Autor Tópico: Ajuda na melhoria de Shell Script  (Lida 1310 vezes)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Ajuda na melhoria de Shell Script
« Online: 19 de MAR?O de 2012, 07:11 »
PessoALL, recentemente criei o Shell script abaixo com a finalidade de remover arquivos "temporários" do meu sistema, estou usando o Ubuntu Precise, e o script já está totalmente funcional, mas sei que ele precisa de melhorias, e preciso da ajuda de vocês para melhorá-lo, dei ao mesmo o nome de "limpeza.sh". O que ele faz? Basicamente remove todo o conteúdo das pastas "/tmp" - Arquivos temporários, "/var/cache/apt/archives" - Arquivos baixados pelo Apt-Get ou Synaptic, "/var/lib/apt/lists" - Listas de atualização do Apt-Get ou Synaptic e finalmente do diretório "/var/log" - Logs do sistema. Necessariamente ele tem que ter a extensão ".sh", mesmo estando como executável? Em que pasta devo colocar o mesmo para que ao abrir o terminal de texto, como qualquer usuário, baste dar o comando "sudo limpeza", ao invés de "sudo sh limpeza.sh" onde estiver localizado o script?

Citar
#!/bin/bash
rm -rf -- /tmp/*
rm -rf -- /var/cache/apt/archives/*
rm -rf -- /var/lib/apt/lists/*
rm -rf -- /var/log/*

E finalmente, como faço para criar uma interface gráfica para ele, com caixa de seleção para cada item?

Abraço a todos.
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2012, 07:20 por Joseph »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Ajuda na melhoria de Shell Script
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2012, 08:41 »
Esta fonte de Mendel Cooper é muito boa. Dá uma olhada!


Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ajuda na melhoria de Shell Script
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2012, 09:07 »
Ola

Ao se cadastrar voce leu e aceitou as regras do forum.

Ao postar sua mensagem voce leu e aceitou as regras de postagem presentes em sua tela.

Segundo a regra III que leu antes de enviar sua mensagem, é proibido o uso de termos como ajuda, help, etc.

Se desejar, copie seu texto e crie um novo topico dentro das regras do forum.

Grato pela colaboração e compreensão.

[]'s