Autor Tópico: [Resolvido]Problemas com Ambient Creatix HaM Data Fax Modem no Ubuntu 9.04  (Lida 2562 vezes)

Offline M4rQu1Nh0S

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Olá, esta é minha primeira vez neste forum e nesta primeira vez tenho um assunto a tratar com voces, membros do forum.

Bom, meu problema é o seguinte: possuo um Modem Dial Up(Discado) e drive dele é: Ambient Creatix HaM Data Fax Modem, segundo o Everest.

Meu problema foi no Mandriva 2008.1 (Sprint) meu modem não foi detectado e não respondia, e desta vez é a mesma coisa com o meu Ubuntu 9.04 e quero saber se há algum drive disponivel para o Linux.

Em xmodem.org eu encontrei resultados para o drive no Linux, mas com o azar que eu ultimamente estou tendo o site parece não responder pois acho que ele nao existe mais. acho que não é util mas mesmo assim vou citar o site:
http://www.genowebshop.de/Creatix/ham_info

Bom, com os dados do Vendedor e id de identificação do Hardware, acontrei uma semelhanca com o Intel MD563x-Ham. e para completar, este drive tambem não esta disponivel no site da Intel.

Então eu estou furioso com ambos os sites que possuiam os Drives mas que agora está Off da Web. Por favor, alguem que já baixou os Drives citados acima, que disponibilize novamente na rede  >:(.

Conto com voces, porem enquanto isso, vou improvisar com o que eu tenho aqui. ahh, quase me esquecendo, existe um drive generico para todos os Drives ou um Que faça o Creatix ou Intel Modem drive rodar no meu S.O.

é isso, vlw.
« Última modificação: 14 de MAR?O de 2012, 01:07 por M4rQu1Nh0S »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas com Ambient Creatix HaM Data Fax Modem no Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2012, 08:53 »
Ola M4rQu1Nh0S,

Bem vindo ao Forum.

Desculpe a intromissão, mas para mim algumas coisas não ficaram bem colocadas pelo meu ponto de vista:

Bom, meu problema é o seguinte: possuo um Modem Dial Up(Discado) e drive dele é: Ambient Creatix HaM Data Fax Modem, segundo o Everest.

O Everest (que agora se chama Aida64) não é apenas para Windows? Como o Windows reconhece dispositivos de forma diferente do GNU/Linux, voce poderia postar como o seu modem foi reconhecido no GNU/Linux? A informação dada via Windows tem pouca importância aqui.


Meu problema foi no Mandriva 2008.1 (Sprint) meu modem não foi detectado e não respondia, e desta vez é a mesma coisa com o meu Ubuntu 9.04 e quero saber se há algum drive disponivel para o Linux.

Modems sem o chip DSP ou Winmodems como são conhecidos, sempre foram um problema no GNU/Linux, mesmo com os esforços da comunidade em desenvolver drivers para eles, geralmente congregados no site dos desenvolvedores, o linmodem => http://linmodems.org/

Independente deste fato, ainda existe o agravante de voce usar a versão 9.04 do Ubuntu, uma versão já sem suporte oficial, e com poucas chances de atualização, o mesmo com o Mandriva 2008 que já está na versão 2011.


Bom, com os dados do Vendedor e id de identificação do Hardware, acontrei uma semelhanca com o Intel MD563x-Ham. e para completar, este drive tambem não esta disponivel no site da Intel.

Pode ser uma incrível coincidência dois ID semelhantes ou seu modem não tem suporte no GNU/Linux, uma vez que o id de identificação do hardware no GNU/Linux é unico para cada fabricante => http://www.pcidatabase.com/
Eventualmente o chipset seja o mesmo, mas neste caso os chipsets Intel são reconhecidos como Smartlink, o que conflita um pouco com seus achados.

A anos a Intel não fornece drivers para seus modems, uma vez que ela não fabrica os chipsets, apenas os revende => http://www.intel.com/support/network/modemchipsets/sb/CS-030493.htm


Então eu estou furioso com ambos os sites que possuiam os Drives mas que agora está Off da Web. Por favor, alguem que já baixou os Drives citados acima, que disponibilize novamente na rede  >:(.

Conto com voces, porem enquanto isso, vou improvisar com o que eu tenho aqui. ahh, quase me esquecendo, existe um drive generico para todos os Drives ou um Que faça o Creatix ou Intel Modem drive rodar no meu S.O.

Para tentar ajuda-lo e diminuir este seu estado de nervos  ;D, posso indicar a pesquisa na Internet ou aqui mesmo no forum

Quanto a "que disponibilize novamente na rede", acho dificil que os varios desenvolvedores frequentem todos os forums Linux, e por conseguinte o Ubuntuforum Br, tornando difícil este seu pedido.

Veja este pequeno tutorial do colega alarcon, sugiro que leia as 92 páginas deste material, e com isto entender um pouco mais sobre modems no GNU/Linux => http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.0.html

Finalmente, "vou improvisar com o que eu tenho aqui", se for a respeito de seu modem ou outro, voce poderia postar no forum como está procedendo, e com isto ajudar a comunidade, pode ser que algum outro usuario passe por problema semelhante e voce pode auxiliar contribuindo com a troca de informações, objeto principal de qualquer forum de discussões.

Leia todos os links postados, pesquise e caso tenha alguma duvida a respeito de seu modem especificamente, poste no topico do alarcon, tenho certeza que vai ter maior visibilidade e voce atingirá seu objetivo.

Boas pesquisas

[]'s

Offline M4rQu1Nh0S

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas com Ambient Creatix HaM Data Fax Modem no Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 13 de MAR?O de 2012, 11:16 »
Ola M4rQu1Nh0S,

Bom, meu problema é o seguinte: possuo um Modem Dial Up(Discado) e drive dele é: Ambient Creatix HaM Data Fax Modem, segundo o Everest.

O Everest (que agora se chama Aida64) não é apenas para Windows? Como o Windows reconhece dispositivos de forma diferente do GNU/Linux, voce poderia postar como o seu modem foi reconhecido no GNU/Linux? A informação dada via Windows tem pouca importância aqui.

Bom, previamente eu já havia utilizado o ScanModem.gz, nele consegui extrair estas informações sobre o meu Modem identificado por lá (no arquivo ModemData.txt).

Citar
--------------------------  System information ----------------------------
CPU=i686,  Ubuntu ,  ALSA_version=1.0.18
Linux version 2.6.28-11-generic (buildd@palmer) (gcc version 4.3.3 (Ubuntu 4.3.3-5ubuntu4) ) #42-Ubuntu SMP Fri Apr 17 01:57:59 UTC 2009
 scanModem update of:  2011_08_08

Distrib_ID=Ubuntu
DistribCodeName=jaunty
AptRepositoryStem=http://archive.ubuntu.com/ubuntu


Presently install your Linux Distributions dkms package. It provides for automated driver updates,
following upgrade of your kernel.  For details see http://linux.dell.com/projects.shtml#dkms

 There are no blacklisted modem drivers in /etc/modprobe*  files

 Potentially useful modem drivers now loaded are:
                 

Attached USB devices are:
 ID 15d9:0a4c 
If a cellphone is not detected, see http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-878554.html
A sample report is:  http://linmodems.technion.ac.il/bigarch/archive-nineth/msg00578.html

If a USB modem or cellphone is attached and was not detected, please
provide available information in your request to discuss@linmodems.org

Candidate PCI devices with modem chips are:
00:08.0 Communication controller: Ambient Technologies Inc HaM controllerless modem (rev 02)
High Definition Audio cards can host modem chips.

For candidate card in slot 00:08.0, firmware information and bootup diagnostics are:
 PCI slot   PCI ID      SubsystemID   Name
 ----------   ---------   ---------   --------------
 00:08.0   1813:4000      Communication controller: Ambient Technologies Inc HaM controllerless modem

 Modem interrupt assignment and sharing:
  9:          0   IO-APIC-fasteoi   acpi
 --- Bootup diagnostics for card in PCI slot 00:08.0 ----
[    0.597139] pci 0000:00:08.0: reg 10 32bit mmio: [0xed106000-0xed106fff]
[    0.597148] pci 0000:00:08.0: reg 14 io port: [0xec00-0xecff]
[    0.597187] pci 0000:00:08.0: supports D2
[    0.597190] pci 0000:00:08.0: PME# supported from D2 D3hot D3cold
[    0.597195] pci 0000:00:08.0: PME# disabled

 The PCI slot 00:08.0 of the modem card may be disabled early in
 a bootup process,  but then enabled later. If modem drivers load
 but the  modem is not responsive, read DOCs/Bootup.txt about possible fixes.
 Send dmesg.txt along with ModemData.txt to discuss@linmodems.org
 if help is needed.
 

PCIbus=00:08.0
00:08.0 Communication controller: Ambient Technologies Inc HaM controllerless modem (rev 02)
   Flags: medium devsel, IRQ 9
   Memory at ed106000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]
   I/O ports at ec00 [size=256]
   Capabilities: <access denied>

=== Finished firmware and bootup diagnostics, next deducing cogent software. ===

Predictive  diagnostics for card in bus 00:08.0:
   Modem chipset  detected on
NAME="Communication controller: Ambient Technologies Inc HaM controllerless modem "
CLASS=0780
PCIDEV=1813:4000
SUBSYS=none
IRQ=9
IDENT=AmbientTech

 For candidate modem in:  00:08.0
   0780 Communication controller: Ambient Technologies Inc HaM controllerless modem
      Primary device ID:  1813:4000
 Support type needed or chipset:   AmbientTech
 Under Linux 2.6.n kernels, the chipset is NOT SUPPORTED . Read DOCs/InfoGeneral.txt about alternatives.


 Vendor=1813 Ambient Tech was acquired by Intel with its HaM (Host assisted Modem) chipsets.
 There is no support under 2.6.n kernels!!
 Intel-v92ham-453.tgz 2.4.n kernels was the FINAL 2.4.n update for HaM modems, available at:
    http://linmodems.technion.ac.il/packages/Intel/ham/
    http://developer.intel.com/design/modems/support/drivers.htm
    It is NOT functional when compiled under 2.6.n kernels.
 But under the 2.4.nn kernels, all HaM chipsets were supported,
    with a single EXCEPTION: the odd PCI_ID 1813:4100 modems.  For the explanation, see message:
    http://linmodems.org/cgi-bin/ezmlm-cgi?1:mss:9448:200210:fbhcoigfcimgkjdedjad
 ====== end AmbientTech section =======

E tambem já havia instalado o pacote: modem-arquivos-v25.tar.gz mas agora eu vou tentar com a Versão 30 desse Pacote, Obrigado.

Usando o PCI Vendor And Devices Lists Website vou pesquisar pelos Vendors Id e fazer uma comparativa entre os drive e o Hardware aqui.

Lembrando que eu estou tentando tudo isso no Live CD ou seja sem Instalar o Linux Ubuntu, isto porque não quero fazer uma formatação que não vale a pena, mas preciso saber se é necessário instalar ele ou posso usalo no LiveCD e fazer as instalações?

(Ei!!!, disseram antes que o ScanModem é capaz de identificar e fornecer o pacote que está compativel ou que faça o modem ser ativado! agora que eu estou te enviando os dados do ModemData.txt acabei de achar o nome do pacote que eu precise baixar! Obrigado mas enquanto voce estiver dando a sua Opinião, vou estar baixando o Intel-v92ham-453.tgz e o instalar no meu Ubuntu.)

Até lá, Obrigado!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas com Ambient Creatix HaM Data Fax Modem no Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 13 de MAR?O de 2012, 12:45 »
Oba!!!

Agora voce falou em Linuxês. Melhorou muito eheheh.
Lembrando que eu estou tentando tudo isso no Live CD ou seja sem Instalar o Linux Ubuntu, isto porque não quero fazer uma formatação que não vale a pena, mas preciso saber se é necessário instalar ele ou posso usalo no LiveCD e fazer as instalações?

Eu poderia recomendar a você utilizar o Unetbootin (windows, Linux e Mac) para criar um live pendrive bootável. Com ele é possível se acionar o "persistent mode" ou seja, voce não perde o que baixou ou configurou pois estas alterações permanecem no pendrive.

Alternativamente, formate em ext3 um pendrive de uns 4 gigas e instale o seu Ubuntu nele setando o Grub ou o LiLo (preferencias à parte) para apontar para o pendrive.
Aí sim, voce tem o sistema completo (apesar da lentidão das portas USB) e funcional, e pode utilizar posteriormente o pacote Remastersys por ex. para criar um cd bootável para instalação posterior caso desejável.

[]'s

Offline M4rQu1Nh0S

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas com Ambient Creatix HaM Data Fax Modem no Ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 13 de MAR?O de 2012, 13:28 »
Bom, eu não esperava esta resposta mas estou a procura de atualizar o kernel do meu Ubuntu 2.6.x.x para o 3.3.0. mas olhando para o ModemData.txt diz que o meu modem não funciona dentro das versões 2.6.x.x e o Kernel 3.3.0 tá mais adiante penso que a tentativa será em vão... :-\

Mas, eu tenho o Mandriva 2008.1 e acho que o kernel dele é 2.4.x.x que deve ser compativel com o Drive descrito no arquivo txt.

Até lá vou tentar agora pelo Ubuntu via LiveCD e depois com o Kernel 3.3.0 e por ultimo no Mandriva.

Offline M4rQu1Nh0S

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problemas com Ambient Creatix HaM Data Fax Modem no Ubuntu 9.04
« Resposta #5 Online: 14 de MAR?O de 2012, 01:04 »
Nem Linux Ubuntu e nem Mandriva. Possuo tambem o Debian GNU/Linux 4.0 r6 "Etch" mas ele tambem tem Kernel 2.6 pois foi lançado em novembro de 2008... e nesta epoca já haviam postado o kernel 2.6 na rede.

Bom, como não posso resolver o meu problema com meu modem, este topico será fechado! Obrigado a quem participou desse Tópico.

Jeito mesmo é outro modem, mas pelo menos sei que é possivel instalar o meu modem em Linux, somente Kernel 2.4.x.x.
Para as futuras pesquisas sobre os especificos modem listados abaixo estaram as informações sobre onde deve funcionar e onde deve procurar.

Ambient Technologies Inc HaM controllerless modem
Ambient Creatix V.90 HaM Data Fax Modem e
Intel MD563X-HaM São a mesma coisa, A identificação do dispositivo compra a semelhanca.

Sobre o Drive para o Linux, deve-se procurar por: Intel-v92ham-453.tgz
Neste o CHipset do Medem funciona perfeitamente em Kernel 2.4.nn, segundo o utilitario ScanModem.gz da linmodems.org, não se sabe se funciona nas versões mais antigas de Kernel Linux.

bom, já que o meu problema não foi resolvido, está ai as informações que eu Obtive com este Modem.