Autor Tópico: [Resolvido]Alterar resolução 10.04  (Lida 2344 vezes)

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
[Resolvido]Alterar resolução 10.04
« Online: 26 de Janeiro de 2012, 15:19 »
Olá, boa tarde!
Venho aqui fazer uma última tentativa quanto ao meu Ubuntu, não conseguindo resolver o problema terei de mudar de sistema operacional.
Eu usava o Ubuntu 11.10 que me trouxe algumas limitações, após a indicação de alguns usuários e algumas pesquisas mudei para a versão 10.04 que está me impossibilitando de mudar a resolução. Agora faz 14 horas que estou tentando resolver o problema pesquisando em foruns, sites, comunidades, fazendo tentativas próprias e tudo mais. Porem, nenhuma das tentativas funcionou por completo comigo.

Em Sistema > Preferencias > Monitores o meu monitor samsung não é reconhecido, em sistema > administração > drivers de hardware não existia nenhuma driver, baixei um acelerador da nvidia e passou à aparecer lá mas está habilitado e meu problema não foi resolvido.

Baixei no site da NVidia o driver pra minha placa GeForce GT430 para Linux, o mesmo veio como .run e me deu um grande trabalho pra ser executado, consegui executar o arquivo através do terminal pelo comando sudo e me é apresentada a seguinte mensagem:

Citar
ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before            
         installing.  For further details, please see the section INSTALLING  
         THE NVIDIA DRIVER in the README available on the Linux driver        
         download page at www.nvidia.com.

  ERROR: Installation has failed.  Please see the file
         '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You may find            
         suggestions on fixing installation problems in the README available  
         on the Linux driver download page at www.nvidia.com.

O meu atalho do teclado pra reiniciar o servidor X ctrl alt backspace estava desabilitado, eu o habilitei agora. Eu pressiono esse atalho e é aberto o prompt(O console) onde eu digito o mesmo comando após fazer login na minha conta. sudo /home/josma/NVIDIA-Linux-x86-290.10.run e aparece a mesma mensagem de erro.

Alguém me aponte uma luz, pequenos problemas levam à grandes decepções.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 07:51 por Josma »

Offline dkalfredo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re: Alterar resolução 10.04
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2012, 01:47 »
Bem você tem que primeiro instalar seu drive 3d e depois colocar a resolução do seu monitor no arquivo você tem que saber no site do fabricante a resolução que seu monitor suporta baixa la o manual de seu monitor, aqui esta o link do próprio fórum para instalar o drive Nvidia a : http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=69789.0

se você apreender a configura "xorg.conf" resolve seu problema. se você pesquisar bem aqui no fórum vai ver que tem muitas resposta.
esse comando vai abrie o arquivo apreenda a editar ele. não mexa nele se n tem certeza do que vai fazer aconselho a fazer uma copia de seus arquivos para vc n ter perdas se erra. 
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
vc vai colocar a resolução de seu monitor vertical é horizontal:
HorizSync
VertRefresh
no manual do monitor tem o que ele suportar.

em Modes vc coloca a resolução que ele suporta tipo: "800x600" "1024x7024"... assim por diante.

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 01:50 por dkalfredo »

Offline Josma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Alterar resolução 10.04
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2012, 07:51 »
Bem você tem que primeiro instalar seu drive 3d e depois colocar a resolução do seu monitor no arquivo você tem que saber no site do fabricante a resolução que seu monitor suporta baixa la o manual de seu monitor, aqui esta o link do próprio fórum para instalar o drive Nvidia a : http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=69789.0

se você apreender a configura "xorg.conf" resolve seu problema. se você pesquisar bem aqui no fórum vai ver que tem muitas resposta.
esse comando vai abrie o arquivo apreenda a editar ele. não mexa nele se n tem certeza do que vai fazer aconselho a fazer uma copia de seus arquivos para vc n ter perdas se erra. 
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
vc vai colocar a resolução de seu monitor vertical é horizontal:
HorizSync
VertRefresh
no manual do monitor tem o que ele suportar.

em Modes vc coloca a resolução que ele suporta tipo: "800x600" "1024x7024"... assim por diante.



Olá dkalfredo obrigado por responder, alias foi o único kk.
Não foi preciso abrir o xorg.conf, ainda bem, pois o mesmo aqui está vazio(Tentei várias vezes configura-lo mas está sempre vazio).
Mesmo assim, consegui resolver meu problema graças ao link que você me mandou, apanhei um pouco pro gdm mas deu certo, muito obrigado, se tivesse o sistema de "reputation" como no do fórum samp te daria.
Apesar do meu monitor ainda estar como desconhecido agora a resolução 1366x768 está habilitada. Problema resolvido.

Offline dkalfredo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Alterar resolução 10.04
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2013, 18:26 »
vlw mesmo abraços