Autor Tópico: Uso constante de computador causa amnesia crônica  (Lida 1370 vezes)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Uso constante de computador causa amnesia crônica
« Online: 08 de MAR?O de 2012, 22:32 »
A maioria das pessoas não sabe, mas o uso do computador causa amnésia muitas vezes em escala crônica. Isso se dá pelo fato de que usuários quanto mais conhecimento adquirem, mais se esquecem de como foi difícil chegar até ali. Novatos sofrem muito, tanto ao solicitar ajuda aos experientes como ao tentar migrar de plataforma (do Windows para o Linux por exemplo). É comum vermos usuários recém chegados do windows reclamarem com ênfase do sistema Linux, dizendo que trata-se de um sistema complicado, nada intuitivo, para nerds, etc. Enfim, diversos adjetivos nada interessantes a se associar com a imagem de um programa.

E é por isso que estou escrevendo este artigo, para estes usuários que acabam sofrendo de amnésia e não se lembram de como foi sua adaptação ao Windows em seus computadores e o quão árdua foi esta tarefa.

Vamos nos lembrar daqueles tempos obscuros em que você, usuário Windows, ligava seu Windows 98 e não sabia como instalar a impressora e acabava ligando para a casa de um amigo ou parente pra pedir ajuda. E naquele tempo em que quando você queria remover um programa, bastava deletar a pasta dele lá no Arquivos de Programa não é verdade? É… você evoluiu bastante pois na primeira vez você havia excluido o ícone que estava na área de trabalho apenas e jurou que havia removido o programa! Lembra-se de quando você instalou um macaco cor de rosa no seu Desktop que ficava pulando para todos os lados e falando com você? É… não dava pra desinstalar o maldito macaco!

E quando você baixou sua primeira música mp3 pela internet! Que emoção! Só faltava fazer o bendito tocar pois o Windows Media Player não dava nem sinal de vida não é verdade? Ai você recorria aos sites de busca, isso deve ter sido antes do Google, e não conseguia de maneira alguma. Até que uma boa alma lhe ensinou a usar um programinha mágico que se chama Winamp!

E os vídeos completos que o pessoal disponibiliza pela internet? Ahh que maravilha quando você copiou um de seu amigo e ele simplismente não tocou. Vários dias até alguma boa alma lhe apresentar um tal de "K-Lite codec pack" que de forma mágica fazia tudo funcionar. O problema mesmo foi depois pra fazer a legenda do filme aparecer… bons tempos! 

A primeira vez que você foi gravar um CD você tentou com um programa que veio junto com seu computador. O interessante é que não funcionava por nada. Ele perguntava umas coisas esquisitas que você não sabia responder, como velocidade, tipo da cópia, e nome da imagem. Se você tentou gravar um arquivo ".iso" alguma vez provavelmene não deu certo pois você jogou o arquivo direto dentro do CD e mandou a ver. "Mas deveria funcionar!!!"

Ahhh tempos que não volta mais! Lembra quando você resolveu instalar a versão mais nova do MSN Messenger? É… não prestou atenção e sai apertando e de brinde ganhou uma barrinha do MSN com propaganda no seu Internet Explorer! Isso sem contar que a página inicial do seu navegador mudou pra a do MSN e foi ai que você descobriu que a página inicial não precisa ser a página do seu provedor de acesso! Ahhh, lembra quando você pegou aquele maldito vírus que acabou com seus arquivos? É… o norton excluiu um tal de DLL la da pasta system que estava contaminado e o Windows não ligou mais. Quanto você pagou mesmo para o suporte naquela ocasião?

Gostaria de relembrar com você aquela vez em que você resolveu instalar pela primeira vez um jogo realmente divertido, mas ele era 3D… e ficou MUITO lento. E pensar que a vendedora disse que a placa era boa para jogos. O pior é que ela tinha razão e só depois de 1 mês você descubriria que o segredo estava num tal de "driver". Quando você instalou Counter Strike no seu computador então foi o paraiso. Não precisava mais ir na Lan House né? Mas como o jogo era pirata não dava pra jogar na internet e você não conseguiu instalar um tal de "bot". Mas pouco tempo depois você comprou o Half Life original (que emoção, o seu primeiro programa original!!!) mas ainda estava difícil jogar por causa dum tal de Cheating Death.

Voltando mais ainda no tempo, lembra quando você criou seu primeiro e-mail? Ficava mandando vírus pra todo mundo achando que estava ajudando uma criança com câncer que tinha apenas mais 3 anos de vida já fazia uns 10 anos! Ahh quantos e-mails divertidos e importantes na sua vida. Aposto que você não ganhou o MP3 grátis da creative nem o dinheiro que a Microsoft pagaria pra quem encaminhasse o e-mail à toda lista! Eles devem ter se esquecido de você! Lembra daquela sua amiga de infância que te mandou uma foto com extensão ".exe"? Lamentavelmente a foto não abriu e coincidentemente o computador parou de funcionar de repente! Depois você recebeu outra versão com extensão ".bat" que deu o mesmo problema. Definitivamente sua amiga não sabe enviar fotos pelo e-mail! E a receita federal também te mandou um arquivo no mesmo esquema pra regularização do seu CPF lembra? E pelo visto a receita também não sabe enviar anexos!

Teve uma vez inclusive que você estava navegando pela internet e uma janela dizendo que seu computador precisava ser otimizado apareceu. E você acabou apertando esta janela, mas era um banner e você não sabia disso. Mais um vírus chato que veio com aquele programa que você instalou né? Quantos vírus, quantos spywares, quantos trojans… Você se lembra que ali do lado do relógio apareciam uns 10 ícones que você nem sabia pra que serviam? Acho que eram pra enfeite, assim a tela ficava mais colorida. Tinha uns tais discadores de sites de sexo que apareciam misteriosamente no seu Desktop e depois ali do lado do relógio também. Deve ser coisa da Microsoft!

Mas um dia você tomou a decisão da sua vida! Você pagou para fazer um curso de informática numa escolinha mixuruca que te dizia coisas como "a importância da informática no mercado de trabalho". O curso era de Windows e Office, mas na hora de vender, te disseram que você iria aprender algo muito mais interessante: "INFORMÁTICA". Você iria aprender informática e não Windows e word. Mas foi la que você finalmente aprendeu a criar slides no Power Point… agora ninguém te segurava mais! Você era "fera" no computador! Mas não sei por que no curso que você fez não te ensinaram a fazer macros no word, nem fórmulas avançadas no Excel, mas o mais estranho foi que não te ensinaram a gerenciar os módulos do kernel do Window XP nem sistemas de inicialização, ou mesmo configurar o registro do sistema. Mas tudo bem, estes recursos provavelmente não servem pra nada mesmo! O curso foi bom! Um pouco caro, afinal você ficou 4 anos pagando, mas foi um bom curso. Agora você pode colocar no seu currículo que você sabe informática!!! Agora é só contratar uma telefonista pra atender o telefone de sua casa pois as ofertas de emprego não vão parar de aparecer!

Lembra daquela vez que você estava numa sala de bate-papo e um outro usuário disse que se você pressionasse Alt + F4 apareceria uma foto pornô na sua tela? E você apertou! E ao voltar ao chat o mesmo cara te disse que estava enganado, que era Ctrl + W e você apertou de novo! Lamentável! É… a sua primeira vez numa sala de bate-papo também foi mágica. Em poucos minutos você já havia marcado um encontro com uma gata que se dizia loira de olhos azuis, com corpo perfeito, com 17 anos e ainda por cima 100% solteira não foi? Só não entendi por que ela não compareceu na data e local marcados! Ela deve ter se perdido pelo caminho. Algum tempo depois você resolveu criar o seu site pessoal no Word lembra??? Ficou muito profissional não foi? Depois você tentou usar um sistema que criava seu site em 5 minutos apenas e colocava no ar com templates prontos, e todos os links e imagens funcionaram não foi?

E quando você foi formatar o seu computador e instalar o Windows pela primeira vez, lembra? Na época do Windows 98! Tinha um tal de disco de boot que faria seu computador reconhecer o drive de CD, mas ao término do processo você caiu numa tela preta, era o famoso DOS. E agora o que fazer? Isso foi quando você deixou mais algum dinheiro pro técnico tá lembrado?

Por falar em técnico, quantos você não contratou heim! O interessante é que eles SEMPRE queriam formatar o seu computador, estranho não? E os inúmeros atendentes da Telefonica que tiveram que te aturar porque você não conseguia instalar o Speedy na sua casa heim?! Tinha um tal de Broadjump não sei o que que nunca funcionava! Lembra quando você não sabia trocar a sua imagem de exibição no MSN?

Lembra quando você comprou aquele jogo super legal no camelô quase de graça? E quando chegou em casa não conseguiu instalar porque pedia um tal de "serial"? Depois de 1 semana pra descobrir um programa mágico chamado "keygen" lá dentro do diretório do CD mesmo, você conseguiu finalmente instalar o jogo. Porém quando ia abrir ficava pedindo CD toda hora, e nunca abria o jogo! Que raiva né? E você ainda voltou lá e brigou com o pobre camelô, tudo isso porque você não sabia que tinha um tal de crack pra ser instalado. É… programa pirata realmente não presta, bem que você viu na TV!

Pois é meu caro. Sua adaptação ao Windows foi muito fácil, rápida e indolor não é verdade? Na primeira vez que você sentou no computador você já estava fazendo tudo quase que automaticamente de tão simples que é esse sistema operacional. Já agora que você está tentando se adaptar ao Linux tudo parece tão mais difícil não é? É difícil instalar e remover programas, configurar a internet, falar pelo MSN… Estranho que no Windows foi tão fácil!!!

*Este texto foi retirado de um blog que a página não está mais no ar. Para não perdê-lo, postei aqui
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2012, 22:34 por cadubts »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Uso constante de computador causa amnesia crônica
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2012, 23:35 »
Esse texto é mais old que a internet...

E o Windows não tem mais esses problemas citados no texto (pelo menos não que eu saiba, alguém que usa Windows ae pode confirmar? eheheh)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Uso constante de computador causa amnesia crônica
« Resposta #2 Online: 09 de MAR?O de 2012, 12:13 »
Ola

Este texto já foi postado neste forum => http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29895.msg175129.html#msg175129

Mensagem duplicada - trancado

Citar
ATENÇÃO
Antes de escrever uma mensagem, pesquise e lembre-se de respeitar as regras do fórum, em especial essas em destaque.

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

I - Que tenham como escopo assuntos como: a) esportes, b) religião e c) política.
II - Em caixa-alta (maiúsculas).
III - Com solicitações como "ajuda", "socorro", "help", etc.
V - Com o único objetivo de manipular a visibilidade do tópico.
X - Que contenham imagem maior do que 40 Kb.
XII - Que possuam título que não esclareçam o contexto da mensagem.
XVI - Com conteúdo duplicado.

[]'s