Autor Tópico: Windows xp é desconectado pelo samba após 10 minutos  (Lida 1812 vezes)

Offline joserley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Windows xp é desconectado pelo samba após 10 minutos
« Online: 17 de Fevereiro de 2012, 12:11 »
Em um servidor com Ubuntu Server e Samba 3.5.6 existem 8 estações com Windows 7 pro e tudo funciona bem.

Recentemente foi adicionada uma nova estação porém com windows xp pro. Aparentemente tudo funciona muito
bem. A estação reconheceu o domínio as pastas com as permissões, enfim tudo como deveria ser...

Só que a estação com windows xp é desconectada da pasta que se encontra após 10 minutos.
Na tela do windows apareçe a mensagem: "Não foi possível localizar a pasta destino...etc..."

No log gerado pelo samba apareçe a mensagem:
"Error was transport endpoint is not connected".
"read_fd_with_timeout: client 0.0.0.0 read error = Connection reset by peer
"Closed connection to service"

Mas a estação não é desconectada do domínio. Apenas perde a conexão com a pasta que se encontra no momento.
Basta o usuário sair e entrar novamente na mesma pasta e a conexão é reestabelecida... mas é desconectado novamente exatamente 10 minutos depois...

As permissões estão corretas. Tanto que o usuário trabalha normalmente com a pasta por até 10 minutos.
Isto só está acontecendo com o windows xp. Com o windows 7 está tudo em ordem...

Alguma pista deste curioso ?

Agradeço muito...
Joserley.


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Windows xp é desconectado pelo samba após 10 minutos
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 12:25 »
Ola,

Eu começaria pela placa de rede do xp.

Verificar nas propriedades da placa de rede como estão os modulos de energia, se ela se desliga na ausência de trafego.

eliminaria toda a gestão de energia do xp para testes e testaria outra placa de rede.

Após se certificar que o problema não é de placa ou gestão de energia eu passaria a examinar o trafego de pacotes, certificação de cabeamento e assim sucessivamente, até chegar ao servidor.

Só aí examinar se o problema é no servidor ou no Samba.

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Windows xp é desconectado pelo samba após 10 minutos
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 12:42 »
Eu já tive esse problema em uma instalação. Pra falar a verdade, não lembro exatamente qual a solução que dei; mas passou por:

1. Não deixar o Thunderbird do Windows criar pastas com mais de 1GB.
2. Desativar algumas opções da placa de rede do Linux (protocol offload, flow control, etc).
3. Rever o cabeamento e os switchs da rede (no caso, era um switch DLink de 24 portas que eu confesso que coloquei muito mais confiança do que ele merecia).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline joserley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Windows xp é desconectado pelo samba após 10 minutos
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2012, 23:52 »
Ola pessoal !
Testei as dicas que vocês me deram acima mas não resolveu.

Entretanto, ---achei o problema---
Uma regra do iptables bloqueava todas as portas udp de 0 a 25000,
liberando somente as portas 9 e 53.
O problema foi resolvido quando todas as portas udp de 0 a 25000 foram liberadas.
As portas acima de 25000 já estavam liberadas.

Esta ideia de bloquear as portas udp de 0 a 25000 foi retirada de um "forum por aí" que
recomendava como medida de segurança. Ao que pareçe mais dá problema do que
segurança.
Mas agora está resolvido.

Agradeço a atenção e a colaboração de vocês.

Joserley !