Pois é, não é útil ser anti-windows, eu sou professor, e trabalho com os mais variados publicos, desde crianças até idosos. E a minha empresa trabalha ( em sua grande maioria) com Windows, windows tem bons programas, tem uma gama ampla de apps para instalação, é bem compativel, tem seus problemas é verdade, mas de fato... não é ruim. Fato também é que estou introduzindo o SL por aqui, e percebe que quem não entende de informática é ensinado desde o principio com o Linux, Ubuntu no caso, ele é um sistema fácil de usar , configurar, personalizar e muito raramente trava, também é bem compativel com os hardwares do mercado e claro é de graça, não pega virus e etc... bons argumentos. Os dois sistemas são bons, lembro que logo que comecei a usar Linux Ubuntu, entrei na onde do pessoal que chamava o windows de Rwindows e por ai vai, hoje tenho uma opinião diferente. Considero os dois SO úteis, mas nao deda deixo de fazer nada por usar o Ubuntu. Infelizmente as pessoas ainda tem um pouco de receio ou preconceito quando falamos de Linux, mas veja bem heheh e, instalei o 10.04 numa máquina, personalizei com alguns temas, emerald, compiz, gnomenu e etc.. ficou a cara do Win 7, coloquei um papel de parede com o Windows 8 e mostrei
a alguns alunos "a nova versão do windows" , a maioria achou muito legal, queria instalar no computador, janelas gelatinosas, cubo, Woww =P
Em fim, Linux é otimo, e windows não é péssimo.