Autor Tópico: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )  (Lida 18972 vezes)

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Online: 07 de MAR?O de 2012, 20:47 »
Antes demais olá a todos,
 
Eu sou um perfeito novato em Linux, se considerar-mos que tenho 37 anos, 20 deles dedicados á minha paixão e amor que é a informática, possivelmente chegaremos á conclusão de que já era tempo de usar o " Linux ".

Se não me engano este é o meu segundo post em um Forum " Linux ". O primeiro foi ontem no forum dos colegas do openSUSE com mais ao menos o mesmo conteudo que este.
  
Bom, eu era um fervente apoiante da M$ até anteontem, dia em que tive conhecimento de que eles iam usar o " Sistema Metro " em seu novo Sistema operativo, e sem darem sequer a opção ao usuário, de escolher se prefere o novo sistema Metro, ou, o nosso belo velhinho sistema de Janelas.

Resumindo, me sinto traido pela M$.
 
Resultado, sou obrigado a usar um Sistema Operativo, no qual não fui capaz de me conectar á internet á cerca de 20 anos atrás sózinho sem ter de pedir ajuda a ninguem. ( Também não sabia a quem pedir )
 
Como não fui capaz de me conectar, "embirrei" com o Linux (e seus "derivados" e/ou "companheiros" tais como o PHP, My SQL, etc ... ) durante cerca de 20 anos, birrinha essa que durou até anteontem.
 
Ontem e Hoje, após ter pesquisado um pouco sobre o Linux fiquei sem saber qual distribuição usar.
Por essa razão então, postei um comentário ontem nos colegas do openSUSE e hoje estou a postar aqui no forum Ubuntu.

Gostava então que caso fosse possivel, de alguma orientação ou ajuda de vossa parte, pois eu estou completamente perdido.
 
Imagino que neste momento a vossa pergunta será: Em que preciso de ajuda ? ou, de que forma me podem ajudar ?

Bom, abaixo teem uma pequena descrição minha. O meu trabalho, os meus gostos, etc ... O que gostaria é que alguem que conheça bem o Linux me possa dar umas dicas de qual a melhor forma de começar.
 
Eu sou Webmaster freelancer. Ganho a vida fazendo sites internet para pessoas e empresas. Dentro das centenas de Profissões dentro do nosso mundo virtual a Profissão de Webmaster foi aquela que me pareceu a mais adaptada ás minhas expetativas e sonhos de criança.

Não sou formado, nem tenho qualquer curso técnico alem dos famosos cursos de Windows, Excell, DBase III, etc etc que á cerca de 18/20 anos estavam na "moda". Cursos esses que como sabem não servem de nada, a não ser para deitarmos dinheiro fora.

O que sei, aprendi ao longo dos anos, lendo, lendo, e passando noites e noites a fio olhando para o computador admirando linhas e linhas de caracteres  desfilando.

Sou do tempo do ms-dos, os primeiros passos na programação dei com o basic. Porém, não tive o prazer de ter conhecido a antiga BBS.

Hoje no meu dia-a-dia no trabalho uso softwares como o M$ WebMatrix e o M$ Visual Studio 2010 Express.

A nivel pessoal e de lazer, faço parte do projeto Seti@home incluido na Plataforma Boinc.

Tenho vontade também de me especializar em uma determinada linguagem, porem, ainda não me decidi em qual. Gostava de aprender Cobol, Python, enfim ... uma linguagem mais de nivel técnico, e não uma linguagem " Web ".

Porém, estou completamente perdido aqui no linux !
Não conheço os nomes dos softwares, por isso não sei quais se adaptam melhor ao meu trabalho. Pelas mesmas razões de não conhecer os nomes dos softwares e suas funções, não sei qual será "aquele" software que me "viciarei" e me colocarei ao serviço da Comunidade ajudando no desenvolvimento, etc etc ....

Finalizando este post que já vai sendo um pouco longo, gostaria então de umas dicas, ideias, etc .... tipo, experimenta isto, talvez te desses bem com aquilo, etc etc etc ....

Espero então que me tenha feito entender, e ficarei no aguardo de dicas e sugestões vossas.

obrigado e até breve =)

« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 20:50 por Neo_Pt »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2012, 21:20 »
veja uma lista de programas equivalentes linux vs windows
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Programas-equivalentes-Linux-vs-Windows
http://mosel.estg.ipleiria.pt/files/tabela_equivelentes.html

sou usuario de  desktop e tudo que preciso tem no linux
se não tem lista basta digitar no google "equivalente x no ubuntu / linux"
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 21:22 por clodoaldops »

Offline Daniel San

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • Daniel San
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2012, 21:56 »
Olá, seja bem vindo ao mundo Linux.

Acredito que você vá gostar.. basta ter um "pouco de paciência" para acostumar com os aplicativos equivalentes em ambiente linux aos do "M$ Janelas"

Bem, uso o Ubuntu e Linux no geral desde 2007~2008. Já passei muito aperto. Mas foi de muita valia e aprendizado. Vou "aconselhar" aplicações para ambientes Gnome / Unity, que é a realidade que vivo.

Como você retratou que trabalhar com web, e eu também "trabalho". Ti aconselho os seguintes programas:

1. Editor de Linguagens (php, java, jsp, css, html, python etcs)
Bem, você pode usar o Bluefish e seus plugins
2. Editor visual de (x)HTML
Simples, porém bem "poderoso" KompoZer
3. Programa para vetorização de imagens
Inkscape, é o equivalente ao Corel. Você pode pegar umas dicas aqui: http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil
4. Edição de imagens
Gimp, ele por si fala muito
5. IDE 'mais complexa e poderosa' para desenvolvimento
Eclipse + Plugins, vai depender do que você programa.
Você pode usar o netbeans também.
5.1 Aconselho instalar o Oracle JDK e configurar as váriaveis de ambiente.
6. Ambiente de Controle de SVN
Particularmente uso o SVN Workbench (escrito em python), mas também uso os comandos via terminal
7. Modelagem e administração de Bancos MySQL
MySQL Workbench, basta pegar o pacote no portal do projeto e instalar via
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i pacote.deb
Qualquer coisa, é só falar que tento ajudar da forma que posso.

Bem vindo...
Ubuntu Counter #32632 | Linux Counter #541950
----------
Não tiro dúvidas por MP, poste no fórum e compartilhe seu problema/solução com os outros.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #3 Online: 07 de MAR?O de 2012, 21:57 »
Olá Neo_Pt, bom, falarei sobre alguns programa que utilizo e tenho uma certa experiência  :)
Bom, ainda não utilizo linguagem de programação, então não posso citar programas, mas para linguagem da web utilizo o Aptana Studio (existem inúmeros outros), mas o que eu mais me identifiquei foi com esse, inicialmente ele é um programa multiplataforma, está em constante desenvolvimento e tudo mais... Possui um certo nível de personalização, organização das janelas, cores e tudo mais, sendo atualizado para HTML5 e CSS3, possui também suporte para javascript e php, além de outra linguagens... O site oficial é esse: http://www.aptana.com/
Para edição de imagens utilizo o GIMP, um excelente programa de edição, completo e em desenvolvimento constante, fácil de se utilizar e tudo mais (http://www.gimp.org/)... Para vetorização utilizo o Inkscape, da mesma forma, completo e em desenvolvimento, ótimas ferramentas e opções para a vetorização (http://inkscape.org/)... Para criação de imagens/animações/jogos em 3D há o famoso Blender 3D (http://www.blender.org/), bom, a sua fama não é pouca, e ela se deve a sua qualidade e poder para criação em 3D.
É isso colega, espero ter ajudado, e falando em M$, testei hoje a versão Consumer Preview, e... Achei algumas opções um tanto parecidas com o Unity, como a barra lateral que possui algumas opções, como pesquisar programas, mas eles inovaram, colocaram-na no lado direito da tela ;D
Abraços
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 22:14 por jorge505 »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #4 Online: 07 de MAR?O de 2012, 22:05 »
@ Daniel San
Acho que falar de cara em "linhas de comando" para quem acaba de chegar no mundo GNU/Linux-Ubuntu é um tanto complicado. ??? Principalmente, com apenas essa linha de comando ele não vai conseguir instalar nenhum programa, a não ser, que ele esteja dentro da pasta onde está o arquivo, e isso via terminal... um tanto complexo para um iniciante, mas nada que um pouco de estudo, prática e como dito acima, paciência, não se resolva!

@ Neo_Pt
Seja bem vindo e fique a vontade para tirar suas dúvidas.  Grande vantagem do mundo GNU/Linux, em especial, Ubuntu, é que é uma comunidade altamente receptiva e sempre disposta a ajudar àqueles que realmente desejam aprender e migrar para o lado da Luz da força da Informática.
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 22:10 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 22:19 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Daniel San

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • Daniel San
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #6 Online: 07 de MAR?O de 2012, 22:24 »
@jkmsjq

Concordo na questão da linha de comando, mas tipo, só dei uma dica, pois sei que o package.deb do MySQL workbench dá um erro com a Central de Programas do Ubuntu.

Mas falei, "acreditando" que com tanto tempo de uso em M$ ele já saiba o básico via prompt, e adaptar-se para o terminal é 2 pulos.. rsrs

Mas é isso ai.

@Jorge505

O Aptana é desenvolvido a partir do Eclipse, existe um plugin do aptana para o eclipse, que implementa boa parte das funcionalidades existentes no Aptana.
Para quem programa web, principalmente com o PHP tem o Zend Studio, porém é pago.

@Clodoaldops

A depender do que você programar, com certeza tem um aplicativo equivalente aqui no "mundo pinguim" que lhe ajudará.
Ubuntu Counter #32632 | Linux Counter #541950
----------
Não tiro dúvidas por MP, poste no fórum e compartilhe seu problema/solução com os outros.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #7 Online: 07 de MAR?O de 2012, 22:38 »
Falando sobre comandos, aqui tem uma pequenas lista de alguns comandos populares e constantemente utilizados:
http://parruda.net/2009/07/13/linux-os-15-comandos-que-os-iniciantes-precisam-saber/

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #8 Online: 07 de MAR?O de 2012, 23:26 »
Bem, devo confessar que não esperava uma recepção tão calorosa da vossa parte. Lógico que um dois 3 feedbacks sempre queremos ter mas confesso que não esperava que fossem tão completos e tão rapidamente prestativos.

Muito obrigado a todos. Posso dizer que já me conseguiram fazer sentir em casa. Obrigado.

Bom, relativamente ao assunto em questão, não precisamos fazer faculdade para sabermos que tenho no minimo muita leitura pela frente.

Das dicas, sugestões e comentários que surgiram até agora houve três que acertaram na mosca relativamente aos meus conhecimentos e também digamos para a direção que pretendo seguir. Esses três foram o @clodoaldops ( para a vertente trabalho ) e @jkmsjq e @jorge505 ( para a vertente aprendizado e desenvolvimento ).

Vou então ler atentivamente tudo o que me foi sugerido por todos vcs sem distinções, e um outro dia com certeza que estarei de volta.

Mais uma vez obrigado a todos pela recepção ao Linux/Ubuntu e claro, claro, toda a ajuda é sempre bemvinda.

Um Abraço a todos e até breve =)
« Última modificação: 07 de MAR?O de 2012, 23:33 por Neo_Pt »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #9 Online: 08 de MAR?O de 2012, 11:39 »
O amigo chegou no Linux em um processo de mudança drástica de interface gráfica. O Ubuntu passou a adotar o Unity. O OpenSuse usa principalmente o Gnome-Shell.

São experiências tão distantes do comum como é o Metro.

Por sua sorte você pode escolher entre diversas interfaces no Linux. Então recomendaria ver o Kubuntu (interface KDE) e o Linux Mint (Cinammom) que devem trazer mais conforto para seus objetivos e são mais próximos do que o usuário padrão está acostumado.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Creto

  • Visitante
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #10 Online: 08 de MAR?O de 2012, 12:03 »
Concordo com todos os comentários e acresento um pouco as boas vindas e indicações ao caro amigo recém chegado, olá Neo_Pt, seja bem vindo a essa excelente escola e comunidade, uma das melhores (senão a melhor que já vi).

Um bom começo é você dar uma olhada nos link contidos na assinatura do professor Platao muitas apostilas e um grande conteúdo sobre o GNU/Linux lá com certeza encontrará um bom começo no Linux Apostilas Dicas e Guia do Ubuntu.

Seja bem vindo e bons estudos!

T+

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #11 Online: 08 de MAR?O de 2012, 20:19 »
Olás e obrigado ao @agente100gelo e @creto pelo apoio e boas vindas. De fato @agente100gelo tenho uma perguntinha para lhe fazer, mas não é o momento ainda de a fazer.

Antes de ir ao que me trás a escrever este post, quero na minha vez pedir antecipadamente as minhas sinceras desculpas a todos, por algo que eu venha a fazer no futuro. Na verdade dei-me conta de que antes de me lançar na parte técnica propriamente dita, tenho de fazer todo um trabalho a nivel psicologico e mental. Não é verdadeiramente facil para alguem, que como eu, vem do mundo Proprietário.

Existe toda uma forma de pensar que tem de ser trabalhada, e isso como com certeza entenderão demora o seu tempo. Então desde já as minhas desculpas antecipadas por qualquer coisa, e na minha vez então de vos pedir muita paciencia comigo, tal como eu do meu lado terei com todo o Mundo que acabou de me ser apresentado.

E isso me trás então ao assunto.

Quero antes porem, dizer que responderei a todos á medida que for aprendendo. Poderá demorar 1 dia, como poderá demorar um ano. O que é certo é que todos terão a minha resposta.

Quero começar então respondendo ao @jkmsjq.

Muito, mas muito obrigado por essa apresentação. De fato não tenho palavras para descrever o quão feliz, e contente me encontro por saber que finalmente encontrei o meu " Mundo Perdido". Obrigado pelos excelentes artigos e tutoriais, e obrigado também pelo trabalho de pesquisa para que eu pudesse visualizar tudo o que foi perfeitamente bem feito por toda esta linda Comunidade do Mundo GNU/Linux onde claro, a Ubuntu se enquadra, ao longo de todos estes anos. De fato é um mundo completamente´" á parte". Muito obrigado mesmo.

Um pouco mais técnico agora, gostaria de saber ( caso não seja abuso de minha parte e caso tenha conhecimento ) se me poderá indicar alguns links voltados mais para a parte de programação. ( Claro que se alguem outro ler este post souber o que pretendo esteja á vontade para postar =) )
Na verdade caro amigo @jkmsjq eu não sou do sub-mundo Designer. Não tenho "QI" para ser artista. As minhas aptidões são mais para (claro que falando genéricamente) fazer o próprio Blender e/ou o Inkscape. Ou seja, não tem por ae no seu baú uns links falando de "Criadores de Aplicações" ou algo parecido, mas claro, dentro da mesmissima qualidade de apresentação ? Caso possua ou tenha conhecimento agradeceria imenso.


Por agora é tudo, vou continuar com minhas aulas, e brevemente voltarei com concerteza mais comentários.

Um abraço então a todos e até breve =)



 

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #13 Online: 08 de MAR?O de 2012, 20:46 »
Neo_Pt, você pode instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows, terá os dois sistemas no mesmo computador.
Saiba que no princípio, tinha os dois sistemas, ainda era o XP, muito tempo depois que o desinstalei. Há uns três anos que só uso o Ubuntu, mas cada um tem lá suas necessidades de uso.

Boa sorte !
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2012, 20:51 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Neo_Pt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
    • RICALEX
Re: Olá, Novato na area ... ( Apresentação e duvidas )
« Resposta #14 Online: 08 de MAR?O de 2012, 22:30 »
Neo_Pt, você pode instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows, terá os dois sistemas no mesmo computador.
Saiba que no princípio, tinha os dois sistemas, ainda era o XP, muito tempo depois que o desinstalei. Há uns três anos que só uso o Ubuntu, mas cada um tem lá suas necessidades de uso.

Boa sorte !
Olá Ioca100 de fato eu tenho ele instalado em dual boot, mas como hei-de fazer-me entender .... se nem abrir o bloco de notas eu sei, pois não sei o nome da aplicação " Bloco de Notas", com certeza o melhor antes de vir no forum perguntar como se abre o bloco de notas é primeiro fazer um trabalho de pesquisa entendes ?

Vou aproveitar a deixa então para lhe perguntar algo @agente100gelo.

Eu tive, digamos, um grande "choque" quando atualizei o ubuntu do 11.04 para esta mais recente com a interface Unity. Você ou alguem outro me poderá garantir que não irão concorrenciar a Metro ( Ou vice-versa ... ) ? É que eu amo as minhas linhas de comandos mas eu também amo trabalhar nas minhas janelas com muitos ou poucos menus, e com a cruz para fechar, o quadrado para redimensionar e o ponto para minimizar ....

Um Abraço a todos =)
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2012, 23:11 por Neo_Pt »