Autor Tópico: Deletei o arquivo mais nao liberou espaço em disco... E agora???? (RESOLVIDO)  (Lida 14030 vezes)

Offline ivandroconradi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • User Ubuntu 8186
    • Ver perfil
    • Wiki Ivandro
Eai galera...
     Ta acontecendo o seguinte aqui.
Dois meses atraz mudei minha home que estava na hda1 ext3 para a particao reiserfs hdb1, notei que o espaço que ela ocupava de 15GB na hda1 nao tinha sido liberado e mesmo assim nao dei importacia... Ontem efetuei um backup de varios arquivos para a particao onde esta minha home (hdb1 reiserfs) depois de restaurar o backup sisplismente cliquei em cima do arquivos .tar de 35GB e precionei a tecla delete  ??? e novamente aconteceu...

antes de eu fazer o backup a particao (hdb1 reiserfs) estava com 24GB, depois de gravar o backup ela foi para 59GB.
agora mesmo depois de ter eliminado o arquivo do backup de 35GB ela continua com 59 e quando tento copiar arquivos para a particao ele mostra msgs de erro...

Uque pode estar acontecendo? Tem algo que posso fazer sem ter de formatar a particao?

Grato...

OBS: Pensei que depois de reiniciar o sistema ele poderia voltaria ao normal... :) Mais nao! tive que entrar com o livecd e deletar alguns arquivos da home para liberar espaço e o sistema iniciar pq faltou espaço...
« Última modificação: 15 de Agosto de 2006, 12:31 por ivandroconradi »
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
Comece aqui http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui
http://wiki.ubuntubrasil.org/Ivandro_Conradi

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Deletei o arquivo mais nao liberou espaço em disco... E agora????
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:45 »
Quando você deleta algum arquivo, ele envia para uma pasta chamada .trash (oculta). Abra o nautilus e aperte CTRL + H para exibir os arquivos e pastas ocultas. Você vai achar a pasta. Aí, é só apagar o conteúdo dela.

Tive problemas com meu pen drive por isso também.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Deletei o arquivo mais nao liberou espaço em disco... E agora????
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:50 »
Só complementando o mrbin, caso tenha deletado com o sudo
você deve limpar a lixeira do /root
caso não queira usar operações de terminal basta abrir o nautilus pelo sudo verificar a lixeira.

mrbin eu para não passar por este tipo de problema "use com moderação" ative o comando expluir que não usa a lixeira do nautilus é só dar uma procurada nas preferências dele.
eu só o utilizo para arquivos do meu Mp3 player e arquivos grandes que só utilizo uma vez.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2006, 11:57 por Xterminator »

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Deletei o arquivo mais nao liberou espaço em disco... E agora????
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2006, 11:53 »
Xterminator, valeu pela dica! Mas já me habituei a lidar com o .trash. É um recurso a mais de segurança nos dados.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline ivandroconradi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • User Ubuntu 8186
    • Ver perfil
    • Wiki Ivandro
Re: Deletei o arquivo mais nao liberou espaço em disco... E agora????
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2006, 12:19 »
 :D Show!!! Verifiquei a minha pasta .Trash e esta vazia... mais a do root tem um monte de arquivos! hehehehehehhe sabe pq quando troquei a home de particao.... delete a home antiga e ela tbm ta aki na .Trash do root....
Valew Mrbin e Xterminator...
Abraços!!!
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português?
Comece aqui http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui
http://wiki.ubuntubrasil.org/Ivandro_Conradi

Offline franzmeyer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Estou com o mesmo problema tentei as solucões acima, mas não consegui liberar o espaço no meu HD.
Não consigo encontrar essa pasta a .thash no meu pc. Álguem tem alguma dica?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Essa pasta só é usada quando o arquivo é apagado usando um gerenciador de arquivos. Arquivos apagados na linha de comando vão diretamente para o limbo.

O nome da pasta é ".Trash" (talvez em minúsculas). Você chegou a observar se não é outro diretório que está comendo espaço livre em seu HD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D