Autor Tópico: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10  (Lida 4373 vezes)

Offline BPCabete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Online: 25 de Janeiro de 2012, 10:51 »
nunca tinha usado ubuntu, e resolvi testar. instalei o ubuntu 11.10 em dual boot com o meu windows 7, e gostei muito do sistema.
porém, quando fui tentar remover a senha, para o sistema logar automaticamente, parece que ele apagou minha senha mas continua solicitando.
quando vou alterar alguma configuração, ele pede a senha, coloco minha senha antiga, e nada, deixo em branco e nada.
gostaria de saber se há como restaurar o ubuntu para os padrões de fábrica usando o live CD ou coisa parecida.
Limpei meu grub e deixei somente o boot do ubuntu e do windows 7(sem recovery em nenhum), e só depois me dei conta da burrada.
preciso de um procedimento que nao danifique o windows 7, pode até ser a formatação da partição do ubuntu, e depois eu instalo de novo, mas pelo que eu li, o windows nao reconhece mais o boot do proprio sistema quando o grub é apagado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2012, 11:59 »
Citar
porém, quando fui tentar remover a senha, para o sistema logar automaticamente, parece que ele apagou minha senha mas continua solicitando.
Você seguiu algum procedimento pra isso? Se seguiu, tente rever o passo-a-passo do procedimento e desfazer o que fez.

Citar
Limpei meu grub e deixei somente o boot do ubuntu e do windows 7(sem recovery em nenhum)
Vc pode usar o LiveCD do Ubuntu pra consertar o grub.

Agora, novamente pergunto: vc seguiu algum procedimento, pra isso, ou simplesmente editou o arquivo "/boot/grub/grub.cfg"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BPCabete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2012, 12:11 »
pra retirar a senha, eu fui nas configurações do sistema, cliquei em contas de usuário, debloquei, e retirei a senha, e agora, quando eu vou desbloquear novamente, ele exige a senha, e nao reconhece a antiga.
vou tentar reparar o grub com o Live CD e entrar no modo de recovery
pra modificar o grub, baixei um programa chamado grub customizer

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2012, 12:24 »
Citar
pra retirar a senha, eu fui nas configurações do sistema, cliquei em contas de usuário, debloquei, e retirei a senha, e agora, quando eu vou desbloquear novamente, ele exige a senha, e nao reconhece a antiga.

Tente fazer esse procedimento novamente usando o LiveCD. Talvez vc precise trabalhar um pouco em modo texto pra conseguir.

Citar
pra modificar o grub, baixei um programa chamado grub customizer
Não baixou dos repositórios, não?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BPCabete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2012, 12:32 »
pra instalar o grub customizer, instalei o repositório, instalei via terminal.
será que nao tem como esse programa ter mudado a senha de autenticação?
onde posso achar um tutorial para restaurar o ubuntu, ou simplismente o grub, a partir do live CD ou de outro modo?
eu coloquei meu CD e ele nao aparece nada de especial, aparece modo de usar direto do cd e o de instalar
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2012, 12:34 por BPCabete »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2012, 12:42 »
Não espere por soluções com interface gráfica. Vc vai ter que desfazer essa confusão, como se dizia antigamente, "na unha".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BPCabete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2012, 15:15 »
obrigado pela ajuda, mas como sou completamente novato no assunto, e nao queria acabar estragando meu pc, entrei na partição do windows, formatei a do linux(que como esperado, acabou fazendo que o pc nao bootasse mais), e instalei o live CD de novo, e agora está tudo normal.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2012, 15:29 »
Ele reconheceu o Windows na reinstalação normalmente?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline BPCabete

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2012, 16:01 »
quando eu formatei a partição linux e voltei ela para a windows, nao reconheceu.
aparecia que havia problema no grub(tentei fuçar nas opções, mas nao deu nada)
entao eu coloquei o cd do ubuntu e ele reconheceu normalmente a partição windows pra instalar lado a lado

Offline lucasd10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:08 »
Gente to com o mesmo problema,nem devia te feito isso

eu tirei a senha achando que ia para de solicitar toda vez que eu instalo alguma coisa
mais ainda pede e não aceita a antiga


como eu resolvo?
o mesmo problema do colega ai de cima

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:34 »
Recuperar  senhas  no  linux  ubuntu,  veja  isto:  http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=45636.0
Veja  se  com  isto  resolve  Lucasd10.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2012, 23:16 »
Gente to com o mesmo problema,nem devia te feito isso

eu tirei a senha achando que ia para de solicitar toda vez que eu instalo alguma coisa
mais ainda pede e não aceita a antiga


como eu resolvo?
o mesmo problema do colega ai de cima
O motivo pelo qual você tem que fornecer a senha quando vai instalar alguma coisa é pq vc não é administrador da máquina o tempo todo. Assim, nos momentos em que precisa ser, o sistema pede a sua senha, e assim confirma que é você mesmo que está fazendo a operação, e não outra pessoa que entrou em seu computador enquanto você foi ao banheiro ou saiu pra tomar um café.

É assim que os sistemas mais seguros trabalham. Se você usa Windows 7, já deve ter se acostumado com o sistema abrindo uma janela pra confirmar a instalação de programas, ou quando você inicia um serviço sensível como o gerenciador de hardware.

Eu aconselho que vc se acostume a fornecer sua senha sempre que precisa instalar algum programa. Você não fornece sua senha toda vez que vai tirar dinheiro no banco? Pq com seu computador, onde estão seus arquivos, seus contatos, suas fotos, etc, enfim, sua vida, você não se cuida da mesma maneira?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lucasd10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problemas com autenticação no ubuntu 11.10
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2012, 14:06 »
Recuperar  senhas  no  linux  ubuntu,  veja  isto:  http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=45636.0
Veja  se  com  isto  resolve  Lucasd10.
Atenciosamente,  Henrique1977.

VLW

obrigado,eu fiz hoje e consegui

Vlw mesmo