Autor Tópico: Gradient Mesh, agora em Software Livre  (Lida 1795 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Gradient Mesh, agora em Software Livre
« Online: 25 de MAR?O de 2012, 21:20 »
A Gradient Mesh Tool , Sempre foi uma das mais brilhantes ferramentas do Adobe Illustrator, o Corel Draw possui a ferramenta “malha” , que embora possua o mesmo conceito, não tem a mesma eficiência e eficácia. Quando Migrei pro Linux em 2008 uma de minhas reclamações era a ausência desse tipo de recurso dentro no ótimo Inkscape aconteceu que, me acostumei a viver sem essa opção, conhecendo a potência desse recurso, fiquei eufórico ao ver que o pessoal do Cairo-Graphics tornou isso possível.

O que é/são gradient Mesh(es) ? , de forma resumida, é uma forma de se criar degradês complexos, ao invés de se criar várias formas e com um grande número de variações de preenchimento, em um gradient mesh você cria uma malha, rede, e os pontos de encontro da rede funcionam como nós(nodes, arcor points, como preferir)  a cada nó pode-se atribui uma cor e essa cor automaticamente forma um degradê entre sua localização e os outros pontos próximos.

FONTE: http://jotaroberto.com/?p=435
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Gradient Mesh, agora em Software Livre
« Resposta #1 Online: 25 de MAR?O de 2012, 23:15 »
Noss boa notícia. sempre quis fazer desenhos complexos utilizando gradientes, desde os tempos do Sodipodi
e creio que com este recurso a mais o Inkscape vai ficar muito melhor do que já é "Com certeza, isto será incluido nele" http://tavmjong.free.fr/SVG/MESH/Mesh_Inkscape.html
http://libregraphicsworld.org/blog/entry/mesh-gradients-accepted-to-svg-2-0-initially-supported-by-inkscape
http://libregraphicsworld.org/blog/entry/what-is-up-with-mesh-gradients-in-inkscape
Deixo claro que a criação de gradientes complexos, desde que se tenha paciência é possível sim, para quem não acredita no potencial do Inkscape
seguem alguns exemplos, lembrando  que isto é só Hobby, pessoas que trabalham profissionalmente tem trabalhos muito melhores, sempre fiquei fascinado pelos trabalhos que podem ser feitos utilizando gradient mesh "Basta fazer uma busca no deviantart por gmesh e verá trabalhos incríveis", e até tentava reproduzir utilizando gradientes que estavam disponíveis no inkscape na  época, uns 4 ou 5 anos atrás, hoje não tenho muito tempo para fuçar no Ink, mas só de olhar trabalhos de colegas do Deviant art, tenho certeza que dá para fazer trabalhos extraordinários com ele.
Deixo aqui uma link interessante para se visitar http://inkscapers.deviantart.com/ , e algumas brincadeiras de minha autoria :-)
http://xterminador.deviantart.com/gallery/#/d9f0l5
http://xterminador.deviantart.com/gallery/#/d8drmo
http://xterminador.deviantart.com/art/Treinando-gradientes-20004948?q=gallery%3Axterminador%2F22121072&qo=1
http://xterminador.deviantart.com/art/Friend-19593285?q=gallery%3Axterminador%2F22121072&qo=3
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2012, 09:42 por Xterminator »