a outros não... depende dos programas que entretanto colocou...

Abraço

Vamos ficar á espera de mais respostas para seus problemas... e que os mesmos fiquem solucionados.

K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2012, 14:27 »
Muito obrigado por responder.
Eu realmente to meio deslocado quanto à isso, passei à usar o sistema operacional à pouco tempo como disse e pra mim algumas coisas como Gnome,  2D, 3D ainda são um mistério.
Eu achei que o compiz, independente da versão do Gnome ou do ubuntu fosse algo padrão tão relativo ao Ubuntu como o Aero ao Windowsw Vista.
Nesse caso, se para ele funcionar devo fazer gambiarras, o que devo fazer pra obter os tão famosos efeitos do Linux sem comprometer ou colocar em risco meu SO? Existe algum outro recurso, aplicativo ou programa para isso?
Não sei nem se minha unity é 2D ou 3D e nem a diferença entre elas, mas ainda estou pesquisando sobre isso pra me manter informado, obrigado pela atenção.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 14:39 por Josma »

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2012, 14:41 »
Muito obrigado por responder.
Eu realmente to meio deslocado quanto à isso, passei à usar o sistema operacional à pouco tempo como disse e pra mim algumas coisas como Gnome,  2D, 3D ainda são um mistério.
Eu achei que o compiz, independente da versão do Gnome ou do ubuntu fosse algo padrão tão relativo ao Ubuntu como o Aero ao Windowsw Vista.
Nesse caso, se para ele funcionar devo fazer gambiarras, o que devo fazer pra obter os tão famosos efeitos do Linux sem comprometer ou colocar em risco meu SO? Existe algum outro recurso, aplicativo ou programa para isso?
Não sei nem se minha unity é 2D ou 3D e nem a diferença entre elas, mas ainda estou pesquisando sobre isso pra me manter informado, obrigado pela atenção.

Para usar os efeitos do compiz "no talo" instale o Ubuntu 10.04 que é a versão mais estável e com Longo Tempo de Suporte LTS, lá a interface usada é o gnome 2 e nele o compiz funciona perfeitamente, a Unity é nova por isso ainda não tem uma versão do compiz pra ela.

Olhe nesse blog que lá tem varios temas com tutoriais e informações de como usar os efeitos do compiz http://ubuntued.info/
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 14:43 por Sérgio Rabelo »

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2012, 16:08 »
Como sugestão diria para colocar na secção Iniciantes as características do seu hardware e perguntar qual das interfaces que melhor deve utilizar e/ou então pesquisar tanto no fórum ( que é o mais correcto...) como noutros canais de busca essa mesma questão.

O Ubuntu 10.04 Lts deveria ser o recomendado para pessoas que estejam a começar a utilizar esta distribuição Linux (gratuita).
Mas como se está numa fase de mudança... fica ao critério e conhecimento de cada um.

A interface Unity é recente, tanto a 3D como a 2D (2D para pcś com poucos recursos de hardware).

Pŕos.. de utilizar o Ubuntu 10.04 Lts---> mais estável
Contras--> interface antiga.(mas que muitos gostam)

Uma questão de ter conhecimentos para poder contornar dificuldades que possam aparecer.

pessoalmente não aconselho a quem está a iniciar e com poucos conhecimentos de Linux a activar os diversos efeitos compiz no Ubuntu 11.10, seja no Unity 2D ou 3D. Pois de certeza que vai ter alguns comportamentos erráticos no uso dia-a-dia.

È a minha opinião!

Abraço
K + Ubuntu 12.04 Lts

phillipehugo

  • Visitante
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2012, 16:14 »
Já tive de resetar o unity diversas vezes por crashes após tentar ativar algum "efeito" pelo compiz no 11.10.

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2012, 16:26 »
Sérgio,
obrigado pela dica.
phillipehugo
Pois é, resetei várias vezes hoje, e não entendo porqueo processo do unity --reset não chega ao final no meu terminal sempre trava em alguma parte.(Não trava, mas deixa de proceguir).
lfcb
Não me preocupo tanto com eventuais problemas pois instalei o Linux mesmo pra ter uma noção de como é o SO em geral, e resolver bugs faz parte disso. Sou iniciante no Linux, usei ele a primeira vez à 5 anos mas por pouco mais de duas semanas, estou voltando à usa-lo agora, porem, em outras áreas da informatica tenho uma boa destreza.
Eu não ligo tanto pra "visual", gostaria mesmo de instalar o compiz como um complemental e pra saber como funciona lógico já que vejo todos falarem dele.

Minhas configurações:
Placa mãe: PCWare APMCP61-D3
4 GB de memória. GeForce GT430 1GB 128bits HD/3D
HD: 1TB mas reservado 30GB pro linux(Não sobrepus ao windows, está na mesma partição).
Se for por harware, não precisando instalar nada, acho que minha unity é 3D.

Não criei outro tópico por não julgar necessário, vou continuar com o Ubuntu 11.10 à menos que a versão 10.04 tenha um melhor desempenho que ela por outros termos que não o do compiz. O compiz é desnecessário à mim.

Obriado pelas respostas. Boa tarde.

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2012, 17:01 »
Ok,

Pode começar por aqui:

http://wiki.ubuntu-br.org/unity-hardware-exigido

Mas penso que a sua questão seja a de querer voltar para as configurações iniciais do Ubuntu 11.10 (antes de ter activado o Compiz e seus efeitos) certo?

Infelizmente não estou á vontade com isso (não passei por esse problema) mas de certeza que alguém o irá ajudar, se for esse o problema.
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2012, 17:06 »
Na verdade eu queria rodar os efeitos do compiz sem perder acesso à barra unity, antes de eu instalar outros efeitos(Que não o de janelas gelatinosas) isso foi possível.
Mas como não dá, não faço questão, meu SO já está como antes(Ao menos em questão visual).
Bom, não consegui o que vim procurar(Que era esse objetivo) mas pode-se dar o tópico como resolvido, me trouxe muitas respostas que me levarão à resolução do problema. Obrigado à todos pela ajuda.

Offline rhuan 261

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • Para todo débito existe um crédito de igual valor.
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #9 Online: 25 de Janeiro de 2012, 18:52 »
Sei que você já deu o tópico como solucionado, mais como sou intrometido, lá vai:

o pidgin é bom, deu menos problema p/ mim que o emesene, ambos não dão suporte a conversa por vídeo. Atualmente estou usando o Jitsi, que é muito legal.

o 10.04 é muito bom, é minha distro principal, e o 11.10 é a secundária.

para "customizar" a barra lateral (lançador) e a barra superior pode usar o My Unity, fica bem legal o resultado.

E por último para dar um tópico como esolvido, mude o ícone para solucionado.
É Iniciante??????????????????
Leia isto Primeiro

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #10 Online: 25 de Janeiro de 2012, 19:40 »
O emenese eu nem cheguei à usar já que quando instalei ele já não estava logando, Jitsi ainda não conheço, vou instala-lo agora e ver o que acho. Ele tem suporte à chamadas de vídeo?(De windows para linux. msn para Jitsi).
Eu vou obter o Ubuntu 10.04 mesmo, vai ser o jeito, a 11.10 apesar de ser a última versão me dá a impressão de ser limitada.
Vou mudar o icone(Não sabia disso) Obrigado.

phillipehugo

  • Visitante
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2012, 20:36 »
Sérgio,
obrigado pela dica.
phillipehugo
Pois é, resetei várias vezes hoje, e não entendo porqueo processo do unity --reset não chega ao final no meu terminal sempre trava em alguma parte.(Não trava, mas deixa de proceguir).
lfcb
Não me preocupo tanto com eventuais problemas pois instalei o Linux mesmo pra ter uma noção de como é o SO em geral, e resolver bugs faz parte disso. Sou iniciante no Linux, usei ele a primeira vez à 5 anos mas por pouco mais de duas semanas, estou voltando à usa-lo agora, porem, em outras áreas da informatica tenho uma boa destreza.
Eu não ligo tanto pra "visual", gostaria mesmo de instalar o compiz como um complemental e pra saber como funciona lógico já que vejo todos falarem dele.

Minhas configurações:
Placa mãe: PCWare APMCP61-D3
4 GB de memória. GeForce GT430 1GB 128bits HD/3D
HD: 1TB mas reservado 30GB pro linux(Não sobrepus ao windows, está na mesma partição).
Se for por harware, não precisando instalar nada, acho que minha unity é 3D.

Não criei outro tópico por não julgar necessário, vou continuar com o Ubuntu 11.10 à menos que a versão 10.04 tenha um melhor desempenho que ela por outros termos que não o do compiz. O compiz é desnecessário à mim.

Obriado pelas respostas. Boa tarde.

Aqui ele trava também direto o reset pelo terminal.

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2012, 01:20 »
Acabei de instalar o Ubuntu 10.04 e estou tendo problemas com a resolução, não está reconhecendo meu monitor, estranho pois na versão 11.10 reconhecia normalmente, tentei digitar o comando:
Citar
sudo apt-get install startupmanager
Que vi em um tópico, tentei o nvidia settings e não reconhece o comando sudo.
O meu arquivo xorg está vazio, eu fui na central de atualizações e baixei todas as atualizações, notei que as relacionadas à nvidia falharam.

Minha placa de vídeo é uma GeForce GT430 1GB 128bits.
Será que há alguma maneira de eu resolver este problema? O ideal ao meu ver seria identificar o monitor, mas se não der, ficarei grato por outra solução.(Lembrando que meu arquivo xorg.conf está vazio).
Também tentei outros comandos no terminal mas não deram em nada. Obrigado.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 01:23 por Josma »

Offline Sérgio Rabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
  • Kubuntu 13.10 - 64bit
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2012, 08:27 »
Acabei de instalar o Ubuntu 10.04 e estou tendo problemas com a resolução, não está reconhecendo meu monitor, estranho pois na versão 11.10 reconhecia normalmente, tentei digitar o comando:
Citar
sudo apt-get install startupmanager
Que vi em um tópico, tentei o nvidia settings e não reconhece o comando sudo.
O meu arquivo xorg está vazio, eu fui na central de atualizações e baixei todas as atualizações, notei que as relacionadas à nvidia falharam.

Minha placa de vídeo é uma GeForce GT430 1GB 128bits.
Será que há alguma maneira de eu resolver este problema? O ideal ao meu ver seria identificar o monitor, mas se não der, ficarei grato por outra solução.(Lembrando que meu arquivo xorg.conf está vazio).
Também tentei outros comandos no terminal mas não deram em nada. Obrigado.
Você instalou o drive de video?

http://www.howtogeek.com/wp-content/uploads/2010/05/image119.png

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Problemas com Compiz, Emesene e outros 11.10
« Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2012, 13:06 »
Sim, fui lá. Mas não aparece nenhum driver disponível pra instalar.

Acabei de baixar o driver no site da Nvidia, veio em .run porem, ao executar o comando bash, ou sh ou chmod ou cd Desktop etc dá como arquivo não encontrado.
Parece que o 10.04 está me dando mais problema que o 11.10. Boa tarde!
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 13:39 por Josma »