Autor Tópico: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ... [Resolvido]  (Lida 7490 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Olá galera, blz? gostaria de compartilhar com vocês um fato que esta ocorrendo no meu servidor com o linux ubuntu 10.4 x64 bits! Tipo, instalei ele num pc que funciona como servidor para 14 thin clients do modelo ez700.
porém, na hora do boot acusa a seguinte mensagem: "This kernel requires an x86-64 CPU, but only detected an i586 CPU. Unable to boot – please use a kernel appropriate for your CPU".

Não sei pq isso esta ocorrendo, o computador servidor possue um core2quad com 4GB de memoria ddr2 800mhz e hd de 1tb, enfim, tem suporte à 64 bits. gostaria de saber se esse erro ocorre pq o thin client nao suporta 64 bits em sua CPU ou devo mudar algo na configuração do LTSP!

Alguem pode me ajudar nessa por favor? Obrigado!
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2012, 06:44 por galactus »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2012, 01:31 »
Este modelo de Thin Client pode ter dois modelos de processadores: AMD LX700 ou  VIA C3 533mhz! Ambos 32bits!

Por isso o erro na hora do boot do thin client.

Você terá  que criar uma imagem 32bits para que esses terminais possa funcionar.

Apague a imagem 64bits e depois faça:

Citar
sudo ltsp-build-client --arch i386 

Reinicie o servidor e tente dar o boot nos terminais. Se tudo funcionar blz, mas o mais provável é que ainda não funcione! Isso se deve ao arquivo ltsp.conf que ainda aponta para a imagem 64bits. Então você vai alterar o caminho para a imagem 32bits!  Agora não estou com o meu servidor ltsp, senão colocava direitinho onde alterar!

Mas tenta aí, depois coloco o caminho aqui.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2012, 12:00 »
Opa, ok! Quer dizer que, devo então tentar excluir a pasta /opt/ltsp e executar esse script que vc passou novamente para reinstalar uma imagem de 32 bits? E tipo, depois da instalação, eu tenho todos os aquivos para 32 bits prontos para rodar, seria so jogar dentro das pastas do ubuntu, porém, corrigindo, alem de tudo eu teria tbm que mudar configuração do arquivo ltsp.conf de "amd64" para "i386"?

Mas também, quando instalo os pacotes anteriores tipo, ltsp server-standalone, ssh e tals... eles instalam todos como "amd64". Será que mesmo fazendo essas alterações na imagem os terminais rodariam?]

Obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2012, 14:45 »
Este modelo de Thin Client pode ter dois modelos de processadores: AMD LX700 ou  VIA C3 533mhz! Ambos 32bits!

Por isso o erro na hora do boot do thin client.

Você terá  que criar uma imagem 32bits para que esses terminais possa funcionar.

Apague a imagem 64bits e depois faça:

Citar
sudo ltsp-build-client --arch i386 

Reinicie o servidor e tente dar o boot nos terminais. Se tudo funcionar blz, mas o mais provável é que ainda não funcione! Isso se deve ao arquivo ltsp.conf que ainda aponta para a imagem 64bits. Então você vai alterar o caminho para a imagem 32bits!  Agora não estou com o meu servidor ltsp, senão colocava direitinho onde alterar!

Mas tenta aí, depois coloco o caminho aqui.
Faz todo sentido... mas putz, é uma tremenda bola fora do script de instalação do LTSP, hein? Ele deveria ficar default pra arquitetura de 32 bits.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2012, 17:46 »
Então kra, tbm achei uma baita bola fora. tipo, eu tava com o LTSP 5 completinho no meu server rodando de boa, porém era com o ubuntu 32 Bits por isso como são 14 terminais, quando ligava e usava todos travava, provavelmente por falta de memoria ou do próprio sistema reconhecer a quantidade de memoria do servidor que é 4GB. Por isso quis tentar ver se com o 64Bits seria diferente, mas...
flw, abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2012, 19:12 »
Vc estava usando o Ubuntu desktop no servidor, não? Pq o Ubuntu Server, se não me engano, instala o kernel PAE, que permite usar mais do que 3GB de RAM. Já o Ubuntu desktop instala o kernel normal, assim vc fica preso a 3GB pra tudo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2012, 21:19 »
hummm rapaiz... muito bem lembrado, nem pensei nisso kra. putzzz! estava usando o desktop mesmo! mas tipo, o  que acontece é que, quando ligava todos, travava tudo e ficava tudo parado, tinha que reiniciar o servidor e consequentemente os thin clients. e depois de reiniciado repetia-se a façanha. Vc sabe se, com o ubuntu server eu teria esse problema novamente via LTSP, no caso será que o ubuntu precisa de paginação pra servidor de thin clients? pq no Windows XP e Server, se não puser paginação quando ligo todos os terminais a abro umas 3 ou quatro guias de alguma coisa em cada terminal começa a dar erro de cota, erro ao abrir aquivos e tals... Vc não saberia uma solução para esse tipo de problema kra? Obrigado!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2012, 21:22 »
Vamos por partes como faz o açougueiro!  

Primeiro me desculpe pelo ltsp.conf. O arquivo a ser modificado é o /etc/ltsp/dhcpd.conf

Olha como está o meu, num sistema 64bits mas com as máquinas usando 32bits:

 Arquivo: /etc/ltsp/dhcpd.conf                                                                                                                                  

#
# Default LTSP dhcpd.conf config file.
#

authoritative;

subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {
    range 192.168.1.20 192.168.1.25;
    option domain-name "lanaServer.com";
    option domain-name-servers 192.168.1.1;
    option broadcast-address 192.168.1.255;
    option routers 192.168.1.1;
#    next-server 192.168.0.1;
#    get-lease-hostnames true;
    option subnet-mask 255.255.255.0;
    option root-path "/opt/ltsp/i386";
    if substring( option vendor-class-identifier, 0, 9 ) = "PXEClient" {
       filename "/ltsp/i386/pxelinux.0";
    } else {
        filename "/ltsp/i386/nbi.img";
    }
}

======================================================

Verifique se o seu está assim. Realmente é uma bola fora do pessoal do LTSP, mas o pior é que a documentação para quem quer fazer um sistema 64bits mas os terminais em32bits praticamente não existe! Eu tive que me lascar pesquisando muito e olhando Log do sistema até descobrir que tinha que mudar isso aí em cima!

Quanto ao uso da memória continue com o sistema 64bits. Fica muito mais rápido para os terminais acessarem o servidor depois que ele gravou os programas na memória. Agora tem um porém!  Seus terminais não podem ser desmemoriados né.  Pelo menos 512MB! É isso mesmo, o LTSP 5 usa muita RAM dos terminais. Nós temos um Celeron que tinha 128MB e ele se arrastava, colocamos 512MB e agora ele voa em relação a configuração com 128MB.

Eu não sei se os processadores dos Thin Clients são muito fracos.  Acredito que eles não tenham disco rígidos, certo? Se tiverem, remova todos! Fica muito mais rápido com os terminais sem discos rígidos.  Também facilite a vida do seu servidor, instale o Openbox e rode o Gnome com o Openbox mais o tema Clearlooks.  Você vai notar um ganho notável no desempenho geral de tudo.

Eu instalei um Ubuntu Desktop 64bits completo, com tudo o que eu queria que os terminais tivessem. Depois eu instalei o LTSP 32bits e em seguida eu criei todos os usuários dentro do desktop 64bits, em modo gráfico mesmo.

Instale todos os pacotes de idiomas em português na imagem 32bits do LTSP e no sistema 64bits, remova todos os pacotes de idiomas em Inglês dos dois sistemas.

Faça o Login em qualquer terminal e você terá todos os aplicativos do sistema 64bits plenamente funcionais nos seus terminais, sem precisar instalar os mesmos na imagem 32bits!


« Última modificação: 21 de MAR?O de 2012, 21:25 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #8 Online: 21 de MAR?O de 2012, 22:25 »
bem! meu dhcpd.conf esta idêntico ao seu! e quando no sistema 64 bits, nao funcionou, nao deu o boot. pq me parece que, se o dhcpd.conf estiver apontando pra um imagem e o tftpd-hpa para outra, os dois nao conseguem negociar e nao da boot, da erro na hora do boot. Porém se eu mudar a configuração dos dois para 64 bits da o erro la do kernel impróprio para o boot.e um diferente do outro, ou mesmo os outros arquivos que possuam a sintaxe "i386" estiverem diferentes de "amd64" nao da boot de jeito nenhum! Obrigado! flw

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #9 Online: 21 de MAR?O de 2012, 22:49 »
hummm rapaiz... muito bem lembrado, nem pensei nisso kra. putzzz! estava usando o desktop mesmo! mas tipo, o  que acontece é que, quando ligava todos, travava tudo e ficava tudo parado, tinha que reiniciar o servidor e consequentemente os thin clients. e depois de reiniciado repetia-se a façanha. Vc sabe se, com o ubuntu server eu teria esse problema novamente via LTSP, no caso será que o ubuntu precisa de paginação pra servidor de thin clients? pq no Windows XP e Server, se não puser paginação quando ligo todos os terminais a abro umas 3 ou quatro guias de alguma coisa em cada terminal começa a dar erro de cota, erro ao abrir aquivos e tals... Vc não saberia uma solução para esse tipo de problema kra? Obrigado!
Área de swap pode até não ajudar, mas com certeza não atrapalha. Defina uma área de swap do mesmo tamanho de sua memória.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #10 Online: 21 de MAR?O de 2012, 23:15 »
Bem, na verdade nem mexo na swap, deixo o sistema instalar e configurá-la automaticamente, mas... quanto ao ubuntu travar quando ligo todos e executo tarefas neles, por ser por causa de swap ou dos thin clients que são fraquinhos mesmo! rsrsrs Obrigado!

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #11 Online: 21 de MAR?O de 2012, 23:26 »
Bom, respondendo ao Galactus, kra, acho que entendi agora seu raciocínio. tipo, vou instalar novamente o ubuntu server 64 bits no meu servidor, porém vou instalar uma imagem de 32 bits no sistema de 64 bits correto, com aquele comando que vc me passou anteriormente "sudo ltsp-build-client --arch i386" para que os terminais somente deem boot porém quando forem utilizar memoria para paginar serviços de aplicativos quaisquer executados neles, teram que solicitar memoria de um sistema de 64 bits, que é o servidor, consequentemente obtendo maior desempenho por utilizar a memoria de um servidor que a reconhece de modo total.

Bem, se entendi corretamente, minha dúvida agora é quanto aos pacotes tipo, tftpd-hpa, dhcp3-server, portmap, nfs-kernelserver, xdm, ltsp-server-standalone, openssh-server.

Eles podem ser instalados no ubuntu 64 bits simplesmente via apt mesmo, ou devem ser instalados como 32 bits para dar o boot na imagem de 32 instalada com o comando "sudo ltsp-build-client --arch i386"?
Se for isso, como instalar esses pacotes em 32 bits num sistema de 64 Bits? Obrigado! Abraços!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #12 Online: 22 de MAR?O de 2012, 00:46 »
Bom, respondendo ao Galactus, kra, acho que entendi agora seu raciocínio. tipo, vou instalar novamente o ubuntu server 64 bits no meu servidor, porém vou instalar uma imagem de 32 bits no sistema de 64 bits correto, com aquele comando que vc me passou anteriormente "sudo ltsp-build-client --arch i386" para que os terminais somente deem boot porém quando forem utilizar memoria para paginar serviços de aplicativos quaisquer executados neles, teram que solicitar memoria de um sistema de 64 bits, que é o servidor, consequentemente obtendo maior desempenho por utilizar a memoria de um servidor que a reconhece de modo total.

Bem, se entendi corretamente, minha dúvida agora é quanto aos pacotes tipo, tftpd-hpa, dhcp3-server, portmap, nfs-kernelserver, xdm, ltsp-server-standalone, openssh-server.

Eles podem ser instalados no ubuntu 64 bits simplesmente via apt mesmo, ou devem ser instalados como 32 bits para dar o boot na imagem de 32 instalada com o comando "sudo ltsp-build-client --arch i386"?
Se for isso, como instalar esses pacotes em 32 bits num sistema de 64 Bits? Obrigado! Abraços!
Nossa, colega, simplifica isso...

No popular: vc vai instalar o LTSP de 32 bits, pq seus terminais são de 32 bits.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #13 Online: 22 de MAR?O de 2012, 07:31 »
Bom, respondendo ao Galactus, kra, acho que entendi agora seu raciocínio. tipo, vou instalar novamente o ubuntu server 64 bits no meu servidor, porém vou instalar uma imagem de 32 bits no sistema de 64 bits correto, com aquele comando que vc me passou anteriormente "sudo ltsp-build-client --arch i386" para que os terminais somente deem boot porém quando forem utilizar memoria para paginar serviços de aplicativos quaisquer executados neles, teram que solicitar memoria de um sistema de 64 bits, que é o servidor, consequentemente obtendo maior desempenho por utilizar a memoria de um servidor que a reconhece de modo total.

Bem, se entendi corretamente, minha dúvida agora é quanto aos pacotes tipo, tftpd-hpa, dhcp3-server, portmap, nfs-kernelserver, xdm, ltsp-server-standalone, openssh-server.

Eles podem ser instalados no ubuntu 64 bits simplesmente via apt mesmo, ou devem ser instalados como 32 bits para dar o boot na imagem de 32 instalada com o comando "sudo ltsp-build-client --arch i386"?
Se for isso, como instalar esses pacotes em 32 bits num sistema de 64 Bits? Obrigado! Abraços!

A primeira parte do seu raciocínio está correta. A segunda parte não!  Como eu disse antes, instale tudo o que quiser no seu sistema 64bits. Resumindo bastante, a imagem do LTSP em 32bits será criada com a finalidade de você poder dar o boot nos terminais 32bits, mas todos os recursos da rede virão do servidor 64bits. Então não se preocupe, siga as instruções desses vídeos:


http://www.youtube.com/watch?v=zKojtI1FZ8k

http://www.youtube.com/watch?v=Y4lCfqLsndw

http://www.youtube.com/watch?v=YaJuUp7t-og

Tá lá na parte 2 do vídeo o Bug do tftpd-hpa! 

Você vai precisar remover o tftpd-hpa e reinstalar ele novamente para ele funcionar! Depois que já fez a imagem 32bits do LTSP.  Não se esqueça também do update da imagem, da chave ssh e do kernel do LTSP! Tá lá no vídeo!

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re: LTSP 5 5 error: unable to boot - please use a kernel ...
« Resposta #14 Online: 22 de MAR?O de 2012, 20:06 »
E aee Galactus, então, fiz como vc me passou kra, instalei o ubuntu desktop 64 bits. utilizei uma partição de 350Gb que estava disponível para a instalação, acho que o sistema esta usando automaticamente 11gb de swap, bem, quanto a isso nao ajuda e nao atrapalha assim como nosso colega disse anteriormente.

Bem, instalei a imagem de 32 bits do LTSP e configurei todos os arquivos, deu certinho assim como vc disse, ta rodando perfeitamente.
Bom, minha dúvida agora é? Será que sendo o sistema 64 bits agora, quando eu ligar novamente todos os pcs para os alunos e eles abrirem várias guias em cada um dos terminais, será que não irá travar novamente pelo fato do sistema gerenciar melhor as capacidades dos hardwares? Obrigado!