Autor Tópico: Comparação entre a partição raiz do ubuntu e a partição C: do windows  (Lida 3116 vezes)

Offline Felipe Fernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Olá pessoal,
sou novo no forum e no universo linux.

Gostaria de saber se no Ubuntu os programas instalados (como o GParted) são guardados na partição raiz (como a C: do Windows) ou podem ser armazenados na partição /home (que criei na instalação no SO).

Há a possibilidade de, na instalação (na central de programas do Ubuntu), escolher em que partição armazenar o programa instalado?

Obrigado e desculpem se abordei algum assunto de outro tópico.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Comparação entre a partição raiz do ubuntu e a partição C: do windows
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:08 »
Olá pessoal,
sou novo no forum e no universo linux.

Gostaria de saber se no Ubuntu os programas instalados (como o GParted) são guardados na partição raiz (como a C: do Windows) ou podem ser armazenados na partição /home (que criei na instalação no SO).

Há a possibilidade de, na instalação (na central de programas do Ubuntu), escolher em que partição armazenar o programa instalado?

Obrigado e desculpem se abordei algum assunto de outro tópico.

Olá,  Felipe Fernandes,  no  linux  os  programas  instalados  são  instalados  na  partição  raiz. 
Quanto  a  sua  segunda  pergunta,  não  há  possibilidade  alguma  de  na  Central  de  Programas  do  Ubuntu  escolher  em  que  partição  armazenar  os  programas  que  serão  instalados.  Os  programas  serão  instalados  na  parição  raiz  sempre.
Para  melhor  entender  a  estrutura  de  diretórios  do  linux  recomendo o  Guia  Foca Linux,  que  está  nesse  endereço:  http://www.guiafoca.org/ 
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Felipe Fernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Comparação entre a partição raiz do ubuntu e a partição C: do windows
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2012, 23:47 »
Olá, Henrique1977
Obrigado pela resposta.

Diga-me somente mais uma coisa:

Os documentos, arquivos de música, vídeo (e etc.) vão automaticamente para partição /home né?

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Comparação entre a partição raiz do ubuntu e a partição C: do windows
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2012, 02:00 »
Sim sim, os seus documentos salvos sim, uma vez que, na maioria das vezes ao salvar um arquivo você pode escolher onde salvar o arquivo, e assim como no Windows, o Ubuntu já identifica a pasta que mais se adéqua ao arquivo (Imagens, Vídeos, Músicas, Downloads, etc.).
Abraços, e na existência de mais dúvidas é só postar  ;)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comparação entre a partição raiz do ubuntu e a partição C: do windows
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2012, 18:28 »
Olá Felipe e demais,

Não há comparação entre a organização das pastas do Linux com as do Windows. Não no sentido pejorativo, mas pq são conceitos diferentes mesmo...

O Linux usa um esquema de árvore única. Todos os arquivos são acessados em algum ponto da árvore. Já o Windows usa o esquema de unidades lógicas, onde cada unidade lógica tem a sua própria raiz e ramificações (pastas ou diretórios).

Você perguntou se é possível instalar programas fora da partição raiz, a resposta é sim, é perfeitamente possível --- mas não é recomendável.

Os programas que são instalados a partir dos repositórios (Central de Programas, Synaptics, apt-get, aptitude, etc) são pacotes padronizados, onde o ponto de instalação do programa não pode ser alterado, SMJ.

No entanto, é possível criar o sistema de forma que alguns diretórios chave, como o /var, o /usr e o /opt fiquem em partições separadas da raiz, possibilitando que o sistema possa crescer de forma mais controlada. O mesmo pode ser feito também com o /home, como vcs mesmos já comentaram.

Note no entanto que isso é uma opção, e portanto (surpresa!!!) é opcional (duh :D). Ou seja, numa instalação padrão, o sistema será todo instalado em uma única partição. Um usuário experiente pode (e deve) mudar essa organização, durante a instalação, que é o melhor momento pra fazer isso.

Não é impossível mudar depois do sistema instalado, mas é uma grande dor de cabeça, pois toda operação de partição é delicada, e um pequeno vacilo pode por o sistema inteiro a perder.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Felipe Fernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Comparação entre a partição raiz do ubuntu e a partição C: do windows
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2012, 10:40 »
Olá Felipe e demais,

Não há comparação entre a organização das pastas do Linux com as do Windows. Não no sentido pejorativo, mas pq são conceitos diferentes mesmo...

O Linux usa um esquema de árvore única. Todos os arquivos são acessados em algum ponto da árvore. Já o Windows usa o esquema de unidades lógicas, onde cada unidade lógica tem a sua própria raiz e ramificações (pastas ou diretórios).

Você perguntou se é possível instalar programas fora da partição raiz, a resposta é sim, é perfeitamente possível --- mas não é recomendável.

Os programas que são instalados a partir dos repositórios (Central de Programas, Synaptics, apt-get, aptitude, etc) são pacotes padronizados, onde o ponto de instalação do programa não pode ser alterado, SMJ.

No entanto, é possível criar o sistema de forma que alguns diretórios chave, como o /var, o /usr e o /opt fiquem em partições separadas da raiz, possibilitando que o sistema possa crescer de forma mais controlada. O mesmo pode ser feito também com o /home, como vcs mesmos já comentaram.

Note no entanto que isso é uma opção, e portanto (surpresa!!!) é opcional (duh :D). Ou seja, numa instalação padrão, o sistema será todo instalado em uma única partição. Um usuário experiente pode (e deve) mudar essa organização, durante a instalação, que é o melhor momento pra fazer isso.

Não é impossível mudar depois do sistema instalado, mas é uma grande dor de cabeça, pois toda operação de partição é delicada, e um pequeno vacilo pode por o sistema inteiro a perder.

Olá,

Qual a contra-indicação de instalar programas fora da partição raiz? Se eu precisar reinstalar o sistema, eu perderei meus programas (da partição raiz), mas não perderei meus documentos (fotos, vídeos, músicas) da partição /home.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Comparação entre a partição raiz do ubuntu e a partição C: do windows
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2012, 11:44 »
Citar
Qual a contra-indicação de instalar programas fora da partição raiz?

Primeiro é preciso entender que uma coisa é instalar os programas fora dos seus diretórios padrão de instalação. O Ubuntu não permite que você faça isso com programas dos repositórios. A única forma de fazer isso é recompilando os programas, o que é tão chato que vc provavelmente vai desistir depois do terceiro ou quarto que tentar.

Outra coisa é você instalar os programas fora da partição raiz. Isso é relativamente fácil de fazer, basta fazer com que os diretórios de instalação de programas fiquem fora da partição raiz.

Isto explicado, vamos detalhar um pouco que diretórios são esses. Os programas do Linux são instalados espalhados entre alguns diretórios:
  • /bin
  • /usr/bin
  • /sbin
  • /usr/sbin
  • /etc
  • /usr/share
  • /usr/local
  • /opt
  • [/quote]

    Desses, os diretórios /bin, /sbin e /etc não podem, de maneira nenhuma, ser retirados da partição raiz. O motivo? O conteúdo deles é necessário pra montar as outras partições. De qq forma, são poucos os pacotes que são instalados nesses diretórios (normalmente comandos básicos do sistema).

    Programas de escolha do usuário normalmente são instalados em diretórios dentro de /usr (/usr/bin, /usr/sbin, etc). Então uma forma simples de retirá-los da partição raiz seria separar o diretório /usr em outra partição. O problema é que dependendo da distribuição, se vc fizer isso, você não vai conseguir
desligar o sistema, pois na hora de desligar, todas as partições auxiliares são desmontadas, e se houver algum programa em execução nessa hora, isso impede que a partição seja desmontada. Por isso não é muito recomendável separar o /usr em partição própria, a menos que você tenha certeza sobre o que está fazendo.

Citar
Se eu precisar reinstalar o sistema, eu perderei meus programas (da partição raiz), mas não perderei meus documentos (fotos, vídeos, músicas) da partição /home.

Sim, e é por isso que é muito recomendável separar uma partição para o diretório /home. Eu mesmo já tive um desastre em meu note, a partição de sistema corrompeu enquanto eu atualizava a versão do Kubuntu. Eu disse "que chato", e formatei sem pena, pq meus dados (de valor incalculável!) estavam em outra partição, a salvo.

Mas não estamos falando de dados, estamos falando de programas. E no caso de uma reinstalação, é muito provável que você vá preferir partir de um conjunto de programas controlado e conhecido, do que aproveitar todo o lixo que provavelmente existirá nas pastas de programas.[/list]
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D