Autor Tópico: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.  (Lida 5368 vezes)

Offline Lander

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Online: 21 de MAR?O de 2012, 02:54 »
Ola,

com muita pena minha eu, utilizador do ubuntu ha dois anos, estou cansado deste sistema que nao coopera com o meu computador. Tenho um Toshiba notebook NB 305 e quando alterei o meu sistema operativo para ubuntu (por acreditar em toda a filosofia que orbita o projeto), o meu computador comecou a trabalhar de forma deficiente com qualquer tipo de multimedia: youtube, musicas, java, vimeo, filmes, jogos basicos como supertux e chess, skype,etc. As musicas entram em bug, ficando em loop ate ter que desligar o programa de musica, os videos dao so fotos desfocadas, melhorando um pouco quando altero a qualidade para  240p.

Na altura, lancei algum furor no forum, com bastantes individuos bem intecionados que me queriam apoiar, mas nada deu certo.Tentou-se imensas operacoes e acaba-se sempre no "Entao nao sei, isso e estranho". Entretanto, ao longo destes dois anos, fui encontrando alguns experts em informatica, dois ou tres que trabalhavam com ubuntu e tambem nao conseguiram me ajudar.

Ha alguem aqui informado e disposto a entrar no meu computador e a ver esta situacao ?

Acho que e a unica solucao, senao terei que voltar pra o sistema operativo da janela capitalista.


abraco,

lander patrick
 



« Última modificação: 21 de MAR?O de 2012, 12:04 por Lander »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - ultimo pedido.
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2012, 03:02 »
Ola

Considerando que muito poucos tenham seu equipamento, acredito que seria interessante postar:

1) qual a versão de seu Ubuntu ( se ainda usa o 10.04 com o cubo em apenas uma area de trabalho )

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,72459.msg404072.html#msg404072


2) O que já fez nestes dois anos para ajustar seu sistema ( se instalou os drivers mesa, modulos de energia, Gerenciador do Pulse audio, etc)

Drivers do windows não funcionam no GNU/Linux:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77660.msg431938.html#msg431938

3) Do seu hardware quanto de memoria alocou na bios para a placa de video Intel 3150

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,72589.msg404769.html#msg404769
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77660.msg431938.html#msg431938

4) detalhar quais as suas dificuldades e o que esperaria de um atom N450 com 1,66 ghz com 1 giga de ram

com isto creio ficar muito mais facil ao forum ajudar

[]'s
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2012, 17:16 por Tota »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - ultimo pedido.
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2012, 08:06 »
Tenho um Toshiba notebook NB 305 e quando alterei o meu sistema operativo para ubuntu (por acreditar em toda a filosofia que orbita o projeto)

Realmente! Navegar contra a maré envolve uma enorme filosofia. E muitos podem sucubir.
Mas a partir do momento que se decide por faze-lo tem que sangrar os olhos.

Eu te recomendaria passar esta joça deste notebook pra um Windows-maníaco e compraria um que já viesse com o linux pré-instalado.

Ou consultaria o fórum pra saber se o que vc vai comprar tem total suporte no mundo do pinguim.

Infelizmente, o mundo é pensado pra cortar o pano e fazer cortina para o Janelas e nunca capa para o pinguim voar.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline Lander

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - ultimo pedido.
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2012, 11:59 »
Ola, obrigado pelas perguntas. Aqui vao algumas respostas :

1) qual a versão de seu Ubuntu ( se ainda usa o 10.04 com o cubo em apenas uma area de trabalho )

Ola, eu uso o ubuntu 11.10 oneiric sem cubo!


2) O que já fez nestes dois anos para ajustar seu sistema ( se instalou os drivers mesa, modulos de energia, Gerenciador do Pulse audio, etc)

modulos de energia ja foram checados, ja tentei ver qual o programa que o computador funciona melhor para ler videos, e qual o programa melhor para ler audio, tentamos instalar os drivers (e aparentemente estao instalados), e os ubuntu restricted extras

3) Do seu hardware quanto de memoria alocou na bios para a placa de video Intel 3150
Nao percebi muito bem como o fazer, mas aqui vao infos do meu pc:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation N10 Family DMI Bridge
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:02.1 Display controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 3 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation NM10 Family LPC Controller (rev 02)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation N10/ICH7 Family SATA IDE Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation N10/ICH 7 Family SMBus Controller (rev 02)
07:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9285 Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
09:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)


00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 02)
   Subsystem: Toshiba America Info Systems Device ff00
   Flags: bus master, fast devsel, latency 0, IRQ 45
   Memory at 40a00000 (64-bit, non-prefetchable) [size=16K]
   Capabilities: <access denied>
   Kernel driver in use: HDA Intel
   Kernel modules: snd-hda-intel







4) detalhar quais as suas dificuldades e o que esperaria de um atom N450 com 1,66 ghz com 1 giga de ram
As dificuldades revelam-se na tentativa de operar qualquer accao que involva multimedia: som, video, jogos, etc. Eu esperaria que o meu computador nao empancasse com um jogo basico de xadrez, por exemplo, ou que conseguisse ver pelo menos alguns videos no vimeo.



abraco

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - ultimo pedido.
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2012, 12:32 »
Eu te recomendaria passar esta joça deste notebook pra um Windows-maníaco e compraria um que já viesse com o linux pré-instalado.

Ola selvaking,

O netbook do Lander é tudo Intel, de longe uma "joça", pois é o mais compatível com o pinguim. A meu ver não é preciso trocar de maquina por outra com ou sem Linux, mas apenas configurá-la direito.

Ola Lander,

Ola, eu uso o ubuntu 11.10 oneiric sem cubo!
Nao percebi muito bem como o fazer, mas aqui vao infos do meu pc:

Os drivers Intel 3150 de sua placa já vêm habilitados no kernel do 11.10, o que é excelente.

Ao ligar seu netbook, veja se existem opções de acesso à BIOS (geralmente F2 ou F12 ), ou verifique no manual da maquina.

Ao acessar sua BIOS, procure se é possivel alocar mais memoria para sua placa de video ( video memory share ). Caso possivel, aumente a quantidade de memória para ela, para pelo menos 128 megas. ( ela pode aceitar até 340 gB)

Verifique se estão instalados os pacotes "mesa" na central de programas. ( mesa-dri e mesa-glx ) instale caso não o estejam.

Poste o resultado em terminal (consola) de
Código: [Selecionar]
sudo glxinfo | grep render
As dificuldades revelam-se na tentativa de operar qualquer accao que involva multimedia: som, video, jogos, etc. Eu esperaria que o meu computador nao empancasse com um jogo basico de xadrez, por exemplo, ou que conseguisse ver pelo menos alguns videos no vimeo.

O ideal é ajustar uma problema de cada vez, ou seja, verificar primeiro o video e depois o som, pois eles são bem suportados.

[]'s
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2012, 17:16 por Tota »

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - ultimo pedido.
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2012, 13:06 »

Ola selvaking,

O netbook do Lander é tudo Intel, de longe uma "joça", pois é o mais compatível com o pinguim. A meu ver não é preciso trocar de maquina por outra com ou sem Linux, mas apenas configurá-la direito.

Realmente. Fiz a resposta logo que cheguei no trabalho, mas procurando referências do notebook, vi que o chipset era intel.
Baixei até o manual.

Chipset Intel® NM10 Express.

Iria responder ele com mais calma no fim da tarde.

Ele funciona perfeitamente com Ubuntu, Lander!
Não precisa se desesperar que ajudaremos!

Agora eu não posso ajudar(Intervalo de almoço), mas na parte da tarde.

Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

clodoaldops

  • Visitante
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2012, 17:02 »
-parece que se trata de um dos primeiros netbooks com intel-atom-1.6ghz + 1gb/ram + 160gb/hd
-particularmente eu não usaria ubuntu-11.X  numa makinas dessas
-eu daria preferencia pelo xubuntu-11.X

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2012, 18:20 »
As vezes o Ubuntu instala tudo certinho, mas o hardware da máquina emporcalha tudo. E nem adianta mexer muito, porque senão piora. Nessas situações não há nada melhor do que chutar o balde, e jogar a toalha.

Não adianta forçar.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Lander

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #8 Online: 22 de MAR?O de 2012, 13:30 »
Ola liga dos dinos,

fui no BIOS e não encontrei nenhuma opção para aumentar a quantidade de memória de vídeo. pesquisei mesa-dri e mesa-glx no centro de programas e o programa nem encontrou estas duas palavras. quando escrevi no terminal

sudo glxinfo | grep render

aparceu command nof found.

obrigado pelas palavras motivadoras, mas vamos combinar que não tá fácil..




clodoaldops,

obrigado pela dica, mas eu gostava de continuar com o ubuntu.



selvaking,

gostava mesmo de comprar uum computador ja com o pinguim integrado, mas como não é possivel, ou mudo para o windows, ou concerto o que ha para concertar . aguardo pela tua resposta então..


abraços

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #9 Online: 22 de MAR?O de 2012, 14:22 »
"gostava mesmo de comprar uum computador ja com o pinguim integrado, mas como não é possivel, "
Como , não?

veja:  http://search.la.dell.com/results.aspx?s=gen&c=br&l=pt&cs=&k=ubuntu+laptop&cat=all&ref=ac
Usuário Linux- 449417

Offline Lander

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #10 Online: 22 de MAR?O de 2012, 14:38 »
ola, não é possivel não pelo computador em sim, mas pela acção de comprar; como quem diz, não tenho dinheiro .
abraço

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #11 Online: 22 de MAR?O de 2012, 18:56 »
sudo glxinfo | grep render

Ola

É possível que tenha trocado o "L" minusculo por "I" maiusculo.

Vamos soletrar => glxinfo ( gê éle xis info) <espaço>"|"(caractede de pipe)grep <espaço> render

Tente novamente

[]'s

Offline Lander

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #12 Online: 22 de MAR?O de 2012, 22:43 »
Ola Tota

o resultado é este :

direct rendering: Yes
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) IGD x86/MMX/SSE2


abraço
« Última modificação: 01 de Abril de 2012, 19:37 por Lander »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #13 Online: 23 de MAR?O de 2012, 08:55 »
ola, não é possivel não pelo computador em sim, mas pela acção de comprar; como quem diz, não tenho dinheiro .
abraço
ok, tomara que consiga.
Usuário Linux- 449417

Offline Lander

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: desistir ou nao desistir ? - problemas com multimedia.
« Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2012, 19:41 »
Alguém pode auxiliar ?