Autor Tópico: Instalando Ubuntu em HD externo  (Lida 1800 vezes)

Offline alexsant

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Eu quero o GNOME de volta :(
    • Ver perfil
Instalando Ubuntu em HD externo
« Online: 18 de Fevereiro de 2012, 19:40 »
instalar Ubuntu por Pen-Drive é uma pratica bem comum, em que colocamos o instalador dentro do Pen-Drive e inicializamos.
mas é possível carregarmos um SO completo com portabilidade, só precisamos de um HD externo.


antes de instalar vamos criar uma partição para o Ubuntu, inicie o Live CD/USB e coloque o HD externo, depois abra o utilitário de unidades e desmonte o HD externo, para poder utilizar o GParted.
agora abra o GParted, selecione seu HD externo e crie uma partição EXT4 com o tamanho que você preferir. não é essencial ser EXT4, pois vamos formatar a partição depois.
agora que temos a partição pronta podemos instalar, abra o instalador e responda as perguntas normalmente até chegar na parte de formatação. quando ela chegar selecione manual para ter maior controlhe sobre a instalação. lá você encontrará dois dispositivos, o seu HD principal e seu HD externo, deixe o HD interno quieto, pois não iremos mexer nele, mas tome Muito Cuidado para não confundir seu HD interno com o externo.
Para instalar não tem nada demais, selecione a partição que você separou anteriormente e marque para formatar e como ponto de montagem coloque /(lembre-se de deixar a partição como EXT4 do contrário poderemos ter erros na instalação).
Agora espere a instalação ser concluída e desligue o computador.
para inicializar pelo HD esterno é necessário configurar a BIOS para iniciar por USB-HDD(a forma de fazer isso varia de placa mãe para placa mãe, mas normalmente temos que apertar F8,F2 ou del antes da inicialização).
Depois dessa configuração você conseguirá inicializar o computador pelo HD externo, assim podendo carregar o mesmo computador pra onde você for.
nenhuma dúvida deve ser ignorada.