Autor Tópico: is not in the sudoers file. This incident will be reported.  (Lida 5028 vezes)

Offline CFazolo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
is not in the sudoers file. This incident will be reported.
« Online: 17 de Fevereiro de 2012, 19:33 »
Boa noite a todos...

Tah difícil... se não conseguir resolver isso hoje vou ter que formatar... :-(

O meu Ubuntu estava funcionando perfeitamente... até eu instalar o Virtual Box para utilizar o iTunes... para o virtual box aceitar conexão USB, tive que digitar a seguinte linha de comando:

sudo usermod -G vboxusers fazolo

Depois disso, não consegui instalar mais nenhum software e nem abrir outras partições do disco, pois quando vou realizar uma destas ações aparece a seguinte frase: "Senha para root:   ", então digito a senha que cadastrei na instalação do sistema e ele diz "autenticação falhou" e no terminal aparece a seguinte frase: "fazolo is not in the sudoers file.  This incident will be reported". Até antes de eu dar o comando acima estava tudo funcionando perfeitamente instalava softwares sem problema... agora não consigo fazer mais nada... :-((((

Alguém consegue me ajudar??

Obrigado!!

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: is not in the sudoers file. This incident will be reported.
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2012, 22:00 »
Não é necessário formatar, apenas devolver você pro grupo de administradores da máquina.

Dê boot no sistema a partir de um livecd do Ubuntu e abra uma sessão de super-usuário.

Identifique a partição raiz de sua instalação; provavelmente será algo como /dev/sda1 ou /dev/sda5; de qualquer forma, descubra sua partição raiz, e deixe anotada.

Na sessão de super-usuário, monte sua partição raiz com o comando abaixo:

mkdir /media/disk; mount /dev/sda1 /media/disk

(obviamente, substitua /dev/sda1 pelo nome da sua partição raiz)

Depois, diga pro shell considerar sua partição como a raiz do sistema. Isso é necessário pra vc poder mexer nos seus arquivos, e não nos do LiveCD.

chroot /media/disk; mount -a

Nesse momento você pode editar diretamente o arquivo de grupos com o comando "vigr", ou então usar o comando "adduser" pra restaurar os grupos originais de seu usuário. Eu acho esta forma mais demorada, mas será mais fácil pra você --- editar diretamente o arquivo de grupos é mais detalhado, exige que vc conheça o formato do arquivo.

adduser fazolo adm
adduser fazolo admin
adduser fazolo dialup
adduser fazolo plugdev
adduser fazolo lpadmin
adduser fazolo sambashare

O primeiro comando já é suficiente pra te devolver os poderes de sudo, o resto é pra desfazer a cag... a confusão do comando "usermod". Ah, sim, não posso esquecer de te devolver pro teu grupo padrão. Os dois comandos abaixo vão resolver isso:

adduser fazolo fazolo
usermod -g fazolo fazolo

Se você receber mensagem de que o usuário fazolo não existe, é pq vc não conseguiu pegar o arquivo /etc/password de sua partição.
Se você receber a mensagem de que já faz parte de um dos grupos, ou que o grupo não existe, tudo bem; apenas passe adiante pro próximo comando.

---------------------

Pra não ter o mesmo problema de novo, você teria que ter usado o comando

sudo usermod -G vboxusers -a fazolo

Ou assim:

sudo adduser fazolo vboxusers

Esta é a forma mais recomendada no ubuntu!

Boa sorte, dê notícias.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 17:05 »
Excelente resposta a do zekkerj!

Apenas acrescentando 2 centavos, bastava o CFazolo  ir até Adminstração do sistema lá  no  Usuários e Grupos e marcar-se no vboxusers, em modo gráfico e sem stress!  ;)

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2012, 17:35 »
Excelente resposta a do zekkerj!

Apenas acrescentando 2 centavos, bastava o CFazolo  ir até Adminstração do sistema lá  no  Usuários e Grupos e marcar-se no vboxusers, em modo gráfico e sem stress!  ;)
Depois de consertar o estrago, claro...
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Scotch

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 19:29 »
Estava exatamente com ESSE problema.
Inclusive, o grupo que deu a m**** foi exatamente o vboxusers (usuário do windows vindo pro Linux só faz c*g*da né?)

Mas ao invés de bootar por um live CD (não disponível aqui no trabalho), rebootei em modo de recuperação, e no menu, usei "Desistir e ir para terminal root" (ou algo assim).

Depois, remontei o disco com o comando

mount -o remount,rw /

E usei os comandos adduser que o zekkerj enviou.

Onde eu encontro esse "Usuários e Grupos"? o único que tem no menu aqui é o "Contas de Usuários", e não vejo possibilidade de selecionar os grupos que estão no computador.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #5 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 19:38 »
Em minha máquina é uma das entradas de "Propriedades do Sistema". Mas minha máquina é Kubuntu, não Ubuntu.

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 20:26 »
Só para  reportar, no Ubuntu 11.10 tbm não achei a opção de Grupos de Usuários, como tinha em outras versões
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline irtigor

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil

Offline MacBio

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2012, 09:49 »
Galera valeu... deu certinho entrando no modo de recuperação e usando os comandos acima citados!
Nossaaaaa.... ufaaaa.... pensei q ia ter q formatar!!!

Offline soulmalia

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2012, 13:15 »
Em minha máquina é uma das entradas de "Propriedades do Sistema". Mas minha máquina é Kubuntu, não Ubuntu.
Estou com o mesmo problema, porém, não consegui adcionar meu usuario ao grupo adm, aparece que o meu usuario já está no grupo sudoers.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2012, 13:31 »
Tente a solução da minha primeira mensagem.