Autor Tópico: [Resolvido]Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce  (Lida 8100 vezes)

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
[Resolvido]Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Online: 22 de Fevereiro de 2012, 15:22 »
Galera é com prazer que posto nesse forum ( primeiro post) , desculpe se estou postando duplicado ou algo do tipo , mas procurei ( pesquisei) no forum e no Google e não consegui solucionar o meu problema.
Vamos lá ..

Tenho um note Sim serie 4000 com dual boot , Win7 e Ubuntu 11.10 , e tenho rede wireless Da GVT, pois bem quando logo pelo (RU)Windows fico conectado o tempo que for , faço dowloads e etc ...logo pelo Ubuntu o mesmo fica conectado mas não navega , não faz dowloads nem nada , desconecto e conecto e ele volta ao normal e fica assim por um determinado tempo , e novamente volta a ter o problema e tenho que refazer os procedimentos descritos acima.Depois de muita pesquisa e de ver relatos de alguns problemas parecidos , cheguei a crer que era o driver errado ( generico ), pois bem atraves do windows descobri o driver e achei no site da realtek o driver em questão ( a placa de wireless é uma rtl8188 ce ) e fui parar nessa pagina :http://www.realtek.com/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=48&PFid=48&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true#RTL8188CE, baixei o driver que acredito que seja o certo ( se tiver errado me corrijam ),inclusive baixei o do windows também pois vi em alguns topicos que se usa o driver do windows.
Então agora com instalo ( compilo) o driver ? Já tentei alguns topicos com certos comandos e não consegui solucionar o meu problema ...
Usei esse http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Compilando_Drivers
tentei esse http://www.vivaolinux.com.br/topico/UbuntuBR/compilacao-de-drivers-no-ubuntu
Alguns são antigos e etc...Por isso peço encarecidamente que quem puder me fornecer ou indicar um tutorial mesma que seja dificil , pois sei que vou usar novamente ( pois compilar é essencial ) e alem de tudo estou no segundo semetre de Ciencias da Computação e será um aprendizado a mais ...

Um grande abraço
Laércio
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2012, 15:52 por lau29 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 19:47 »
Olá lau29,

Antes de partir pra compilar um driver, seria melhor tentar observar o que acontece com sua conexão quando ela para de funcionar.

Da próxima vez que sua conexão cair, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

ping -c 4 8.8.8.8

ping -c 4 www.google.com
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 20:54 »
Segue o que me pediu , inclusive tive que fazer o procedimento que descrevi para poder fazer isso...
desde já agradeço


laercio@draggon03:~$ ping -c 4 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) 56(84) bytes of data.
From 192.168.1.4 icmp_seq=1 Destination Host Unreachable

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, +1 errors, 100% packet loss, time 3017ms

laercio@draggon03:~$ ping -c www.google.com
ping: bad number of packets to transmit.
laercio@draggon03:~$
 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2012, 21:05 »
Descartado o problema de DNS... Vamos apronfundar nos diagnósticos, então.

Você tem dificuldade pra reconectar, ou ele reconecta de primeira?

Sabe dizer qual dos modems a GVT instalou pra você? O DLink 2640b, o Sagecom, ou o STB da Sagecom que vem com a TV GVT?

A que distância você está do modem? Quantas paredes?

Há outras redes no alcance da sua máquina?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 11:39 »
Primeiro desculpe a demora estva aem viagem , voltei e o problema persiste ....adianto , na faculdade estou num mar Wi-Fi com repetidores em cada corredor e tenho o mesmo problema , mas vamos lá:

Você tem dificuldade pra reconectar, ou ele reconecta de primeira?
ele reconecta de primeira, mas o problema volta, as vezes chega a peddir a senha novamente.


Sabe dizer qual dos modems a GVT instalou pra você? O DLink 2640b, o Sagecom, ou o STB da Sagecom que vem com a TV GVT?

O modelo daqui de casa é o d-link dsl 2640B

A que distância você está do modem? Quantas paredes?
estou com a uma media de 5 metros do modem e tem uma parede ..mas a mesma possui uma janela que fica aberta praticamente 24 horas , e quando estou a meio metro do modem , na mesma sala ..o problema também ocorre .


Há outras redes no alcance da sua máquina?

sim varias e todas sao detectadas...

Ps: No windows não accontece nenum desses problemas, instalei o driver original do fabricante, não existe problemas de parede, nem janelas, as outras redes não interferem e tanto em casa como na faculade , navego e tenho total estabilidade.Por isso a necessidade de se compilar o driver da placa, quero aprender ...




Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 11:47 »
Citar
No windows não accontece nenum desses problemas, instalei o driver original do fabricante
Não use o Windows como comparação. O funcionamento do driver é diferente, e tem o suporte direto do fabricante, enquanto o driver Linux é um driver que normalmente é desenvolvido pela comunidade. Assim é comum que o driver Wireless pra Linux dos dispositivos tenha menos alcance que o equivalente pra windows.

Há inclusive alguns casos extremos (como o da placa Realtek RTL8187B) em que o driver Linux é tão ruim que a melhor opção é usar o driver Windows via NDISWrapper.

No seu caso, o fato de vc ter o mesmo problema a pouca distância descarta a possibilidade do problema ser de potência do sinal, mas não de ser interferência. De qualquer forma, esse comportamento (conecta, desconecta, conecta, desconecta, pede senha) é típico de problemas com o sinal.

Execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui.

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 21:10 »
  *-network               
       description: Wireless interface
       product: RTL8188CE 802.11b/g/n WiFi Adapter
       vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       logical name: wlan0
       version: 01
       serial: e0:91:53:54:d5:b0
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuration: broadcast=yes driver=rtl8192ce driverversion=3.0.0-16-generic firmware=N/A ip=192.168.1.4 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11bgn
       resources: irq:16 ioport:d800(size=256) memory:feafc000-feafffff
  *-network
       description: Ethernet interface
       product: JMC260 PCI Express Fast Ethernet Controller
       vendor: JMicron Technology Corp.
       physical id: 0.5
       bus info: pci@0000:02:00.5
       logical name: eth0
       version: 02
       serial: 80:ee:73:1d:df:84
       size: 10Mbit/s
       capacity: 100Mbit/s
       width: 32 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm pciexpress msix msi bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=jme driverversion=1.0.8 duplex=half latency=0 link=no multicast=yes port=MII speed=10Mbit/s
       resources: irq:45 memory:febf8000-febfbfff ioport:ec00(size=128) ioport:e800(size=256)
laercio@draggon03:~$ iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

wlan0     IEEE 802.11bgn  ESSID:"GVT" 
          Mode:Managed  Frequency:2.412 GHz  Access Point: 72:08:04:21:8F:E3   
          Bit Rate=54 Mb/s   Tx-Power=20 dBm   
          Retry  long limit:7   RTS thr=2347 B   Fragment thr:off
          Power Management:off
          Link Quality=53/70  Signal level=-57 dBm 
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:2394   Missed beacon:0

laercio@draggon03:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 80:ee:73:1d:df:84 
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:45

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW e0:91:53:54:d5:b0 
          inet end.: 192.168.1.4  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::e291:53ff:fe54:d5b0/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:5886 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:6146 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:5621355 (5.6 MB) TX bytes:1000554 (1.0 MB)

laercio@draggon03:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected (global)

- Device: wlan0  [GVT] ---------------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            rtl8192ce
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        E0:91:53:54:D5:B0

  Capabilities:
    Speed:           54 Mb/s

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points (* = current AP)
    GVT-DB75:        Infra, 7C:03:4C:0D:DB:74, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 75 WPA2
    FonePopular3 Conectar 2812-1338: Infra, 00:15:6D:E4:0F:08, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 77 WPA2
    klm:             Infra, 94:0C:6D:BB:96:BE, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 77 WPA WPA2
    *GVT:            Infra, 72:08:04:21:8F:E3, Freq 2412 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 77 WPA
    Guizi:           Infra, 00:15:6D:9A:0C:3F, Freq 2452 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 75
    ACESS-VIRUS02:   Infra, 00:0E:E8:DC:05:D2, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 75 WEP
    ACESS-VIRUS01:   Infra, 00:0E:E8:DC:17:F8, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 75 WEP
    Lucas:           Infra, 00:1A:3F:68:99:3A, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 75 WPA WPA2

  IPv4 Settings:
    Address:         192.168.1.4
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.1.1

    DNS:             192.168.1.1


- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            jme
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        80:EE:73:1D:DF:84

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           10 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         off


laercio@draggon03:~$ rfkill list wifi
0: phy0: Wireless LAN
   Soft blocked: no
   Hard blocked: no

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 21:55 »
Bom, eu vi alguns tópicos na internet (meio antigos) onde a pessoa teve sucesso instalando o driver proprietário, do site da Realtek.
http://www.realtek.com.tw/downloads/downloadsView.aspx?Langid=1&PNid=48&PFid=48&Level=5&Conn=4&DownTypeID=3&GetDown=false&Downloads=true#2722
O problema é que pra instalar esse driver vc vai precisar do suporte à compilação de programas, com o meta-pacote "build-essential". E pra instalar esse meta pacote (que é um pacote que não tem nada, só as dependências pra instalar o que vc precisa), precisa ter uma conexão ativa. Minha sugestão é que se vc partir pra esse caminho, conecte sua máquina por cabo e baixe todos os pacotes que precisa. Ah, aproveite também pra atualizar sua máquina. Sempre ajuda a resolver esses problemas.

Outra alternativa seria você usar o driver windows via ndiswrapper. Nesse caso vc tem que instalar o pacote "ndisgtk", que também tem um monte de dependências; e é sempre mais fácil fazer a instalação de pacotes com dependências se vc tiver uma conexão internet ativa.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2012, 22:28 »
ótimo ...quanto a ter uma conexão ativa isso não é problema, pois eu desligo o desktop que esta no cabo e ligo o notebook pra poder fazer isso , só preciso do tutorial de como copilar o driver , um passo a passo...
Pois já tenho o driver baixado ..proprio para o Ubuntu ....

Agradeço pela ajuda , mas agora preciso aprender a Compilar o driver ....

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2012, 10:58 »
Galera , ninguem que possa me ajudar nesse problema ? continuo pesquisando e não consegui achar um tutorial que funcione e me deixe copilar o driver em questão....

Desde já agradeço

Offline lau29

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Notebook Sim + 4000 com rede wireless rtl8188 ce
« Resposta #10 Online: 10 de MAR?O de 2012, 16:04 »
Bom depois de muita briga e muita pesquisa, estou postando do meu notebook e com a wireless a mil por hora(e pensar que quase desisti de usar o ubuntu ).
Para os futuros usuários que virão a passar por esse problema o caso é simples.
Na maioria das vezes apos vc executar o arquivo .tar e descompactar o arquivo , procure dentro deles arquivos com o nome readme, dentro deles esta os comandos necessários para compilar o driver em questão .
O primeiro passo é estar em root (super usuario ) e compilar no terminal ,nesse caso o arquivo que compilava o driver era o compat-install.sh , quando vc clica nele com o botaõ direito aparece a opção de executa-lo em terminal , ele ate ira compilar, mas não instalará pois ele não acessa como root , uma vez que acessar o termunal como root, navegue ate a pasta em questão e dê o comando que o proprio driver trouxe .Em alguns casos terermos que fazer o make e o make install e depois executar esse procedimento.
Bom esepro que eu tenha deixado uma dica aqui e vamos ao proximo...