Autor Tópico: 11.10 tem uma interface impressionantemente ruim ou eu sou o único a achar isso?  (Lida 10212 vezes)

Offline mmms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Não é o único, amigo. Eu também achei o Unity uma porcaria. Eu tentei *varias* vezes me adaptar, mas não dá.

Também estou no time dos que não gostaram. E olha que tentei muito me adaptar.

Verdade eu voltei para o 10 com certeza.
Att,
Mateus Medeiros Mendes

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Estava muito feliz com a versão 10.4 e 10.10  usando o Compiz.

Até que soltaram esse Unity o qual detestei por inúmeros motivos. Perco um tempão tentando achar algo, janelas que teimam em ficar onde não quero, coisas que somem,  enfim, nada prático.

Mas parece que decidiram mesmo em transformar o desktop em um celular gigante, então fazer o que... Fica horrível usar isso em um desktop, e ainda pior no netbook. E ainda ficou lento (não dá pra entender, pois o 10.4 com o mesmo Compiz era bem ágil)

Depois de me cansar de ficar desativando Unity ou logando com interface clássica e os problemas que isso gerava (pois sempre ficava alguma coisa sem funcionar, como bordas que somem, menus que somem e etc), voltei pro 10.4 (que acho ainda melhor que o 10.10)






Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Me adaptei ao Unity e gnome-shell, tanto é que no netbook n270 usava xubuntu + unity-2d + gnome-shell, comprei um Pavilon com placa vision e dual core, nele Unity-2d e Gnome-shel rodam tranquilo, ainda tenho o Xubuntu e raramente uso o unity-3d.
Neste momento estou com o g-shell + cairodock igual a barra do unity, está quase perfeito, só gostaria de desativar o botão "Atividades" quando passamos o mouse nele, muitas vezes abre o dash sem querer.
No 12.04 as coisas estão ainda melhores, alguma personalização por padrão, maior estabilidade, velocidade e menor consumo de ram, isso vale para o gnome3 e gnome-shell também.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
É pessoal, reclama-se muito do Unity, mas se fosse o gnome 3 poderia ser igual ou pior(em nível de reclamação). O gnome na minha opinião foi quem começou com tudo isso. Acredito que o Unity ficaria mais tempo, pelo menos, nas versões(até então) netbook remix, ou no desktop como segunda opção pra quem quisesse testar. Mas não, estava bom de mais para ser verdade, o pessoal que desenvolve o gnome inventou moda. Nisso não teve como ter tempo de deixar o Unity mais aceitável para as versões desktop, caso fosse a intenção.

De todo modo, com ou sem gnome 3, a reclamação cairia em cima do Ubuntu, uma vez que alguns(incrível como Linux para usuário final ainda é mal visto por alguns linuxers) já procuravam motivos para falar mal da distro, infelizmente muitos por vezes sem querer tem dado atenção demais a estes.
Rodei o gnome 3 no meu desktop e não entendi o por que de criar aquilo através de um live cd do Fedora(15) e, sem levar em consideração minha preferência: o Ubuntu não teve escolha e se teve o tempo mostrará se acertou. Por hora, os 2 são ainda novos, existem muitas coisas a serem acertadas.

Um ponto positivo para o Unity: já rodo pelo menos na versão 2D desde que foi lançado no 11.04. Já o gnome, parece que agora no 3.4 ele rodaria no meu note. Sim! rodaria, em teoria, pois tentei e não consegui. Talvez com um pouco mais de conhecimento avançado eu conseguiria.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
... Já o gnome, parece que agora no 3.4 ele rodaria no meu note. Sim! rodaria, em teoria, pois tentei e não consegui. Talvez com um pouco mais de conhecimento avançado eu conseguiria.

Você testou o GNOME 3.4 como? Com a ISO de testes oficial?

Qual seu adaptador de vídeo? VIA, SIS?

O meu é VIA e o GNOME Shell já roda nele. Pesado, mas roda :)

Ver http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/04/gnome-shell-sem-driver-3d.html
« Última modificação: 06 de Abril de 2012, 21:34 por rodrigo.miguel »

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
... Já o gnome, parece que agora no 3.4 ele rodaria no meu note. Sim! rodaria, em teoria, pois tentei e não consegui. Talvez com um pouco mais de conhecimento avançado eu conseguiria.

Você testou o GNOME 3.4 como? Com a ISO de testes oficial?

Qual seu adaptador de vídeo? VIA, SIS?

Não, foi pelo repositório do Ubuntu 12.04 mesmo(pensei que fosse a mesma coisa), mas na realidade já fiz com pouca vontade. De todo jeito não faria diferença, foi só por curiosidade. A placa é da SiS.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
... De todo jeito não faria diferença, foi só por curiosidade. A placa é da SiS.

Olha, não é a mesma coisa não...

Os desenvolvedores do Ubuntu provavelmente alteraram a implementação para não utilizar o driver llvmpipe (para evitar problemas com o Unity 3D e 2D).

Recomendo que você faça o download da imagem oficial e faça um teste. Você pode se surpreender: http://ftp.gnome.org/pub/GNOME/misc/promo-cd/

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Citar
Os desenvolvedores do Ubuntu provavelmente alteraram a implementação para não utilizar o driver llvmpipe (para evitar problemas com o Unity 3D e 2D).
Humm, pode crer. Obrigado pela resposta. Quando der eu baixo para ver como está. Valeu.

Offline leandro842

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Ubuntu - Linux for Human Beings!
    • Ver perfil
Flávio, eu também não gostei muito no Unity. Se o seu sistema operacional estiver atualizado, na tela de login clicando na engrenagem irão aparecer outras opções de interface. Tente carregar o Gnome 3D, eu particularmente achei muito mais agradável e estável que o unity.
MB: Asus P5KPL-AM, CPU: Core2Duo E8400 3.00Ghz (OC 3,6Ghz), RAM: Kingston 2x2GB DDR2 800Mhz, HD: Maxtor 7200 RPM 320 GB Sata II, GPU: GeForce 9400 GT (1280x720), Drive: Samsung SH-222AB, Rede: ADSL 10 Mb/s Down / 800 Kb/s Up, OS: Ubuntu Oneiric Ocelot 11.10 AMD 64 / Windows XP Professional x86.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Quando eu vi o Unity e o Gnome3 a primeira coisa que pensei foi: mais que droga é essa?
Mas depois.... fui usando, usando, insistindo, insistindo e de tanto insistir, devo dizer....., que maravilha, mas que greguice me aprontaram dessa vez.
Não desisto fácil, mas ainda me pergunto: What a hell is going on?

Após implantarem o ubuntu 11.10 (que já usava ubuntu 8.04) em 20 computadores de uma imobiliária, fui chamado para voltar tudo pra windows.
Não queriam nem voltar pro 8.04 devido a atualização. Queriam o windows mesmo.
Antes disso, convenci a fazerem um teste com o KDE. Bastaram 3 dias e me falaram que estava tudo perfeito agora.
Para um novo usuário, acredito que ele terá uma experiência melhor com o KDE que o Gnome3 e Unity.
Pra mim, tentaram por mais umas 3 rodas no carro e agora tá difícil de dirigir. Com o tempo uns se acostumam, mas pra mim, carro de 7 rodas não dá.

A interface pode ter o mérito e o demérito que for, mas poxa, não tirem a minha liberdade.
Me empurram um designer fechado.
Ah, o designer... Se essa equipe fosse da china, meu amigo... Lá os caras não brincam...

Com o gnome2 eu fazia o que eu queria, só faltava o bicho me servir café na cama e me chamar de amor!
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=39999.0

Essa nova interface veio pra ficar, fazer o que. No entanto, que fique com os outros, comigo não da, sorry.

Hoje, se me mandarem escolher Windows ou Unity, vou pro windows na boa.
Na minha opinião, o gnome2, kde, xfce, e até o ambinte gráfico da microsoft é melhor.
Sério, a microsoft vem na mesma balada desde o windows 95, sem grandes novidades, só uma transparência aqui, outra ali, efeito nisso, naquilo... O resto é igual... e sabe por que não mudam radicalmente, por que são espertos, por que é muito bom... Ou acreditam na Microsoft não existem estudos, designers, pessoas capacitadas para dar ao mercado o que ele precisa.
O conceito tem aceitação, o layout é simples, tudo bem localizado, de fácil adaptação...
Posso não gostar ou utilizar o windows, mas o windows 7 tem uma boa interface, um belo designer e o mais importante, as coisas continuam no mesmo lugar.
Olha só, o usuário:
Saiu do 98 e foi pro Millenium
Saiu do Millenium e foi pro XP
Saiu do XP e vai pro vista.
Saiu do Vista e foi pro 7.
Sem muitas reclamações ou grandes dificuldade de adaptações.
Não estou falando que esses Sistemas são bons, por que não são. O Windows ME então... Só quem usou sabe...

Já no linux, seus usuário vinham fazendo a mesma coisa, mais feliz a cada atualização.
Derepente, Gnome3 e Unity.
Começa reclamação, Alguns trocam de interface indo para o KDE, XFCE....
Outros tentam voltar ao Gnome2.
Outros conseguem se adaptar e passam a defender.
Outros se adaptam mas ainda defendem uma revisão dessa interface.
Outros pedem uma mudança de designer e conceito, voltando mais da simplicidade de outrora.

Sinceramente, o fato de existir essa discussão mostra inegavelmente que algo deu errado e que algo foi mal pensado.
Um erro que nem mesmo a Microsoft cometeu ao longo de seus anos.
Podemos defender, apedrejar, mas negar que algo não foi feito certo é negar a lógica.
Há muito tempo que não vejo um bla bla bla desses...
As vezes a paixão atrapalha e nos faz querer negar uma verdade inconveniente...
« Última modificação: 08 de Abril de 2012, 16:28 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
... Sério, a microsoft vem na mesma balada desde o windows 95, sem grandes novidades, só uma transparência aqui, outra ali, efeito nisso, naquilo... O resto é igual... e sabe por que não mudam radicalmente, por que são espertos, por que é muito bom...
...Olha só, o usuário:
Saiu do 98 e foi pro Millenium
Saiu do Millenium e foi pro XP
Saiu do XP e vai pro vista.
Saiu do Vista e foi pro 7.
Sem muitas reclamações ou grandes dificuldade de adaptações.
...Um erro que nem mesmo a Microsoft cometeu ao longo de seus anos.

Parece que você ainda não ouviu falar e nem viu o Windows 8...

E é falso dizer que ninguém reclamou quando saiu do XP e foi pro Vista.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
... Sério, a microsoft vem na mesma balada desde o windows 95, sem grandes novidades, só uma transparência aqui, outra ali, efeito nisso, naquilo... O resto é igual... e sabe por que não mudam radicalmente, por que são espertos, por que é muito bom...
...Olha só, o usuário:
Saiu do 98 e foi pro Millenium
Saiu do Millenium e foi pro XP
Saiu do XP e vai pro vista.
Saiu do Vista e foi pro 7.
Sem muitas reclamações ou grandes dificuldade de adaptações.
...Um erro que nem mesmo a Microsoft cometeu ao longo de seus anos.

Parece que você ainda não ouviu falar e nem viu o Windows 8...

E é falso dizer que ninguém reclamou quando saiu do XP e foi pro Vista.

E certamente ele não soube da chiadeira no lançamento do KDE 4, esse tipo de reclamação já passou da hora, sempre a mesma coisa, para mim isso é trollagem.
Usuário Linux- 449417

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Citar
Parece que você ainda não ouviu falar e nem viu o Windows 8...
E é falso dizer que ninguém reclamou quando saiu do XP e foi pro Vista.
Não é falso não, é verdadeiro sim. Estou falando da interface, que é um recurso do S.O e não do próprio S.O.
O S.O foi amplamente reprovado, já a interface, da qual estamos falando, não.

Do windows 8 apenas ouvi falar, parece que muita coisa deve mudar, mas como não vi, não posso mesmo opinar.
Do XP para o Vista, eu tive de fazer essa alteração na empresa, foram mais de 5000 computadores.
Do vista para o 7, a mesma quantidade.
Tive problemas com aplicações, hardware, precisamos de mais memória... mas NÃO havia reclamações da interface.
Quem tinha XP queria deixa-lo com a cara do Vista.

As reclamações eram muitas com relação a mudança do XP para o vista:
Periféricos que funcionavam no XP e não no vista.
Reclamação dos desenvolvedores de softwares que precisaram rever aplicativos devido a Produtividade das aplicações no Vista.
Reclamação dos desenvolvedores de drivers para seus hardware.
Era muito mais pesado que o xp, que rodava até bem com 256/512M de memória.
Todos diziam que a interface do Vista era boa, prática e bonita de ser ver, mas o S.O não funcionava, por isso a frase (Vista, prático e bonito de se olhar, horrível pra trabalhar). Não podemos comparar com o caso atual, que é justamente o inverso.

Cara, temos de ser sinceros, as reclamações com o vista em nada tinha a ver com a interface, e sim com o Sistema Operacional que não funcionava como devia, era mais pesado, lento e tinha problemas de compatibilidade de hardware e aplicações, coisas que antes não existia no XP.

Reclamava-se do S.O, não da interface.
No caso do Unity e Gnome3, ninguém está reclamando do S.O, nem dos recursos ou aplicações do S.O, estão reclamando unica e exclusivamente da interface e alguns de seus recursos ou falta deles.

Descordo de você Ioca100, traçar um paralelo entre a reclamações com a interface e reclamações com um S.O que não funcionava é, no mínimo, absurdo.
S.O é S.O, interface é interface.
As criticas ao vista não eram sobre a interface, diziam respeito ao S.O. portanto, não se aplica a esse caso e por isso afirmo que a microsoft não errou com a interface do XP, Vista e 7, que tiveram excelente aceitação, já o S.O é outra história.


Citar
E certamente ele não soube da chiadeira no lançamento do KDE 4, esse tipo de reclamação já passou da hora, sempre a mesma coisa, para mim isso é trollagem.
Já as reclamações do KDE era com relação a Bugs, falta de plugins, falta de opções para personalização, aplicativos nativos... Não eram com relação ao funcionamento, design e funcionamento, mas sim pela falta de opção de personalização (mesmo pecado do caso atual), pelos bugs encontrados, etc...
Pode-se até traçar um paralelo, mas as pessoas não estão reclamando de bugs, ou de personalização, as pessoas estão reclamando mesmo é das funcionalidades, reclamam por não conseguir usar a interface, que não está prática e que não podem deixa-lá prática.

Desculpa mas pra mim, praticidade é tudo.
Pegue um usuário leigo e peça para usar por 3 dias a interface do Kde, Unity e Explorer e depois mande-o escolher. A sua escolha indicará qual interface é prática.

Na imobiliária onde instalei o KDE, o dono estava decidido a comprar 20 licenças windows para não usar o Unity.
Conheço usuários que simplesmente deixaram o Ubuntu e depois da comunicação que o Kubuntu iria parar, passaram para outra distro.
Isso por que disseram que instalar o Kde dos repositórios da uns buguizinhos chatos aqui e ali.
Isso não é pura trollagem, sorry, mas não é, não estão reclamando de bug, de aplicativos nativos, reclamam apenas que a interface não se vende e por isso acredito que nem mesmo podemos traçar paralelos entre as reclamações com o Kde4 e o Unity.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Todos diziam que a interface do Vista era boa, prática e bonita de ser ver...

É justamente isso que é falso!

Só um link pra desmentir parte do que você escreveu: http://www.informationweek.com/news/201001268

Podia até ser bonita, mas...

PS: quem disse que o Kubuntu ia parar falou mais besteira que você...
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, 17:28 por rodrigo.miguel »

Offline Davidr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Certo. Em resumo, o problema é a mudança. Bom, sabe-se que o gnome-panel do Ubuntu 12.04 é muito parecido com o gnome 2 classico, com a diferença de ser o gnome 3 clássico modificado: http://www.ubuntubrsc.com/ubuntu-12-04-traz-gnome-classic-parecido-com-gnome-2.html

Ok, problema acredito que sanado ou pelo menos em muito, amenizado, uma vez que quem vem do 10.04 e até mesmo quem vem usando as últimas versões pode ficar tranquilo enquanto às mudanças!

Próximo?  ;)
« Última modificação: 09 de Abril de 2012, 18:01 por Davidr »