Autor Tópico: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu  (Lida 5551 vezes)

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Online: 27 de Janeiro de 2012, 03:48 »
Olá pessoal. o/

Bom, é o seguinte, sou novo aqui e no Ubuntu... instalei ele ainda agora aqui como sistema principal mesmo, ta tudo funcionando normal, inclusive estou aqui por ele. :B
Mas quando ele vai inicializar ou encerrar aparece uma tela muito estranha. A tela que aparece antes da tela de logon, a de carregamento do Ubuntu. Fica tudo bagunçado, com listras brancas e pretas. :S
É o Ubuntu 11.10.

PS.: Malz ae se coloquei o tópico no lugar errado...
Ah, e dei uma pesquisada e não achei nada sobre isso por aqui.

Valew!
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 15:02 por GersonPietroski »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2012, 10:58 »
Citar
Mas quando ele vai inicializar ou encerrar aparece uma tela muito estranha. A tela que aparece antes da tela de logon, a de carregamento do Ubuntu. Fica tudo bagunçado, com listras brancas e pretas. :S
É o Ubuntu 11.10.
Tem como postar uma foto do problema? Fotografe com seu celular mesmo, publique num site tipo imageshack e cole aqui um thumbnail ou o link (não a foto, pq com certeza vai ficar enorme e vai de encontro às regras).

Citar
EDIT: Mais uma coisa que não estou entendendo aqui...
Sugestão? Evite misturar assuntos diferentes no mesmo tópico. Atrapalha a pesquisa, e se começarem a responder aos seus questionamentos, pode deixar o tópico confuso. Tipo, eu começo a conversar contigo sobre o driver de vídeo, outra pessoa começa a responder sobre as partições, vira uma confusão só.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

phillipehugo

  • Visitante
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2012, 11:06 »
Na hora da instalação do sistema o correto é colocar a ordem assim :

2 partições Ext 4 Journal :

/ (raiz)= partição separada

Home = partição separada

1 partição Swap :

Linux Swap - Swap files do sistema partição separada

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2012, 11:09 »
"Correto"? Não tem "uma" forma "correta" de fazer, phillipehugo. Garanto que vão chover respostas aqui de pessoas que usam de forma diferente da sua, e que também estão corretas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2012, 15:13 »
Citar
Mas quando ele vai inicializar ou encerrar aparece uma tela muito estranha. A tela que aparece antes da tela de logon, a de carregamento do Ubuntu. Fica tudo bagunçado, com listras brancas e pretas. :S
É o Ubuntu 11.10.
Tem como postar uma foto do problema? Fotografe com seu celular mesmo, publique num site tipo imageshack e cole aqui um thumbnail ou o link (não a foto, pq com certeza vai ficar enorme e vai de encontro às regras).

Citar
EDIT: Mais uma coisa que não estou entendendo aqui...
Sugestão? Evite misturar assuntos diferentes no mesmo tópico. Atrapalha a pesquisa, e se começarem a responder aos seus questionamentos, pode deixar o tópico confuso. Tipo, eu começo a conversar contigo sobre o driver de vídeo, outra pessoa começa a responder sobre as partições, vira uma confusão só.
Certo, editei o post, um problema por vez né. xD haha

Aí vai uma foto do problema:

Inicialização:
http://i.imgur.com/yB1Yr.jpg

Encerramento:
http://i.imgur.com/CznkU.jpg
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2012, 16:30 por GersonPietroski »

phillipehugo

  • Visitante
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2012, 18:07 »
A minha tela de inicialização fica como uma TV com canal fora do ar, tipo os quadrados coloridos em 90% das vezes mais não afeta o sistema em si.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2012, 18:40 »
Acho que é o driver de vídeo. Aqui também dava esse problema quando usava o Ubuntu 10.04 com o compiz ativado. Resolvi desabilitando o driver.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2012, 20:32 »
Uma forma de eliminar isso é mudar a imagem de boot, tirar o "splash" gráfico e colocar no lugar o de texto:

sudo apt-get install plymouth-theme-ubuntu-text
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2012, 21:38 »
Mas se eu instalar o driver da placa de vídeo (que ainda não consegui), será que arruma?

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:39 »
Mas se eu instalar o driver da placa de vídeo (que ainda não consegui), será que arruma?

Bom, aqui resolveu *desinstalando* o driver de vídeo, no drivers adicionais (eu só cliquei em desativar o driver). Mas você diz que ainda não instalou o driver de vídeo, então pode não ser ele a causa do problema.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:41 »
Creio eu que mudar imagem de inicialização não vai adiantar, porque quando coloquei o sistema em modo de texto (acho que é isso), ficou dessa mesma maneira. :X

O driver da placa de vídeo parece estar instalado, mas aquele super desatualizado próprio do Ubuntu. E não consigo instalar a versão atual, nem seguindo os tutoriais...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:59 »
Citar
Mas se eu instalar o driver da placa de vídeo (que ainda não consegui), será que arruma?
Pode ser que arrume.

Podemos começar a resolver isso... execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui, pra gente conhecer melhor sua máquina.

sudo lshw -C video

glxinfo | head


OBS: Esses comandos não vão consertar sua máquina, eles vão nos dar informação pra chegar lá, OK?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2012, 23:03 »
Isso?

description: VGA compatible controller
       product: G71 [GeForce 7300 GS]
       vendor: nVidia Corporation
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       version: a1
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=nvidia latency=0
       resources: irq:16 memory:f8000000-f8ffffff memory:e0000000-efffffff memory:f9000000-f9ffffff memory:fa000000-fa01ffff

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2012, 23:30 »
Sim, já ajudou pra caramba. Mas... eu estou "meio por fora" dos modelos da nvidia. Esse modelo é "novo" ou "velho"?

Se for "novo", vc vai usar o driver "185", que está nos repositórios. Se for "velho", vai usar o driver "173", também dos repositórios.

Pode também pegar o driver direto no site da própria nvidia, que vai ter pouquíssima diferença de desempenho pro driver dos repositórios, mas vai ser sensivelmente mais difícil de instalar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2012, 23:39 »
Essa placa é velha pra carvalho. xD
AUIEHAIUHEIAUHEAEH

Mas é o seguinte, li que esses drivers que vem já com o Ubuntu (que você falou e que já está instalado) são bem desatualizados, mas eu não sei direito.
Baixei o driver mais recente aqui no site da Nvidia, mas não consegui instalar pelo Terminal. =/

Eu to achando o sistema um pouco lento. No total, está rápido, melhor que quando estava o Seven para abrir pastas e programas por exemplo... mas nem sempre. E também nas animações, de troca de espaço de trabalho por exemplo não vai "lisinho" como deveria ir...

Meu PC:
Processador AMD Single Core 1,91 GHz, 1 GB RAM DDR2, e a placa de vídeo você já viu ali...
Sim, o PC é muuuuito fraco, mas se estava rodando tudo lisinho com o Seven, era pra rodar normal aqui no Ubuntu também não?
Por isso acho que pode ser a placa de vídeo. :S

EDIT: Eu ri de o sistema censurar car.alho para carvalho. Muito bom. xD IAHEIAIUHEAIUHE