Não é necessário formatar, apenas devolver você pro grupo de administradores da máquina.
Dê boot no sistema a partir de um livecd do Ubuntu e abra uma sessão de super-usuário.
Identifique a partição raiz de sua instalação; provavelmente será algo como /dev/sda1 ou /dev/sda5; de qualquer forma, descubra sua partição raiz, e deixe anotada.
Na sessão de super-usuário, monte sua partição raiz com o comando abaixo:
mkdir /media/disk; mount /dev/sda1 /media/disk
(obviamente, substitua /dev/sda1 pelo nome da sua partição raiz)
Depois, diga pro shell considerar sua partição como a raiz do sistema. Isso é necessário pra vc poder mexer nos seus arquivos, e não nos do LiveCD.
chroot /media/disk; mount -a
Nesse momento você pode editar diretamente o arquivo de grupos com o comando "vigr", ou então usar o comando "adduser" pra restaurar os grupos originais de seu usuário. Eu acho esta forma mais demorada, mas será mais fácil pra você --- editar diretamente o arquivo de grupos é mais detalhado, exige que vc conheça o formato do arquivo.
adduser fazolo adm
adduser fazolo admin
adduser fazolo dialup
adduser fazolo plugdev
adduser fazolo lpadmin
adduser fazolo sambashare
O primeiro comando já é suficiente pra te devolver os poderes de sudo, o resto é pra desfazer a cag... a confusão do comando "usermod". Ah, sim, não posso esquecer de te devolver pro teu grupo padrão. Os dois comandos abaixo vão resolver isso:
adduser fazolo fazolo
usermod -g fazolo fazolo
Se você receber mensagem de que o usuário fazolo não existe, é pq vc não conseguiu pegar o arquivo /etc/password de sua partição.
Se você receber a mensagem de que já faz parte de um dos grupos, ou que o grupo não existe, tudo bem; apenas passe adiante pro próximo comando.
---------------------
Pra não ter o mesmo problema de novo, você teria que ter usado o comando
sudo usermod -G vboxusers -a fazolo
Ou assim:
sudo adduser fazolo vboxusers
Esta é a forma mais recomendada no ubuntu!
Boa sorte, dê notícias.