Autor Tópico: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina  (Lida 5632 vezes)

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Online: 19 de MAR?O de 2012, 10:04 »
instalei em um pendrive o peppermint, ou seja fiz uma instalação real como se houvesse instalado em um hd.

Mas o sistema não inicia se eu plugar o pendrive antes de ligar o pc. Quando faço isso aparece a tela de boot com os sistemas instalados no pc.
Dai se ligo o pc e espero carregar o sistema operacional e só então espeto o pendrive e mando reiniciar a máquina então o pc inicializa com o boot do pendrive.
Porque isso? o que tenho que fazer para que ao ligar a máquina com o pendrive espetado já entre o sistema do pendrive?
PS: ainda não testei em outras máquinas para ver se isto é geral ou só no meu netbook.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2012, 10:12 »
eu acho que não dá certo instalar como se fosse em um hd. Precisa é fazer o pen bootável. Use o netbootin para copiar da imagem iso para o pen e daí dar o boot por ele.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2012, 10:59 »
boas Sigur

Certo dá, tanto que eu instalei e ele funfa direitinho, você pode salvar seus arquivos, instalar programas etc etc, e eu já fiz tudo isso, inclusive instalando os programas da receita federal para declaração do IRPF, só precisei instalar tambem o openjdk.

E isto tudo não é possível só criando um pen bootavel pelo unetbootin já que as alterações que você faz, você as perde ao reiniciar o sistema.

O que eu acho estranho é que ele não dá o boot se a máquina estiver desligada, mas dá o boot se você reiniciar a máquina. Pelo menos no meu net book com lubuntu é assim, vou testarem um pc que tenha só o win para ver o que acontece.
O difícil é arranjar um pc só com win aki em casa. No máximo o da minha sobrinha com dual boot.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Resposta #3 Online: 19 de MAR?O de 2012, 11:18 »
boas Sigur

Certo dá, tanto que eu instalei e ele funfa direitinho, você pode salvar seus arquivos, instalar programas etc etc, e eu já fiz tudo isso, inclusive instalando os programas da receita federal para declaração do IRPF, só precisei instalar tambem o openjdk.

E isto tudo não é possível só criando um pen bootavel pelo unetbootin já que as alterações que você faz, você as perde ao reiniciar o sistema.

O que eu acho estranho é que ele não dá o boot se a máquina estiver desligada, mas dá o boot se você reiniciar a máquina. Pelo menos no meu net book com lubuntu é assim, vou testarem um pc que tenha só o win para ver o que acontece.
O difícil é arranjar um pc só com win aki em casa. No máximo o da minha sobrinha com dual boot.

abcs
abdo


Para instalar no pen você fez como? Usou live pen ou live cd? Instalou a partir de um linux rodando e o pen conectado?

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2012, 14:31 »
Vamos lá Sigur

Com o Lubuntu no netbook baixei a imagem iso do Peppermint, então criei um pen drive bootavel usando o Unetbootin.

Iniciei o netbook por este pendrive e então fiz a instalação do SO em um segundo pendrive.

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2012, 18:49 »
Vamos lá Sigur

Com o Lubuntu no netbook baixei a imagem iso do Peppermint, então criei um pen drive bootavel usando o Unetbootin.

Iniciei o netbook por este pendrive e então fiz a instalação do SO em um segundo pendrive.

abcs
abdo


Opa, tentarei fazer isso. Será que funciona com o lubuntu? Quando entramos com o livepen, fica o ícone para instalar. Daí, clicando nele, podemos então escolher o local de instalação? Essa escolha é feita na hora de escolher as partições, por exemplo?

Qual o tamanho você acha necessário para o pen?

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Resposta #6 Online: 19 de MAR?O de 2012, 19:50 »
Sigur

Funciona com qualquer distro, pelo menos com as que usam pctes .deb

siga os passos que te disse antes
- baixe a iso de uma distro de seu interesse, de preferência as distros mais leves como o Lubuntu ou o Peppermint
- crie o pen drive bootavel usando o unetbootin
- inicie sua máquina através do pen drive
- espete um segundo pendrive na máquina
- com o sistema carregado click no icone "instalar o so no hd"
- marque as opções que aparecem (idioma, teclado, fuso horario etc) de acordo com suas preferencias
- escolha particionamento  avançado
- selecione a partição do segundo pendrive
- edite a mesma para ser usada como a partição raiz (/) e escolha o formato (eu usei  ext4)
- continue a instalação normalmente.

uma dica, antes de espetar o segundo pen drive use o gparted e check quais são as partições que você tem na máquina - provavelmente as partições sda's na máquina e sdb no pendrive - isto para que você selecione o pendrive corretamente na hora de selecionar a partição aonde você irá instalar o seu SO.

eu usei um pendrive de 4 gb para instalar o Peppermint e ao término da instalação tinha ocupado menos de 2gb de espaço, sobrando um pouco mais de 2gb para instalar programas e salvar arquivos.

se você não tem, então crie uma conta no dropbox que já vem com 1 icone no peppermint ou então use o Ubuntu One, mas neste caso você tem que instalar o cliente do Ubuntu One através do synaptic

Este pen drive serve para que você leve seu SO para qualquer outra máquina, permitindo acessar bancos emails tudo isso com segurança, sem deixar rastros e ao mesmo tempo salvar seus arquivos.

melhor do que usar máquinas com windows e ainda de uso coletivo.

abcs
abdo

Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: SO no pen drive não inicia ao ligar a máquina
« Resposta #7 Online: 19 de MAR?O de 2012, 22:23 »
Opa, valeu pelas dicas hein. Vou testar com certeza.

E depois, com tudo pronto, você dá o boot pela usb com o pen criado? Ele reconhece que no pen tem o linux e carrega? Muito bacana.