Ok estava só explicando o comando sugerido para dizer que não há necessidade de copiar o arquivo em questão, mas apenas criar um link.
Usei para teste o nod32 no Ubuntu 11.10 32bits e funcionou normalmente inclusive com a proteção residente, mas deixa o pc mais lento e aí eu removi porque lentidão já basta no windows que precisa instalar anti-tudo para usar de uma forma mais segura. No linux, ainda, pode-se viver sem essas tranqueiras, mas um firewall ativo e bem configurado é bom ter sim, independente do SO em uso.
Sim, o erro que eu citei só ocorre no 64 bits. Achei mais gente q teve o mesmo erro...
Depois de pegar um sistema limpo, recém instalado (não usei nem e-mail aqui nem conta alguma google hotmail nada), meter o ufw proibindo conexões entrantes etc e pedir a um amigo pra tentar e em minutos ter PWNED como papel de parede já fico meio assim.
Sabe o que é soda? é um grupo de amigos hackers com quem converso no skype (q nem instalei aqui), já fiz o diabo pra proteger meu windows, eu formatava semanalmente, desativava tudo que é serviço, até COM e DCOM, netbios, desativava td q existe de minimamente inseguro no sistema, até protocolos de rede. Na penúltima vez esqueci de desativar o agendador de tarefas e PIMBA papel de parede pwned. (Detalhe, passavem pelo meu comodo firewall ultra configurado, sem permissões automáticas pra programas conhecidos.. Até no netstat e nas conexões ativas - o comodo mostra até cada porta listening e conexão ativa na árvore de programas - nego entrava passando pelo firewall que nem via a conexão).
Na última instalei uma impressora e pimba, vulnerabilidade de spooler de impressão q eles manjam de todas as hp.
Eles que ficam repetindo: instala o ubuntu pra parar de ser invadido...
Tou faz um mês nesta epopéia, ontem reinstalei do zero (sistema único só um so, e usuário e senha novos e difíceis, senha com caps, letras, símbolos) e hj em 5 minutos vejo o pwned de novo...
puts, eu trabalho com documentos, eles entram mas são colegas e n ferram nada, mas e quando for um desconhecido? isso dá paranóia de que sempre tem alguém vendo o que faço é fogo.
Sou só um user, não estudo nem trabalho com informática, já gastei muito mais tempo do q uma pessoa comum q estuda outras coisas pode gastar com um pc pra aprender a lidar com o linux...
Eu nem queria procurar códigos maliciosos, só usar o feature dele q avisa quando atividades de root cópias etc estão sendo executadas... É algo parecido com o defense do comodo do windows.
O que eu disse de ser trial era que deve ter deixado algum lixo escondido pra avisar que o trial já foi instalado.
o soft é fechado, é de terceiro, como sou noob queria saber se existe maneira de procurar coisas assim no sistema.
Um começo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Procurando-rootkits-no-seu-sistema/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/As-melhores-ferramentas-de-seguranca-pra-Linux
http://www.hardware.com.br/guias/seguranca-linux-windows/
Eu já uso um live usb que procura por rootkits, e meto um low level format antes de instalar o sistema, ou apago mtf mbr etc etc etc
Quanto a estudar pacotes... poxa, sou advogado, n posso perder tanto tempo estudando e monitorando estas coisas...
Acho que o jeito vai ser deixar um pc velho na net pra usar msn skype etc e quando precisar eu faço pesquisas nele e copio pra um pen drive e uso no pc comum. Já estava fazendo isso mas é fogo não poder usar copiar/colar das homepages nos docs em tempo real.
Só que tenho de proteger privacidade dos meus clientes... E a minha também.