Autor Tópico: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu  (Lida 29649 vezes)

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Online: 29 de Fevereiro de 2012, 23:39 »
Pessoal, gostaria de saber como configurar algo como 8 computadores inicializarem através de um único computador central, que está utilizando o Ubuntu 10.04.4, algo como boot pela rede...
Abraços  :)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de MAR?O de 2012, 07:12 »
O que você está querendo pode ser feito,  entre outros programas, com o LTSP no Ubuntu 10.04.4!

Só não é uma coisa trivial para quem não tem um certo conhecimento de rede em Linux. Você sabe alguma coisa? Contudo, não é uma missão impossível, mas você terá que se esforçar. Se não tem nenhum conhecimento de rede e nem de Linux, melhor chamar um amigo que entenda para te auxiliar na tarefa.

A documentação é farta, aqui já tem aguma coisa:

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuLTSP/LTSPQuickInstall

http://idsorocaba.batemacumba.net/index.php?n=Main.InstalacaoLTSP5NoUbuntu1004Lucid

http://www.hardware.com.br/guias/terminais-leves-ltsp/

Sugiro que também assista aos vídeos no Youtube: Terminais Leves com LTSP no Ubuntu 10.04 - parte 1  e parte 2!

Essa já é uma boa base para começar mas infelizmente não é tudo, principalmente se começar a "dar pau" em alguma coisa. :)

Eu demorei só uma semana para fazer funcionar o meu primeiro LTSP!  Mas não tinha nada dessa documentação toda aí de cima, a versão era bem mais antiga também, com certeza você pode acertar já no primeiro dia! Hehehehe

O Ubuntu 10.04  usa a versão 5 do LTSP.  Tenho uma pequena rede em uma escola com um servidor e 9 máquinas com LTSP, o servidor 64 bits e os clientes em 32bits. Deu um certo serviço mas compensa pela alegria das crianças ao rodar o Gcompris, por exemplo!

Há sim, outra coisa, não pense em economizar rescursos no servidor! Quanto mais máquinas tiver pendurada neles e se os aplicativos a serem rodados forem pesados, como o Gcompris, prepare-se para mais dor de cabeça!

Boa sorte!


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #2 Online: 01 de MAR?O de 2012, 08:47 »
Citar
Ah sim, outra coisa, não pense em economizar rescursos no servidor! Quanto mais máquinas tiver pendurada neles e se os aplicativos a serem rodados forem pesados, como o Gcompris, prepare-se para mais dor de cabeça!
O servidor precisa de muita memória. 4GB ou mais, e kernel "generic-pae" (pra poder usar mais do que 3,2GB de RAM) ou 64bits.

A rede também precisa ser rápida, pois os terminais LTSP fazem tudo pela rede. Nada de mini-switches, cabos mal-ajambrados, ou "rede chega mais".

Por fim, historicamente o LTSP vinha sendo usado pra aproveitar máquinas velhas (hardware fraco) em redes novas, ao transferir o processamento do cacareco pro servidor (o cacareco vira um terminal, muitos o chamam erradamente de "terminal burro").

Pois bem, no LTSP 5 isso acabou; o terminal agora faz muita coisa, e assim os cacarecos ficam lentos. Qualquer coisa abaixo de um P4 de 1MHz (chute meu) vai ficar insuportavelmente lento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de MAR?O de 2012, 12:30 »
A rede também precisa ser rápida, pois os terminais LTSP fazem tudo pela rede. Nada de mini-switches, cabos mal-ajambrados, ou "rede chega mais".


Hauhauhauhuah

"Rede chega mais..." 

Essa aí foi ótima zekkerj!

Mas sério agora, realmente não adianta ter uma rede "chinfrin" para querer tocar um LTSP com bom desempenho.



Citar
Por fim, historicamente o LTSP vinha sendo usado pra aproveitar máquinas velhas (hardware fraco) em redes novas, ao transferir o processamento do cacareco pro servidor (o cacareco vira um terminal, muitos o chamam erradamente de "terminal burro").

Pois bem, no LTSP 5 isso acabou; o terminal agora faz muita coisa, e assim os cacarecos ficam lentos. Qualquer coisa abaixo de um P4 de 1MHz (chute meu) vai ficar insuportavelmente lento.


Aqui eu posso falar da minha experiência da escola citada acima. No servidor é um Phenon II X4 965 Black Edition a 3.4GHz com 4GB de RAM, placa de vídeo Nvidia 8400GS e duas placas de rede PCI, que não são gigabits, uma para rede externa e a outra para a do laboratório.  Só assim para conseguir resistir aos 9 terminais rodando o Gcompris ao mesmo tempo!

Quanto aos terminais temos de Althon X2 até Celeron do tempo dos P4.  Vou ver com cuidado todas as máquinas que temos, depois eu te digo. O Celeron não ficou muito lento, por incrível que pareça o problema maior é a parte gráfica! Tem que customizar direitinho o servidor e os clientes, senão fica muito lento mesmo. Por isso usei o servidor em 64bits fazendo muito cache na memória e o conjunto Gnome + openbox para todos os terminais pra ficar leve a parte gráfica.

Como eu disse, não adianta economizar no servidor!
 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #4 Online: 01 de MAR?O de 2012, 13:09 »
Citar
Quanto aos terminais temos de Althon X2 até Celeron do tempo dos P4.  Vou ver com cuidado todas as máquinas que temos, depois eu te digo.
Eu citei isso pq eu tinha um cliente que usava LTSP 4.2, e os terminais eram Pentium 150 (150 mesmo, nem MMX eram). E funcionavam bem! Mas quando migrou pro LTSP 5.0, lascou... os terminais levavam 10min só pra bootar.

Citar
O Celeron não ficou muito lento, por incrível que pareça o problema maior é a parte gráfica!
Não me espanta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #5 Online: 01 de MAR?O de 2012, 13:53 »
Ok pessoal, obrigado pelas dicas, irei estudar por hoje e começarei amanhã, talves seja uma longa tarefa rss...
Não conheço muito bem o hardware do PC central, mas sei que não chega a 4 GB, então elimino a necessidade do kernel "generic-pae", certo?
Os demais computadores são muito mais antigos e desatualizados, em relação ao LTSP, utilizo o 5 mesmo? Ou ainda posso usar o 4?
Através dessas configurações, será possível iniciar um PC (esse é termo certo?) através de outro pela rede?
Mais uma vez, obrigado pelas dicas, abraços  :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de MAR?O de 2012, 14:05 »
Citar
Não conheço muito bem o hardware do PC central, mas sei que não chega a 4 GB, então elimino a necessidade do kernel "generic-pae", certo?
Você precisa do kernel PAE pq precisa de mais memória. De qq forma, não há problema em usar o kernel PAE se não tiver mais de 3,2GB de RAM.

Citar
Os demais computadores são muito mais antigos e desatualizados, em relação ao LTSP, utilizo o 5 mesmo? Ou ainda posso usar o 4?
Eu não recomendo usar o LTSP 4.2. Tem muita coisa que não funciona nele (som, aplicações locais, segurança de comunicação, etc). Exatamente pq essas coisas foram implantadas que os terminais antigos não conseguem mais dar conta do recado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #7 Online: 01 de MAR?O de 2012, 14:19 »
Entende, então a primeira providência será instalar o kernel PAE, certo?
Mais uma dúvida, terminais são os demais PCs? Ou estou trocando?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #8 Online: 01 de MAR?O de 2012, 17:30 »
Citar
Entende, então a primeira providência será instalar o kernel PAE, certo?
Eu começaria providenciando mais memória... mas vá lá. Quantos terminais serão?

Citar
Mais uma dúvida, terminais são os demais PCs? Ou estou trocando?
Sim, os terminais são os PCs que vão bootar a partir dessa máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #9 Online: 02 de MAR?O de 2012, 12:11 »
Olá zek, são noves terminais...
 E ativei o kernel PAE


« Última modificação: 02 de MAR?O de 2012, 13:03 por jorge505 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #10 Online: 02 de MAR?O de 2012, 13:00 »
Total de 9? Galho fraco. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #11 Online: 02 de MAR?O de 2012, 13:03 »
Iniciei um tutorial que o Galactus passou (http://idsorocaba.batemacumba.net/index.php?n=Main.InstalacaoLTSP5NoUbuntu1004Lucid), mas quando executo:
Código: [Selecionar]
/etc/init.d/dhcp3-server restartDá o seguinte erro:
dhcpd self-test failed. Please fix the config file.
The error was:
Internet Systems Consortium DHCP Server V3.1.3
Copyright 2004-2009 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit https://www.isc.org/software/dhcp/
/etc/dhcp3/dhcpd.conf line 18: unknown option dhcp.domain-name-serversefault-lease-time
option domain-name-serversefault-lease-time 600;
       ^
Configuration file errors encountered -- exiting


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #12 Online: 02 de MAR?O de 2012, 15:08 »
tente mudar de "domain-name-serversefault-lease-time" para "domain-name-servers-default-lease-time".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #13 Online: 02 de MAR?O de 2012, 15:44 »
Realizei as alterações, ficando:

                       

#
# Sample configuration file for ISC dhcpd for Debian
#
# Attention: If /etc/ltsp/dhcpd.conf exists, that will be used as
# configuration file instead of this file.
#
# $Id: dhcpd.conf,v 1.1.1.1 2002/05/21 00:07:44 peloy Exp $
#

# The ddns-updates-style parameter controls whether or not the server will
# attempt to do a DNS update when a lease is confirmed. We default to the
# behavior of the version 2 packages ('none', since DHCP v2 didn't
# have support for DDNS.)
ddns-update-style none;

# option definitions common to all supported networks...
option domain-name "ltsp";
domain-name-servers-default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Inicar PC sem HD através da rede com um outro PC com Ubuntu
« Resposta #14 Online: 07 de MAR?O de 2012, 12:23 »
Olá novamente zek, bom, continua dando erro, e ahh, desculpa a demora, mas é que só tenho acesso aos computadores quarta e sexta-feira, bom, irei descrever passo a passo minha configuração:

Citar
#nano /etc/network/interfaces
Ficou assim:
Citar
auto eth1
iface eth1 inet static
        address   192.168.30.1
        netmask   255.255.255.0
        network   192.168.30.0
        broadcast 192.168.30.255
E após o camando:
Citar
#/etc/init.d/networking restart
Aparece isso:
Citar
* Reconfiguring network interfaces...                                SIOCSIFADDR: No such device
eth1: ERROR while getting interface flags: No such device
SIOCSIFNETMASK: No such device
SIOCSIFBRDADDR: No such device
eth1: ERROR while getting interface flags: No such device
eth1: ERROR while getting interface flags: No such device
Failed to bring up eth1.
                                                               [ OK ]

Bom, talvez o problema esteja nesse primeiro passo, essa última mensagem, o que ela quer dizer?

Percebi que ao intalar o ltsp-server-standalone, aparece a seguinte mensagem:
Citar
Configurando ltsp-server-standalone (5.2.1-0ubuntu9) ...
 * Stopping DHCP server dhcpd3                                 [fail]
 * Starting DHCP server dhcpd3                                         * check syslog for diagnostics.
                                                               [fail]
???
Abraços  :)
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 12:29 por jorge505 »