Autor Tópico: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10  (Lida 2202 vezes)

Offline dantonrenato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
  • Tenho força de vontade! Só preciso da sua força!
    • Ver perfil
    • Estúdio Emílio Carlos
Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Online: 10 de Fevereiro de 2012, 00:22 »
Tenho alguns arquivos de capas de DVDs que eu mesmo fiz no inkscape.
Até a versão 10.10 do Ubuntu tudo ia bem. Eu abria o inkscape e imprimia direto dele.

Agora na versão Ubuntu 11.04 a capa do DVD não imprime direito mais.
Fica faltando um pedaço na margem esquerda e outra na margem direita.
A imagem está do mesmo tamanho de sempre - mas é como se a impressora não imprimisse nessas margens. Só que no 10.10 ela sempre imprimiu.

Eu já reinstalei o inkscape, o ubuntu está atualizado, já reinstalei a impressora e o programa para impressora... e nada.

O mesmo problema acontece no Ubuntu 11.10.
Como resolver o problema?
Muito obrigado!
Ninguém sabe tanto que não precise de ninguém - nem tão pouco que não possa repartir o que sabe.

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 13:23 »
Tente escolher a opção 'imprimir para arquivo' e gere um pdf. Daí, abra o pdf e veja se corta alguma coisa. Faça outro teste, tentando sempre exportar primeiro.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 15:28 »
Tenta exportar o arquivo na extensão .png ou .svg, abra o Scribus (se não estiver instalado, instale-o ou pela Central de Programas --> Scribus ou pelo Synaptic --> Scribus ou pelo terminal sudo apt-get install scribus).

No Scribus abra uma caixa de imagem e importe a imagem criada. Salve no formato .pdf e tente imprimir novamente.

Para entender veja esses vídeos: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,92368.0.html

Inkscape não é um programa adequado para impressão de arquivos de ilustração, para isso o correto é utilizar o Scribus!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 15:42 »

Inkscape não é um programa adequado para impressão de arquivos de ilustração, para isso o correto é utilizar o Scribus!

E sabe porque não é adequado?

E se exportar em eps direto do inkscape?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 15:51 »
@ sigur

Inkscape é um programa de edição vetorial e imprime sob o formato RGB, ou seja, quando impresso as cores não saem iguais ao que se vê no monitor.

Agora se quiser insistir em imprimir pelo Inkscape, pode-se tentar na extensão .eps, não sei o resultado como fica após a impressão porque nunca tentei assim!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 15:57 »
@ sigur

Inkscape é um programa de edição vetorial e imprime sob o formato RGB, ou seja, quando impresso as cores não saem iguais ao que se vê no monitor.

Agora se quiser insistir em imprimir pelo Inkscape, pode-se tentar na extensão .eps, não sei o resultado como fica após a impressão porque nunca tentei assim!

Entendi. No Corel (que usava a muito tempo, desde o 6) tinha como mudar a paleta de cores para exportar usando cmyk, por exemplo, ou tons de cinza.

Sabe fazer isso no inkscape?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 16:05 »
Converter RGB em CMYK no Inkscape é possível via um add-on ou script, mas nunca fiz isso.

Mas volto a dizer,  utilizar a sequência correta, textos (Writer), imagens bitmap (GIMP), ilustração vetorial (Inkscape) e paginadores (Scribus) é a melhor forma de se trabalhar em desktop publishing, porque você terá controle total de cada objeto pertencente ao trabalho final dentro do aplicativo correto. Essa forma de trabalho é a mesma utilizada nos programas da Adobe, que é uma referência em desktop publishing profissional mundial.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 16:20 »
Converter RGB em CMYK no Inkscape é possível via um add-on ou script, mas nunca fiz isso.

Mas volto a dizer,  utilizar a sequência correta, textos (Writer), imagens bitmap (GIMP), ilustração vetorial (Inkscape) e paginadores (Scribus) é a melhor forma de se trabalhar em desktop publishing, porque você terá controle total de cada objeto pertencente ao trabalho final dentro do aplicativo correto. Essa forma de trabalho é a mesma utilizada nos programas da Adobe, que é uma referência em desktop publishing profissional mundial.

Entendi. Então, posso fazer os desenhos no inkscape, normalmente, usando as cores das paletas default.

Salvo em que formato para jogar no scribus? E como ficam as fontes? Os textos inseridos no desenho? Eles são reconhecidos ou devo converter para curva?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #8 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 16:30 »
Eu utilizo Arquivo --> Exportar Bitmap e salvo com extensão .png, com resolução mínima de 300dpi, se for usar impressão.

Nessa extensão .png, nunca me preocupei com fontes, elas sempre foram incorporadas à imagem final e tem o fundo transparente. Quando importadas pelo Scribus funciona perfeitamente.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Inscape com problema de impressão no Ubuntu 11.04 e 11.10
« Resposta #9 Online: 10 de Fevereiro de 2012, 16:39 »
Eu utilizo Arquivo --> Exportar Bitmap e salvo com extensão .png, com resolução mínima de 300dpi, se for usar impressão.

Nessa extensão .png, nunca me preocupei com fontes, elas sempre foram incorporadas à imagem final e tem o fundo transparente. Quando importadas pelo Scribus funciona perfeitamente.

valeu, obrigado. Vou nessa, deu meu tempo.