Autor Tópico: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d  (Lida 15150 vezes)

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Online: 13 de MAR?O de 2012, 18:31 »
Pessoal, muita gente não tem uma placa de vídeo compatível com o Unity 3d, o que torna a utilização do mesmo muito pesada. Uma das alternativas é utilizar o Unity 2d, mas a princípio ele deixa a desejar quanto a customização e gerenciamento de janelas. Isso se dá por uma razão simples, o gerenciador de janelas padrão do Unity 2d é o Metacity. Após alterar o gerenciador padrão para o Compiz, vocês poderão desfrutar de todos os recursos de personalização que este oferece. Para quem utiliza o Ubuntu 11.10 (Oneiric) o procedimento é o seguinte:

Código: [Selecionar]
gksudo gedit /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session
Abrirá este script:

[GNOME Session]
 Name=Ubuntu 2D
 RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
 RequiredProviders=windowmanager;panel;launcher;
 DefaultProvider-windowmanager=metacity
 DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
 DefaultProvider-launcher=unity-2d-launcher

 DesktopName=Unity

Então você irá alterar o "DefaultProvider-windowmanager" para "compiz", ficando assim:

[GNOME Session]
 Name=Ubuntu 2D
 RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
 RequiredProviders=windowmanager;panel;launcher;
DefaultProvider-windowmanager=compiz
 DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
 DefaultProvider-launcher=unity-2d-launcher

 DesktopName=Unity

Reinicie a sessão e pronto!

ps: ao reiniciar a sessão, antes de digitar sua senha no LightDM, você deverá clicar na engrenagem ao lado do nome de usuário. Selecione a opção Unity 2d, digite sua senha e inicie a sessão. Isso tornará o Unity 2d a interface padrão do usuário. Toda vez que você reiniciar a máquina, o Ubuntu irá iniciar automaticamente no Unity 2d com o Compiz.

Vantagens:
- é possível utilizar o cubo do compiz para alternar áreas de trabalho.
- ocorre uma melhora considerável dos aplicativos em flash, evitando travamentos em vídeos, como do youtube.
- é possível diminuir os ícones na barra lateral do Unity.
- a navegação no dash do Unity se torna mais leve.
- é possível utilizar os recursos de redimensionamento automático de janelas do compiz, como o grid.
- os conflitos entre o Unity e alguns navegadores, como o Opera e o Chromium, deixam de ocorrer. 
- o computador fica menos sobrecarregado, liberando memória para outros finalidades.

São praticamente imperceptíveis as diferenças gráficas entre o Unity 2d e o 3d (para quem não tem um placa de vídeo 3d). Por isso, essa é uma alteração que vale muito a pena. Espero que gostem da dica. Pra mim funcionou bem. Experimentem e compartilhem seus resultados.

Viva o LINUX!
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2012, 09:57 por cabelo2004 »

Offline neltonrsouza

  • miCowXD
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
    • Unlock a world of casual fun and excitement with the premier dating site.
Re: Configurar Unity 2d
« Resposta #1 Online: 14 de MAR?O de 2012, 12:28 »
Interessante, vou testar em um note que tem driver SiS e tá rodando com Unity 2D, depois posto sobre as melhorias.

Grato!

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2012, 12:34 »
Não prestei atenção para que versão era, fui exprimentar no Precise 12.04 Beta 1, e tive que formatar a máquina.

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2012, 13:17 »
Não prestei atenção para que versão era, fui exprimentar no Precise 12.04 Beta 1, e tive que formatar a máquina.

Eu mencionei a versão na dica. De toda forma sei que a dica funciona também na versão 10.10 (Natty Narwhal). É sempre bom estar atento a esses detalhes para evitar problemas. Mas também não é muito prudente testar essas alterações de sistema em versões beta, pois ainda são versões de teste. Por outro lado, podemos tentar compreender a origem do erro em seu computador para ajudar a criar um linux sempre melhor. Talvez uma boa alternativa de segurança para testar essa dica, seria criar um outro perfil de usuário, aplicar as alterações e ver se funciona. Se der errado basta deletar o usuário de teste e manter o usuário administrador do sistema intacto. Espero que isso não iniba outras pessoas de testarem a dica mesmo na versão 12.04 (Precise Pangolin), para conhecermos melhor os possíveis erros e limitações da próxima versão oficial do Ubuntu. Visto que essa dica pode ser a salvação para muitos usuários com máquinas limitadas que possuem apenas placa onboard e sem aceleração 3d (como é meu caso). De toda já é válido o fato de você ter compartilhado sua experiência.
 

Offline rtenshi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #4 Online: 18 de MAR?O de 2012, 07:58 »
Olá,

Eu testei e funcionou, o único problema é que agora eu possuo 2 barras Unity, uma normal, e uma criada pelo Compiz, você tem alguma ideia de como corrigir isso?

Obrigado desde já pela atenção.

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #5 Online: 18 de MAR?O de 2012, 09:52 »
Olá,

Eu testei e funcionou, o único problema é que agora eu possuo 2 barras Unity, uma normal, e uma criada pelo Compiz, você tem alguma ideia de como corrigir isso?

Obrigado desde já pela atenção.

As duas barras se auto-ocultam ou ficam fixas na lateral? Uma barra aparece por cima da outra ou ao lado uma da outra? A segunda barra aparece o tempo todo? As duas barras tem o mesmo tamanho? Tente o comando
Código: [Selecionar]
unity --replace e veja se funciona. Cheque suas configurações da barra lateral no gerenciador do Compiz (se vc tiver instalado; se não tiver ainda, use o comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager e instale o CCSM e verifique as configurações do "Ubuntu Unity Plugin") para ver se está tudo ok. Vamos tentar resolver isso aí colega, porque você deve ter percebido como o Unity fica bem mais leve. Essa dica é uma salvação para usuários com placas de vídeo limitadas, e pode melhorar a avaliação que as pessoas fazem do Unity.
Valeu!  
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2012, 10:00 por cabelo2004 »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #6 Online: 18 de MAR?O de 2012, 11:07 »
Se essa dica rolasse no 12.04 ia ser uma boa ! Vou instalar o 12.04 em um Pentium 4 com 728 de ram e uma placa ATi 128Mb seria bom uma customização como essa
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline cabelo2004

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #7 Online: 18 de MAR?O de 2012, 12:59 »
Se essa dica rolasse no 12.04 ia ser uma boa ! Vou instalar o 12.04 em um Pentium 4 com 728 de ram e uma placa ATi 128Mb seria bom uma customização como essa

Eu acho que vale a pena testar novamente a dica no Ubuntu 12.04, para termos mais opiniões além da do Joluca. Outros fatores podem ter interferido no erro que ocorreu com ele além da mudança de configuração do gerenciador de janelas. Testa aí e nos mande o resultado.
Valeu!!!

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #8 Online: 18 de MAR?O de 2012, 13:09 »
Se essa dica rolasse no 12.04 ia ser uma boa ! Vou instalar o 12.04 em um Pentium 4 com 728 de ram e uma placa ATi 128Mb seria bom uma customização como essa

porque não instala o lubuntu?

Offline rtenshi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #9 Online: 18 de MAR?O de 2012, 13:47 »
Olá,

Eu testei e funcionou, o único problema é que agora eu possuo 2 barras Unity, uma normal, e uma criada pelo Compiz, você tem alguma ideia de como corrigir isso?

Obrigado desde já pela atenção.

As duas barras se auto-ocultam ou ficam fixas na lateral? Uma barra aparece por cima da outra ou ao lado uma da outra? A segunda barra aparece o tempo todo? As duas barras tem o mesmo tamanho? Tente o comando
Código: [Selecionar]
unity --replace e veja se funciona. Cheque suas configurações da barra lateral no gerenciador do Compiz (se vc tiver instalado; se não tiver ainda, use o comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager e instale o CCSM e verifique as configurações do "Ubuntu Unity Plugin") para ver se está tudo ok. Vamos tentar resolver isso aí colega, porque você deve ter percebido como o Unity fica bem mais leve. Essa dica é uma salvação para usuários com placas de vídeo limitadas, e pode melhorar a avaliação que as pessoas fazem do Unity.
Valeu! 

olá, eu consegui resolver, o problema é que o Unity criou uma Unitybar e o Compiz outra, eu baixei o Ubuntu Tweak e através dele desabilitei a Unity Bar, deixando apenas a do Compiz funcionando. E sim, elas funcinavam normalmente, e mesmo resetando o Unity ou até o dconfig, ambas sumiram e retornavam. Uma maior padrão Unity e uma com ícones menores do Compiz, de qualquer forma, problema resolvido =)

Edit: Encontrei uma maneira mais facil ainda de consertar isso. Basta trocar unity-2d-launcher por compiz, deixando o arquivo do unity 2d:

[GNOME Session]
 Name=Ubuntu 2D
 RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
 RequiredProviders=windowmanager;panel;launcher;
DefaultProvider-windowmanager=compiz
 DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
 DefaultProvider-launcher=compiz

 DesktopName=Unity
« Última modificação: 18 de MAR?O de 2012, 17:22 por rtenshi »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #10 Online: 18 de MAR?O de 2012, 21:16 »
Não curti muito o Lubuntu, pelo teste q fiz rodando a versão LiveCD, o sistema se comportou bem, atualmente está rodando a 10.4 e funciona muito bem
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #11 Online: 19 de MAR?O de 2012, 08:36 »
Não curti muito o Lubuntu, pelo teste q fiz rodando a versão LiveCD, o sistema se comportou bem, atualmente está rodando a 10.4 e funciona muito bem

instalei o 11.10 no meu note. ficou levinho, uma beleza. Daí, é só ir usando o synaptic pra instalar mais.

Offline roger_2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2012, 01:59 »
eu estou usando o 2d por padrão pois não instalei os drivers corretos da nvidia ainda... mas penso em já partir para esta dica e ficar nele com o compiz... que apesar de ter uns comportamentos "estranhos" já estou habituado das minhas instalações anteriores...

minha única duvida é que parece que ele será removido na próxima atualização que está por vir... vocês estão sabendo disso melhor... será que mesmo assim vale ficar com ele?! vlw e forte abraço!!
Alessandro Raulino
GNU/Linux User #355764
ArchBang 2012.12 @ LG P43 Series | Linux 3.6.8 | X.org 1.13.0 | Openbox 3.5.0 | CPU i7-2620M @ 2.70GHz × 4

Offline rnsribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2012, 01:44 »
>[GNOME Session]
 >Name=Ubuntu 2D
 >RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
 >RequiredProviders=windowmanager;panel;launcher;
>DefaultProvider-windowmanager=compiz
 >DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
 >DefaultProvider-launcher=compiz

 >DesktopName=Unity

funcionou no 12.04 ficou muito bom valeu

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Configurar o Unity 2d para ficar melhor que o 3d
« Resposta #14 Online: 20 de Maio de 2012, 10:07 »
eu estou usando o 2d por padrão pois não instalei os drivers corretos da nvidia ainda... mas penso em já partir para esta dica e ficar nele com o compiz... que apesar de ter uns comportamentos "estranhos" já estou habituado das minhas instalações anteriores...

minha única duvida é que parece que ele será removido na próxima atualização que está por vir... vocês estão sabendo disso melhor... será que mesmo assim vale ficar com ele?! vlw e forte abraço!!

É isso mesmo, o unity-2d não virá por padrão. Espero que venha nos repositórios e principalmente que a Canonical o mantenha atualizado.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!