A Canonical anunciou o lançamento de um novo remix de sua distribuição Ubuntu Linux destinada à instituições corporativas e governamentais. Em uma entrada em seu blog oficial, o fundador e antigo CEO da Canonical, Mark Shuttleworth, afirmou que o Ubuntu Business Desktop Remix inclui apenas mudanças nos pacotes padrão da distribuição, acrescentado que "tudo no remix está disponível através do Software Centre".
Essa primeira versão do Business Desktop Remix é baseada no Ubuntu 11.10 "Oneiric Ocelot" e prevê a remoção de aplicativos focados no consumidor, como jogos e ferramentas de redes sociais, além de acrescentar aplicativos para ambientes empresariais; entre esses estão o VMware View, o plugin Adobe Flash Player e o ambiente de execução Java OpenJDK 6. "Nenhum ingrediente secreto para clientes apenas; não estamos criando um RHEL", afirmou Shuttleworth, mais tarde em seu texto apontando que não está criticando o modelo da Red Hat, mas ao contrário confirmando que a empresa não está "dividindo o Ubuntu em um modelo Fedora/RHEL, gratuito e sem suporte / pago e com suporte".
A notícia vêm apenas uma semanas depois que o patrocinador do Ubuntu confirmou que removeria toda sua colaboração financeira do projeto Kubuntu, a derivação KDE do Ubuntu, e não fornecendo mais suporte comercial para a vindoura versão 12.04 da derivação. O Ubuntu 12.04 será uma versão com tempo de suporte estendido (Long Term Support, ou LTS), com cinco anos de suporte para as edições desktop e servidor.
O Ubuntu Business Desktop Remix está disponível para download na página Business da Canonical; é necessário realizar um cadastro já que algumas das aplicações pré-instaladas são fornecidas sob uma licença proprietária e usuários devem primeiro aceitar os termos de uma licença para usuários finais (end-user licence agreement, EULA). Para instalações empresariais maiores, a Canonical está recomendado o uso de sua ferramenta de gerenciamento Landscape.
FONTE: http://www.linuxmagazine.com.br/lm/noticia/ubuntu_para_empresas