Autor Tópico: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu  (Lida 5550 vezes)

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #15 Online: 28 de Janeiro de 2012, 16:08 »
To tentando atualizar a placa de vídeo pra ver se resolve o problema usando esse tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.0.html
Mas como eu atualizo se precisa entrar em modo texto e quando entra fica essa tela tensa? D:

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2012, 14:34 »
Mais uma informação ae...
Eu coloquei o PC em um monitor de tubo antigão aqui em casa, e a tela ficou do mesmo jeito. Depois tirei a placa de vídeo do PC e coloquei o meu monitor mesmo na entrada VGA da onboard, e quando ia aparecer essas telas estranhas, aparecia no monitor "Fora da Escala" (provavelmente fora de frequência).
O estranho é que quando eu estava fazendo isso, desliguei várias vezes o PC apertando o botão de desligar e segurando, pra desligar de vez... daí quando liguei, apareceu uma tela pra selecionar uma maneira de iniciar o Linux (deve ser algo como "Iniciar Normalmente" que tinha no Windows quando a gente deligava direto), então eu selecionei a primeira opção, e a tela de carregamento/boot apareceu normalmente, bonitinha como deve ser, e quando desliguei apareceu também normalmente. Mas quando liguei novamente, já estava daquele jeito novamente. =/
To achando que é alguma coisa com a resolução ou frequência da tela de boot e modo texto.

PS.: Sei que não pode fazer posts seguidos assim, mas nesse caso acho que pode já que são mais informações para solucionar a minha dúvida.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2012, 14:50 »
Mais uma informação ae...
Depois tirei a placa de vídeo do PC e coloquei o meu monitor mesmo na entrada VGA da onboard, e quando ia aparecer essas telas estranhas, aparecia no monitor "Fora da Escala" (provavelmente fora de frequência).

Talvez quando você colocou no driver VGA onboard, o sistema usou o driver de vídeo genérico vesa, onde tudo fica no padrão mesmo...

No mais, vê se isso ajuda: http://www.guiadopc.com.br/dicas/14397/como-corrigir-a-tela-de-carregamento-boot-do-ubuntu-10-04.html
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2012, 15:17 »
Mais uma informação ae...
Depois tirei a placa de vídeo do PC e coloquei o meu monitor mesmo na entrada VGA da onboard, e quando ia aparecer essas telas estranhas, aparecia no monitor "Fora da Escala" (provavelmente fora de frequência).

Talvez quando você colocou no driver VGA onboard, o sistema usou o driver de vídeo genérico vesa, onde tudo fica no padrão mesmo...

No mais, vê se isso ajuda: http://www.guiadopc.com.br/dicas/14397/como-corrigir-a-tela-de-carregamento-boot-do-ubuntu-10-04.html
Finalmente um tutorial que funcionou! =D
Aparente está normal... e o modo texto também está funcionando...
Só um probleminha, é normal ficar assim quando a gente sai do modo texto:
http://i.imgur.com/QCfhO.png
??
Fica tudo assim logo que saio, daí vou mexendo e vai aparecendo as coisas, mas o wallpaper continua bugado assim até eu reiniciar. :S

Mais uma coisa, nesse tutorial, todos os lugares que falava pra mudar, tinha a resolução "1280x1024", eu poderia colocar a resolução nativa do meu monitor (1600x900) no lugar ou ia bugar?

Valew mesmo! =D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2012, 15:24 »
Citar
Só um probleminha, é normal ficar assim quando a gente sai do modo texto:
http://i.imgur.com/QCfhO.png
??

Normal não é. Mas é interessante ver que os menus estão normais, então o driver está funcionando corretamente.
Você disse que o problema é no papel de parede; o que ocorre se vc o desativa? O fundo de tela volta ao normal?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2012, 15:29 »
Citar
Só um probleminha, é normal ficar assim quando a gente sai do modo texto:
http://i.imgur.com/QCfhO.png
??

Normal não é. Mas é interessante ver que os menus estão normais, então o driver está funcionando corretamente.
Você disse que o problema é no papel de parede; o que ocorre se vc o desativa? O fundo de tela volta ao normal?
O problema não é bem no papel de parede porque quando eu volto do modo texto tudo fica assim, e quando eu mexo o cursor vai aparecendo as coisas, mas o fundo fica assim... e tentei mudar o papel de parede, ou tirar, mas continua do mesmo jeito. Só reiniciando pra voltar.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2012, 15:57 »
Citar
Mais uma coisa, nesse tutorial, todos os lugares que falava pra mudar, tinha a resolução "1280x1024", eu poderia colocar a resolução nativa do meu monitor (1600x900) no lugar ou ia bugar?

No mesmo site, nos comentários uns caras falam que funciona mesmo colocando a resolução nativa do monitor, mas vai saber... eu deixaria como está, porque problemas de resolução e vídeo são *bem* difíceis de se resolver no Linux. Vai que muda a resolução e o modo gráfico não volta mais...
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2012, 16:10 »
Citar
Mais uma coisa, nesse tutorial, todos os lugares que falava pra mudar, tinha a resolução "1280x1024", eu poderia colocar a resolução nativa do meu monitor (1600x900) no lugar ou ia bugar?

No mesmo site, nos comentários uns caras falam que funciona mesmo colocando a resolução nativa do monitor, mas vai saber... eu deixaria como está, porque problemas de resolução e vídeo são *bem* difíceis de se resolver no Linux. Vai que muda a resolução e o modo gráfico não volta mais...
Tentei aqui e funcionou, mas o modo texto aparece "Fora de Escala", vou voltar pra resolução do tutorial mesmo...

Bom, tirando o wallpaper "colorido" que fica que sai do modo texto, ta tudo normal aparentemente. =]

Só uma pergunta, o que exatamente esses passos do tutorial fazem no sistema? '-'

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #23 Online: 29 de Janeiro de 2012, 16:34 »
Bom, o tutorial mexe na configuração de inicialização, de forma geral.

O que vc pode fazer é tentar as atualizações disponíveis no repositório X-Updates:
https://launchpad.net/~ubuntu-x-swat

Eu cheguei lá a partir de outro site, cujo link eu perdi, mas que falava sobre vários ajustes que podem ser feito no X.org pra melhorar seu desempenho.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline GersonPietroski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Tela Estranha na Inicialização do Ubuntu
« Resposta #24 Online: 29 de Janeiro de 2012, 19:01 »
Bom, o tutorial mexe na configuração de inicialização, de forma geral.

O que vc pode fazer é tentar as atualizações disponíveis no repositório X-Updates:
https://launchpad.net/~ubuntu-x-swat

Eu cheguei lá a partir de outro site, cujo link eu perdi, mas que falava sobre vários ajustes que podem ser feito no X.org pra melhorar seu desempenho.
Agora que o modo texto está funcionando, consegui atualizar a placa de vídeo... e o problema da tela colorida quando saia do modo texto sumiu.

Aparentemente está tudo normal...
=D

Muito obrigado a todos que ajudaram! ;)