Olá Pessoal!
Boa Tarde!
Puxa, quanta discussão hein? Na verdade, estou 99,9% tão satisfeito com o Linux (Ubuntu) que hoje, após mais de 13 anos de uso de windows como usuário final me sinto orgulhoso de ver um vídeo assim (
http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2012/04/como-o-linux-e-feito/ ).
E, é por isso que sei que, logo logo, aparecerá a solução que tanto quero (queremos): um gerenciador de arquivos tão robusto quanto o Nautilus e, ao mesmo tempo, tão minimalista quanto o Explorer do Windows. E, por que acho isso importante para o futuro do Linux (Ubuntu)? Justamente pelo que foi colocado: o objetivo dos desenvolvedores é atrair cada vez mais novos usuários e, muitos, migrando do Windows. Ora, do que adianta fazer um Unity (sim, cada vez melhor, mas ainda pesado para máquinas mais antigas) se o gerenciador de arquivos está atrasado em pelo menos duas décadas?
Eu posso sim, como sugerido, usar programas para bibliotecas de mídia (e vou já testá-los), mas, realmente, eu quero as colunas com as tags (e não atrapalha em nada o sistema, pois eu usava o Nautilus Columns no 11.04 e ficava perfeito!)
Pergunto: existe então um fórum de discussão/sugestões para os desenvolvedores? Qual o link? Ora, vou lá então (e espero que mais pessoas) fazer essa sugestão.
E, realmente, se estamos aqui neste fórum, é por que somos mais evoluídos, isso sim! Viva o Linux! Viva O Ubuntu!
No mais, agradeço muito a atenção de todos.