Autor Tópico: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?  (Lida 5237 vezes)

Offline under123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Online: 10 de MAR?O de 2012, 09:17 »
Bom dia!

Pessoal, estou com uma duvida em qual versão do Ubuntu eu devo usar. Estou pensando em adquirir um notebook para faculdade, para ser mais exato um Dell Vostro 3550 (Link: http://configure.la.dell.com/dellstore/config.aspx?oc=v3550aq31-ub&c=br&l=pt&s=bsd&cs=brbsdt1&model_id=vostro-3550). Faço Ciência da Computação nas proximidades e achei interessante a ideia de deixar o notebook com o sistema Linux. Qual das versões vocês achariam mais útil e estável? E se realmente vai servir para programar e fazer os trabalhos que forem pedidos?

Quero mergulhar no mundo Linux e acho que essa é a oportunidade certa! Espero que possam me ajudar. Abraço! ;D

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2012, 09:18 »
sem dúvidas nenhuma 0 10.04 com suporte até 04/2013
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline under123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2012, 09:30 »
sem dúvidas nenhuma 0 10.04 com suporte até 04/2013

Hmmmm... Mas você acha bom usar esse sistema operacional em meio universitário? E vai ser bom pra aprender a programar ou você acham melhor eu ter uma partição Linux e outra para o Windows? Estou querendo aprender a mexer no linux desde os meus 15 anos! Por isso tenho tantas duvidas. :-\

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2012, 10:18 »
se você quer fazer faculdade nessa área tem que dominar todos os sistemas, softwares, etc.
faça um dual-boot ou mesmo um trial-boot, pesquise como usar máquina virtual, etc...
se tu quiser aprender linux na raíz, vá de slackware, mas para começar vá de ubuntu, pode tentar a versão em atividade a 11.10, ou espero até fins de abril/2012 e pegue a versão 12.04lts - que tem suporte de 5 anos de duração.
no mais te indico a leitura do link apostilas aqui na minha assinatura.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline under123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #4 Online: 10 de MAR?O de 2012, 10:40 »
se você quer fazer faculdade nessa área tem que dominar todos os sistemas, softwares, etc.
faça um dual-boot ou mesmo um trial-boot, pesquise como usar máquina virtual, etc...
se tu quiser aprender linux na raíz, vá de slackware, mas para começar vá de ubuntu, pode tentar a versão em atividade a 11.10, ou espero até fins de abril/2012 e pegue a versão 12.04lts - que tem suporte de 5 anos de duração.
no mais te indico a leitura do link apostilas aqui na minha assinatura.

Obrigado pelar dicas! Realmente, mesmo eu estando no primeiro período, já sinto a necessidade de ter conhecimento de vários sistemas operacionais e programas. Por isso peço a ajuda de vocês, como por exemplo saber os programas no ambiente Linux substitui os que estão no ambiente Windows. Acho que vou esperar a próxima versão LTS (Pelo o que eu conheço delas, sempre foram as melhores!), para comprar o notebook. Vou aproveitar também para dar um lida nas apostilas que tem na sua assinatura e começar a dar uma estudada, como você mesmo disse. Agora, você acha que esse notebook (Dell Vostro 3550) vai dar conta do recado no ambiente acadêmico? Já que viso aprender qualquer coisa nele, como edições gráfica, renderização, vetores e entre outros.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #5 Online: 10 de MAR?O de 2012, 10:47 »
Código: [Selecionar]
... Já que viso aprender qualquer coisa nele, como edições gráfica, renderização, vetores e entre outros.tranquilo
eu só uso plataforma tudo intel para linux, dá pouco problema
http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline under123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #6 Online: 10 de MAR?O de 2012, 10:58 »
Código: [Selecionar]
... Já que viso aprender qualquer coisa nele, como edições gráfica, renderização, vetores e entre outros.tranquilo
eu só uso plataforma tudo intel para linux, dá pouco problema
http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

Esse link vai ser uma mão na roda! :P

Minha unica preocupação é com o desempenho da maquina nessas aplicações, já que ela vai ter um Core i3 e um placa de vídeo on-board. Sua maquina é parecida com ela? Ou você acha melhor procurar outro notebook?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #7 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:02 »
Já que viso aprender qualquer coisa nele, como edições gráfica, renderização, vetores e entre outros.

Para programação, editoriação gráfica, home office, navegação na internet, etc, a configuração dá tranquilamente. Para renderização é necessário uma placa gráfica off board, ou seja, dedicada. Mas como você está começando a estudar essa área, o seu notebook vai dar conta do recado, mas com o tempo, tente, se possível, adquirir um novo com placa gráfica dedicada.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2012, 11:04 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline under123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #8 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:10 »
Já que viso aprender qualquer coisa nele, como edições gráfica, renderização, vetores e entre outros.

Para programação, editoriação gráfica, home office, navegação na internet, etc, a configuração dá tranquilamente. Para renderização é necessário uma placa gráfica off board, ou seja, dedicada. Mas como você está começando a estudar essa área, o seu notebook vai dar conta do recado, mas com o tempo, tente, se possível, adquirir um novo com placa gráfica dedicada.

O problema é o dinheiro que vou ter pra comprar um notebook desse, já que um Dell Vostro (Link: http://www.dell.com/br/p/vostro-laptops?~ck=anav#!facets=24196~0~349650&p=1) com a placa de vídeo vai para dois mil e lá vai cacetada. Vocês não conhece alguma configuração que quebre um ganho sem gastar muito? Ou acham melhor fazer isso em um desktop? Queria muito uma maquina que se enquadraria bem no ambiente que vou estudar e no mundo Linux, sem trazer muitos problemas. :)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #9 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:20 »
Como falei, essa configuração para iniciar dá tranquilamente, o único porém, é quando você começar a fazer trabalhos maiores e mais complexos com esse notebook e ao invés de fazer a renderização em 40 min (com uma placa off) você vai levar 80 ou 120 min e, ainda, tendo a chance de travar o computador (a depender de qual S.O. é claro!) e talvez perder o trabalho feito.

Infelizmente, quem pretende seguir pela área de renderização, necessita de uma máquina mais parruda para dar conta do recado, ou seja, do trabalho!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #10 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:21 »
-ubuntu-10.04-lts tem "kernel antigo" e há gdes chances de não detectar todo hardware de seu note com hardware atual (core-i3)
-tenho um note/2008, um note/2009 e um note/2011
-nos 2 primeiros o ubuntu-10.04 funciona muito bem, mas no de 2011 ele não detecta a wifi e nem webcam
-o ubuntu-11.10 funciona nos 3 sem problemas
-por isso sugiro que fike com 11.10
-ou o 12.04 que saira em abril/2012

Offline under123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #11 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:30 »
@jkmsjq

Vou seguir seu conselho e começar com pé no chão. Vou começar com algo pequeno e depois ir decidindo o rume que vou tomar no meu curso. Obrigado pelos conselhos! :D

@clodoaldops

Não tinha pensado no quesito hardware, esqueci essa parte tão importante! kkkkkk

Vou esperar sair a próxima versão LTS, já que está tão perto. Agora minha preocupação é com esse novo modelo de interface. Acho a Gnome mais agradável e queria saber se tem como mudar ela mais pra frente? Ou se a Unity é tão boa quanto a Gnome?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #12 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:30 »
Dê uma lida nesse tópico que você vai entender melhor o que quero dizer: http://forum.clubedohardware.com.br/aprenda-comprar-sua/1008287
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline under123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #13 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:42 »
Dê uma lida nesse tópico que você vai entender melhor o que quero dizer: http://forum.clubedohardware.com.br/aprenda-comprar-sua/1008287

Dei uma lida e compreendi melhor o que você quis me dizer. Obrigado pela paciência e ajuda! :)

Vou baixar a versão Beta do 12.04, pra ver como está a interface e tentar se acostumar com ela...

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 10.04 ou Ubuntu 11.10 com Gnome 3?
« Resposta #14 Online: 10 de MAR?O de 2012, 11:47 »
Agora minha preocupação é com esse novo modelo de interface. Acho a Gnome mais agradável e queria saber se tem como mudar ela mais pra frente? Ou se a Unity é tão boa quanto a Gnome?

Isso sim é algo a se preocupar. Creio que você já deva ter usado o Gnome antigo, mas agora meu amigo tudo mudou, e mudou drasticamente. Já que você gosta do Gnome, eu sugiro já ir de cara para o Gnome 3. O Unity (que é uma máscara para o Gnome 3, vamos dizer assim) não é tão agradável de se usar. Mas você só vai saber qual é útil pra você testando no live-CD, ou no dual-boot, ou instalando o Ubuntu dentro do Windows via Wubi, etc.

Apesar do Ubuntu 12.04 estar quase saindo do forno, eu iria de 10.04 LTS que ainda tem um bom tempo de suporte. Além disso oferece o Gnome antigo (mais prático), estabilidade, e rapidez (essa versão é bem leve).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"