Autor Tópico: Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz  (Lida 51274 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Online: 05 de Outubro de 2005, 22:57 »
sou usuário muito novato em linux e tou usando o ubuntu há pouco tempo
não estudante de ciencias da computação, mas sou um grandissísimo nerd

seguinte,
acho q já aprendi bastante coisa sobre o ubuntu, mas ainda não sei colocar os atalhos na área de trabalho ... como coloco ?!

outra coisa...
até hoje eu só sei instalar programas por apt-get ( ou por akele apt-get disfarçado q é o "add/remove programs")
nunca intendi como instala akeles programas q agente pega na internet
q vem a extensão tar.gz

deve ser duas coisas muito bobas, mas tah aih
se alguém se predispor a responder eu agradeçeria muito
tenho muito interesse nessa maravilha q eh o ubuntu !!!! meu deus pq eu n conheci isso antes ?!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2005, 00:17 »
Em relação a criação dos atalhos na área de trabalho: já tentou simplesmente arrastar os ícones do Menu do Ubuntu para a área de trabalho???  :)

Já é um bom começo. Exemplo, se você quiser ter o ícone do FireFox na área de trabalho, vá até "internet" segure com o botão esquerdo do Mouse e arraste o ícone do Firefox para a área de trabalho e solte o botão do Mouse.  Pronto!!! :)

Quanto a instalação dos pacotes fontes ( com extensão tar.gz ou tar.bz2): Para os iniciantes realmente parece coisa de outro mundo, pra mim também era, mas depois que você aprende fica fácil. E além disso você acaba gostando mais de instalar pacotes fontes do que pelo Synaptic (pelo menos pra mim).
Após baixar o arquivo tar.gz ou tar.bz2, você deve descompactá-lo na sua pasta "usuário" dentro da pasta home, para isso, clique com o botão direito do Mouse sobre o arquivo e selecione "extrair aqui". Depois disso vá para o terminal e entre na pasta em que você descompactou o pacote tar.gz ou tar.bz2:

cd /"nome da pasta" ENTER


"Mas eu não sei o nome da pasta", digite ls no terminal, é o comando para listar os arquivos do diretório. No Linux, os caracteres Maiúsculos e Minúsculos representam um arquivo diferente. Portanto, digite extamente o nome da pasta que você está vendo, senão ele vai te dizer que ela não existe.

Estando dentro da pasta em que foi descompactado o arquivo tar.gz, digite:

./configure

Este comando vai verificar se você possui todos os pré-requisitos para a compilação do pacote fonte. Fique atento as mensagens de erros, elas te dirão o que está faltando.

"Mas as letrinhas passam muito rápido, eu não consigo ver tudo o que deu errado". Procure pelo arquivo config.log ( que está dentro da pasta em que você descompactou o arquivo fonte), lá tem todos os erros que o configure encontrou, é só clicar duas vezes pelo Nautilus que você abre ele.

Para evitar muitas dores de cabeça, é bom você ler o arquivo README ou READ antes do configure. Eles te dão a descrição de todas as dependências necessárias para compilação, instalação e execução do programa.

Se tudo correu bem com o configure, ele vai te avisar que você estará pronto para compilar o programa.

No terminal digite: make

Esta etapa pode demorar bastante, dependendo da aplicação que você quer compilar. Exemplo, se o fosse um Gnome da vida, um dia todo. Um programa como o Amarok uns 20 minutos. Esta etapa dependerá muito do seu hardware, principalmente o processador e a memória.
Quando ele terminar esta etapa, você estará apto para a instalação do pacote.

no terminal digite: make install

Pronto, finalmente ele vai instalar o pacote fonte. :)

Agora, se você instalar o pacote com o comando "make install", nem sempre você poderá desinstalar ele depois. Para ficar bem fácil pra você fazer isso depois, tenha instalado o programa "checkinstall", ele vai transformar a sua compilação em um pacote ".deb", antes da instalação. Isso tornará a desinstalação bem fácil se necessária.

Então se você tiver o checkinstall instalado, ao invés do "make install", você vai fazer o "checkinstall".

Há, é bom que você tenha alguns pacotes de desenvolvimento instalados para poder instalar os pacotes fontes :)  Todos podem ser instalados pelo Synaptic mesmo, os que não puderem você terá que compilar do pacote fonte. :D

Alguns deles:

build-essential
gcc
g77
gawk
perl
python
dpkg-dev
file
g++
libc6-dev
make
patch

Os pacotes que aprecem sem o -dev, são para execução propriamente dita, os com -dev são necessários para o desenvolvimento (leia-se compilação, trocando em miúdos) do pacote fonte. Então já viu né, se quiser rodar o programa, terá que ter estes pacotes instalados para executar o outro programa, entendeu????  É isso, a grosso modo, que se chama dependência. Para compilar o pacote fonte, tenha instalado os com -dev. Sem eles, você não compila nada.
Beleza??

É bom você estudar um pouco sobre isso, antes de tentar alguma coisa, pelo menos para você ter uma noção bem melhor do que esta que postei.
Isso foi apenas o resumo da síntese.
Procure pelos Guias Foca e Bozo Linux e a documentação do Debian, no debian.org .

A grande vantagem de compilar o programa, é que ele será portado para a sua máquina. ele ficará bem mais "esperto" para abrir e durante a sua execução, pelo menos no geral.

Bom, já falei demais. Agora é com você.

Abraços.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2005, 00:43 »
certo ... muitíssimo obrigado pela ajuda
mas acho q vc não entendeu a minha dúvida sobre os atalhos:
criar atalhos do menu para o desktop é bastante simples
mas o q eu gostaria de fazer é criar um atalho para minhas outras 2 partições ntfs de outros 2 hds que tenho. já fiz todo processo para que elas "montem" automaticamente ao ligar o ubuntu... consigo acessá-las e tudo mais... porém é muito ruim ter q ficar indo em /media/windows pra acessá-las. o q eu gostaria de fazer é criar um atalho de /media/windows no desktop pra eu n precisar ficar navegando por dentro das pastas

sobre o os "tarballs", você me explicou quase que exatamente o que eu já tenho lido em outros lugares sobre a instalação deles... sei de todos esses comandos mas mesmo assim não consigo instalar... a única coisa nova pra mim é a necessidade desses "pacotes de desenvolvimento" q eu n sabia q precisava ! vou tentar d novo até conseguir... mas uma boa dica seria utilizarmos a instalação de um "programa-exemplo": pode ser o skype ?! poderia explicar os passos para a instalação do skype ?!

sobre o meu hardware: AMD64 3200+venice, hd 120gb sata seagate, hd 120gb ultra-ata, hd 30 gb western digital, memórias crossair pro 1024 mb dual, mon lcd 15'' samsung, pl de vídeo gf6600 gt 128mb pci-express, audigy2 zs pl de audio, mobo Abit nforce4 AN8 fatal1ty... será que demora quanto tempo pra compilar um programa nele ?!

Sério mermo irmão, muito obrigado pela ajuda
sinceramente, achei q ninguém iria responder !! :D

gleidson

  • Visitante
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2005, 01:07 »
Dois caminhos:

Modo terminal
Código: [Selecionar]

cd ~/Desktop
ln -s /media/windows windows


Modo gráfico
Botão direito do mouse na área de trabalho, Criar lançador, escolha um nome, um comentário, um ícone e em comando: nautilus /media/windows pra abrir normal ou nautilus --browser /media/windows pra abrir em modo navegador (com o painel lateral do lado).

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2005, 01:18 »
gleidson
muito obrigado ! consegui fazer o atalho !
mas ficou com um ícone bem feiozinho
tem como mudar !? vlw !

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2005, 01:26 »
Hm se eu não me engano tem uma chave para isto no gconf

Aplicações-->Ferramentas de Sistema-->Editor de Configurações
é só acessar

apps>nautilus>desktop
e marcar a opção volumes_visible

e todas as mídias montadas ficam de fácil acesso em Locais
não tenho como precisar em quais versões do nautilus isto funciona, pois só estou com o breezy :-(

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2005, 01:27 »
opa ! foi malz
tou muito lerdo mesmo!
tem uma paradinha mais embaixo "ícone"
n tinha visto

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2005, 01:58 »
Citação de: "carlosfrancoba"
certo ... muitíssimo obrigado pela ajuda
mas acho q vc não entendeu a minha dúvida sobre os atalhos:
criar atalhos do menu para o desktop é bastante simples

mas o q eu gostaria de fazer é criar um atalho para minhas outras 2 partições ntfs de outros 2 hds que tenho. já fiz todo processo para que elas "montem" automaticamente ao ligar o ubuntu... consigo acessá-las e tudo mais... porém é muito ruim ter q ficar indo em /media/windows pra acessá-las. o q eu gostaria de fazer é criar um atalho de /media/windows no desktop pra eu n precisar ficar navegando por dentro das pastas

sobre o os "tarballs", você me explicou quase que exatamente o que eu já tenho lido em outros lugares sobre a instalação deles... sei de todos esses comandos mas mesmo assim não consigo instalar... a única coisa nova pra mim é a necessidade desses "pacotes de desenvolvimento" q eu n sabia q precisava ! vou tentar d novo até conseguir... mas uma boa dica seria utilizarmos a instalação de um "programa-exemplo": pode ser o skype ?! poderia explicar os passos para a instalação do skype ?!

sobre o meu hardware: AMD64 3200+venice, hd 120gb sata seagate, hd 120gb ultra-ata, hd 30 gb western digital, memórias crossair pro 1024 mb dual, mon lcd 15'' samsung, pl de vídeo gf6600 gt 128mb pci-express, audigy2 zs pl de audio, mobo Abit nforce4 AN8 fatal1ty... será que demora quanto tempo pra compilar um programa nele ?!

Sério mermo irmão, muito obrigado pela ajuda
sinceramente, achei q ninguém iria responder !! :D


Quanto a resposta dos atalhos, acho que não fui eu que não entendi, agora  é que você explicou o que você queria. Bom, o gleidson  já te respondeu.

Já da instalação do Skype. Meu, mais passo-a-passo do que eu te expliquei, tá difícil. Bom, vamos lá. No site do Skype: www.skype.com, tem pacotes pré-compilados para todas as dsitribuições. Inclusive para o Ubuntu ".deb" Se não quiser ter esse trabalho de compilar tudo é só instalar o pacote .deb . Como vejo que você já andou pesquisando a respeito, você já deve saber como.
Querendo ter o trabalho, baixe o arquivo Dynamic binary tar.bz2 . Note bem que ele já te avisa que será necessário ter os pacotes de desenvolvimento QT versão 3.2 ou superior. Na minha máquina eu tenho a versão 3.3, portanto pra mim não vou precisar instalar mais nada quanto ao QT. Se você não tiver eles instalados na sua, procure no Synaptic pelos pacotes: qt3-dev-tools e qt3-apps-dev e os instale, não se assuste, porque ele vai instalar mais uma porrada de dependências.
É bom também instalar os pacotes QT de execução, os que não têm o -dev.

Depois de ter descompactado o arquivo tar.bz2, pelo Nautilus mesmo, clique duas vezes no arquivo skype executável. Aqui ele já abriu o Skype para se conectar. Não consegui instalá-lo da maneira tradicional do ./configure > make > make install. Até porque não existem tais arquivos neste tarball.

Quanto a sua "máquina" ser lenta pra compilar.... Tais de brincadeira comigo cara??? Tu com um "canhão" desses e me pergunta se ele ainda vai ser lento?? Fala sério!!! :)
O único problema que vejo é se você resolveu usar o Ubuntu 64bits. Daí vai dar problema, tem muita coisa que não funciona nele.

Té +
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2005, 06:55 »
uhuhhua desculpe cara !
é que você falou em 1 dia inteiro pra fazer isso, aih eu fiquei assustado !

eu usava o ubuntu 64 mas n eh muito bom pq os progs saum mto poucos
to com i368 e to achando mto bom !

gleidson

  • Visitante
Dúvida: Criando atalhos no desktop e instalando tar.gz
« Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2005, 17:38 »
Ah. quanto a 64bits, uso o Ubuntu Hoary amd64. E está muito bom. O problema é não contar com um java que funcione em sites de banco, flash e alguns codecs de vídeo e audio. Deve ter outras coisas sem, mas até agora é isso que eu quero e não tenho.

Afinal, também estou com o Breezy em i386, que baixei só pra testar e quem sabe postar algum bug e acabei ficando também.Ubuntu vicia  :mrgreen: