Autor Tópico: Ubuntu 11.04 e 11.10 não reconhecem driver Intel G41 Express Chipset  (Lida 12707 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 e 11.10 não reconhecem driver Intel G41 Express Chipset
« Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2012, 11:01 »
Meu monitor é CCE com resolução de 1440x900 e é reconhecido numa boa com chip set G41. Mas vale alterar o xorg como o Tota falou, pois pode ser que seu monitor não seja realmente reconhecido.

pelo terminal dê o seguinte comando:

Citar
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

coloque aqui o resultado
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline dmafnx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 e 11.10 não reconhecem driver Intel G41 Express Chipset
« Resposta #16 Online: 30 de MAR?O de 2013, 23:40 »
Boa noite kentk135, tudo bem? Eu vi que já faz mais de um ano que você postou o seu problema, mas vou responder mesmo assim, pois outros usuários atualmente podem precisar do mesmo tipo de ajuda que você não conseguiu obter por aqui até agora e essa página aparece como uma das primeiras no Google quando é pesquisado esse tipo de problema.

Mas antes, vamos a alguns detalhes. Eu sempre usei uma distribuição linux em dual boot com um windows (xp, vista, 7 e etc), pois sempre gostei de jogar, então eu sempre tive uma placa de vídeo off board (mais para jogos mesmo, nem tanto para o compiz e afins). Acontece que ultimamente eu abandonei os jogos e estava usando o CentOS em dual boot com o Windows 7.

Recentemente minha placa de vídeo off board queimou, mas como não estava usando mais para jogos eu nem fiz questão de comprar outra. O problema é que eu senti que o desempenho de ambos os sistemas ficaram "meio abalados" devido a mudança para o vídeo on board, resolvi então fazer meu backup e instalar o ubuntu 12.04 como único sistema operacional, pois já havia usado o 10.04 e o 10.10 e ambos me agradaram bastante.


Pois bem meu caro, ontem, assim que instalei o ubuntu 12.04 eu me vi exatamente com o mesmo problema que você. Dei uma pesquisada (a preguiça manda sempre pesquisar primeiro do que sair por ai tentando resolver o problema na unha rs) e acabei encontrando seu tópico e vários outros com o mesmo problema, com as mesmas reclamações, inclusive em outros países.

Uma curiosidade é que em todos os casos, os usuários relataram estar usando um monitor de 19 polegadas (o que também é o meu caso, uso um de 19 da Samsung, que sempre funcionou bem em todas as distribuições, enquanto estava com a placa de vídeo off board).


Infelizmente não consegui encontrar a solução em nenhum deles e então resolvi "partir para a briga" com o sistema operacional.

A primeira coisa que fiz foi me certificar que o ubuntu havia pelo menos reconhecido o hardware com um:

# lspci

E o retorno foi:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 4 Series Chipset DRAM Controller (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 03)

Ou seja, o ubuntu "enxergou" o hardware.

A próxima investigação que eu fiz foi saber se ele havia instalado o driver de vídeo, pois até então, as configurações do sistema me permitiam alternar entre as resoluções de 800 x 600 (4:3) e 1024 x 768 (4:3) e a resolução otimizada para meu monitor é 1440 x 900 (16:10), além de estar indicando que meu monitor não foi reconhecido (em outras distibuições e sistema sempre aparecia exatamente os detalhes do meu monitor) e esse fato me chamou bastante a atenção.

Pois bem, para verificar isso eu fiz o seguinte:


# glxinfo | grep render

O resultado foi que eu deveria instalar o pacote mesa-utils (no seu caso pode ser diferente, mas de qualquer forma, o terminal te informa o que deve ser instalado), após instalado tal pacote o resultado foi o seguinte:

direct rendering: Yes
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) G41 x86/MMX/SSE2
    GL_NV_conditional_render, GL_ARB_ES2_compatibility, GL_ARB_debug_output,


Ou seja... o driver de vídeo estava instalado e funcionando corretamente desde o princípio da instalação...

O que fazer? O hardware foi reconhecido e o driver estava instalado corretamente e funcionando, o ubuntu 12.04 não possui um arquivo de configuração na pasta /etc/X11 e quando criado um, mesmo que estivesse correto, após reiniciar o sistema ele entrava em modo de "safe grafics"...

Foi ai que eu lembrei que o sistema havia me informado que o monitor não foi reconhecido (lá nas propriedades de resolução...) e é justamente ai que está o problema!! Não tem nada a ver com a placa on board ou com os drivers (modulos) graficos da intel, que são nativos no linux e totalmente suportados para esse chipset.


Resolvi investigar mais a fundo e entrei com o comando:

# xrandr -q


Esse comando serve para exibir quais são as resoluções disponíveis no sistema (X rotate and resize) e de fato não havia a resolução otimizada para meu monitor (1440x900), então para isso eu tive que entrar manualmente com a resolução desejada (por mim rs), com o seguinte comando:

# cvt 1440 900

Esse comando insere na lista do xrandr a resolução deseja e deve ser digitado exatamente como está sem "x" e com um espaço entre as resoluções. Após ter feito isso a resolução desejada deverá estar disponível na listagem do comando xrandr -q, agora preste atenção, você deverá copiar a saída da ultima linha do xrandr -q para inseri-la em outro comando, que será o xranr  --newmode. No meu caso a saída foi: "1440x900_60.00" 106.50 1440 1528 1672 1904 900 903 909 934 -hsync +vsync


Então o comando ficou:

xrandr --newmode "1440x900_60.00" 106.50 1440 1528 1672 1904 900 903 909 934 -hsync +vsync

Após você executar este comando, (se fez da forma certa com a sua saída e não com a minha após o --newmode...), a sua resolução deverá ser ajustada automaticamente para a resolução desejada por você (a que foi inserida no comando cvt).

Lembre-se, este é um comando para testes de resolução e assim que você reiniciar o computador, a resolução voltará a anterior, mas acalme-se, você não terá que fazer isso toda vez, pois vou apresentar aqui a solução definitiva para este pequeno flagelo rs.

Lembre-se também que após ter modificado a resolução, é necessário informar ao sistema o modo da nova resolução e a taxa de atualização em uso (frequência), que no meu caso (e provavelmente no seu também) ficará assim:

# xrandr --addmode VGA1 1440x900_60.00

E também o modo de saída padrão na VGA1, que ficará assim:


# xrandr --output VGA1 --mode 1440x900_60.00



Pronto, até aqui você já deve estar com sua resolução padrão aplicada e funcionando direitinho, mas com aquele problema de ter que fazer tudo isso novamente assim que reiniciar o sistema, vamos resolver isso?


Crie um script de inicialização chamado resolucao (esse nome fica a seu critério, eu coloquei assim) em /etc/init.d , fazendo dessa forma:

# gedit /etc/init.d/resolucao


Com o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh

cvt 1440 900
xrandr --newmode "1440x900_60.00" 106.50 1440 1528 1672 1904 900 903 909 934 -hsync +vsync
xrandr --addmode VGA1 1440x900_60.00
xrandr --output VGA1 --mode 1440x900_60.00

Salve e feche o editor de texto. Após isso você precisará dar permissão de execução ao arquivo e também permissão de acesso a ele, com os seguintes comandos:

chmod +x /etc/init.d/resolucao
chmod 777 /etc/init.d/resolucao


Pronto, seu problema de resolução deverá estar definitivamente resolvido. O que pode ocorrer é do sistema não carregar o arquivo criado em /etc/init.d automaticamente, para isso basta você ir em preferências -> aplicativos de sessão, opção adicionar, fornecer o nome que você quiser no campo nome e no campo comando entrar com: /etc/init.d/resolucao (ajuste para o nome que você colocou no arquivo criado em init.d).

Pronto, sua resolução deverá ser automaticamente ajustada toda vez que você reiniciar o sistema. Eu instalei o gnome-session-fallback pois odeio o unity, e após ter configurado a resolução para ser ajustada automaticamente eu instalei também o compiz e tudo está funcionando normalmente e exatamente igual quando eu usei o ubuntu 10.10 com a placa de vídeo off board.

Qualquer dúvida posta ai, espero ter ajudado.
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2013, 23:48 por dmafnx »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 e 11.10 não reconhecem driver Intel G41 Express Chipset
« Resposta #17 Online: 31 de MAR?O de 2013, 01:38 »
Muito didatico seu post dmafnx, parabens e complementando;

Alguns monitores por causa diversas nao sao detectados corretamente pelo sistema, entao vc pode manualmente indicar um novo modo de trabalho, que e o que vc fez ou forçar um novo modo atravez do xrandr.

Leia o manual do seu monitor para saber quais resoluçoes e frequencias ele suporta.

Ha um modo grafico de se fazer isso tbm com o Arandr que pode ser isntalado pelo synaptic, inclusive depois de configurado um novo modo de trabalho para o monitor ele tbm te da a opção de salvar um script .screenlayout para ser rodado na inicialização do ambiente grafico.

Vc tem as opçoes de colocar o script em;

- Colocar o comando em ~ / xprofile, ~ xsession / ~ / xinitrc e ~ / profile....
- Adicionar um script em /etc/ LightDM/lightdm.conf
- Adicione o comando para a lista de aplicativos de inicialização automática(startup aplications)
- Criar um arquivo /etc/X11/Xsession.d/45custom_xrandr-settings com o comando que vc postou
- Adicionar o comando em /etc/X11/xinit/xinitrc

https://wiki.ubuntu.com/X/Config/Resolution
https://wiki.archlinux.org/index.php/Xrandr
http://askubuntu.com/questions/63681/how-can-i-make-xrandr-customization-permanent
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline kentk135

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 e 11.10 não reconhecem driver Intel G41 Express Chipset
« Resposta #18 Online: 29 de Abril de 2013, 20:44 »
dmafnx,

Muito obrigado pela resposta.

No momento o HD que está em minha máquina não possui uma partição livre e está lotado de arquivos, então irei pegar um outro de 40GB só para fazer esse teste quando tiver mais tempo.
Porém com sua resposta surgem novas dúvidas. Como sou simplesmente um usuário curioso em Linux, e não um técnico, tenho muita dificuldade para realizar esses comandos. Eu gostaria de saber em quais momentos da instalação em modo de texto eu devo realizar esses comandos. Eu paro o processo de instalação em algum momento usando uma tecla de atalho ou aguardo o sistema fazer toda a instalação em modo de texto? Pois nunca instalei o Ubuntu em modo de texto.