Autor Tópico: Servidor para Alojar Site  (Lida 2028 vezes)

Offline _JInGAmIX_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Servidor para Alojar Site
« Online: 12 de MAR?O de 2012, 13:56 »
Boa tarde,

Sou novo nestas andanças, e estou interessando em configurar um servidor para alojar sites.
Qual a distribuição linux, que mais aconselham?!
Alguma documentação ou dicas que me possa fornecer?

Aguado resposta, desde já obrigado pela atenção despendida,

Cumprimentos
João Ferreira

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Servidor para Alojar Site
« Resposta #1 Online: 12 de MAR?O de 2012, 14:04 »
A melhor distribuição é aquela que você mais domina. Não adianta alguém lhe recomendar um Slackware ou Gentoo por "teoricamente" serem mais estáveis se você não souber o que fazer neles. Se já está habituado com Ubuntu ou outra Debian-like vá fundo...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Servidor para Alojar Site
« Resposta #2 Online: 12 de MAR?O de 2012, 14:17 »
Ola

Já que postou no Forum Ubuntu, acredito que a resposta mais lógica seria:

Instale o Ubuntu Server 10.04, uma versão de suporte extendido até 2015.

Quanto a documentação e dicas:

Documentação, você encontra farto material aqui mesmo no forum.

Dicas, eu poderia indicar um estudo a respeito de:

1) Uma pesquisa de mercado em varios provedores de acesso, onde voce negociaria o melhor custo x benefício por volume de banda contratada;

2) Planejamento e escolha de uma maquina servidor, com potência e capacidade suficientes para hospedar as paginas destes sites;

3) Infra estrutura disponível para back-up ( um servidor redundante no minimo, ou seja outra maquina servidora correndo lado a lado );

4) Infra estrutura para manter o sistema no ar, quer sejam, no-break compativeis ao sistema pretendido, canais de banda alternativos em caso de falhas, sala limpa para os servidores, numero de funcionários envolvidos em atendimento, contatos, vendas, administração e suporte;

5) Instalações elétricas compatíveis ao consumo dos servidores e periféricos bem como previsão de consumo para os aparelhos de refrigeração do ambiente onde estarão sediados os servidores.

Após o planejamento dos itens de 1 a 5, só aí eu me preocuparia com qual distribuição Linux utilizar.

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor para Alojar Site
« Resposta #3 Online: 12 de MAR?O de 2012, 18:46 »
Uma boa alternativa pra quem está começando agora é contratar uma hospedagem já configurada --- vc contrata o domínio e o servidor já pronto, e só fornece o conteúdo. É a opção mais barata e mais fácil de implantar, já que vc só precisa se preocupar com o conteúdo.

Depois, conforme seu site for crescendo, vc pode ir aumentando, melhorando, testando... de poquinho em pouquinho, vc come um elefante dos grandes! ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D