Antes demais olá a todos,
Eu sou um perfeito novato em Linux, se considerar-mos que tenho 37 anos, 20 deles dedicados á minha paixão e amor que é a informática, possivelmente chegaremos á conclusão de que já era tempo de usar o " Linux ".
Se não me engano este é o meu segundo post em um Forum " Linux ". O primeiro foi ontem no forum dos colegas do openSUSE com mais ao menos o mesmo conteudo que este.
Bom, eu era um fervente apoiante da M$ até anteontem, dia em que tive conhecimento de que eles iam usar o " Sistema Metro " em seu novo Sistema operativo, e sem darem sequer a opção ao usuário, de escolher se prefere o novo sistema Metro, ou, o nosso belo velhinho sistema de Janelas.
Resumindo, me sinto traido pela M$.
Resultado, sou obrigado a usar um Sistema Operativo, no qual não fui capaz de me conectar á internet á cerca de 20 anos atrás sózinho sem ter de pedir ajuda a ninguem. ( Também não sabia a quem pedir )
Como não fui capaz de me conectar, "embirrei" com o Linux (e seus "derivados" e/ou "companheiros" tais como o PHP, My SQL, etc ... ) durante cerca de 20 anos, birrinha essa que durou até anteontem.
Ontem e Hoje, após ter pesquisado um pouco sobre o Linux fiquei sem saber qual distribuição usar.
Por essa razão então, postei um comentário ontem nos colegas do openSUSE e hoje estou a postar aqui no forum Ubuntu.
Gostava então que caso fosse possivel, de alguma orientação ou ajuda de vossa parte, pois eu estou completamente perdido.
Imagino que neste momento a vossa pergunta será: Em que preciso de ajuda ? ou, de que forma me podem ajudar ?
Bom, abaixo teem uma pequena descrição minha. O meu trabalho, os meus gostos, etc ... O que gostaria é que alguem que conheça bem o Linux me possa dar umas dicas de qual a melhor forma de começar.
Eu sou Webmaster freelancer. Ganho a vida fazendo sites internet para pessoas e empresas. Dentro das centenas de Profissões dentro do nosso mundo virtual a Profissão de Webmaster foi aquela que me pareceu a mais adaptada ás minhas expetativas e sonhos de criança.
Não sou formado, nem tenho qualquer curso técnico alem dos famosos cursos de Windows, Excell, DBase III, etc etc que á cerca de 18/20 anos estavam na "moda". Cursos esses que como sabem não servem de nada, a não ser para deitarmos dinheiro fora.
O que sei, aprendi ao longo dos anos, lendo, lendo, e passando noites e noites a fio olhando para o computador admirando linhas e linhas de caracteres desfilando.
Sou do tempo do ms-dos, os primeiros passos na programação dei com o basic. Porém, não tive o prazer de ter conhecido a antiga BBS.
Hoje no meu dia-a-dia no trabalho uso softwares como o M$ WebMatrix e o M$ Visual Studio 2010 Express.
A nivel pessoal e de lazer, faço parte do projeto Seti@home incluido na Plataforma Boinc.
Tenho vontade também de me especializar em uma determinada linguagem, porem, ainda não me decidi em qual. Gostava de aprender Cobol, Python, enfim ... uma linguagem mais de nivel técnico, e não uma linguagem " Web ".
Porém, estou completamente perdido aqui no linux !
Não conheço os nomes dos softwares, por isso não sei quais se adaptam melhor ao meu trabalho. Pelas mesmas razões de não conhecer os nomes dos softwares e suas funções, não sei qual será "aquele" software que me "viciarei" e me colocarei ao serviço da Comunidade ajudando no desenvolvimento, etc etc ....
Finalizando este post que já vai sendo um pouco longo, gostaria então de umas dicas, ideias, etc .... tipo, experimenta isto, talvez te desses bem com aquilo, etc etc etc ....
Espero então que me tenha feito entender, e ficarei no aguardo de dicas e sugestões vossas.
obrigado e até breve =)