Autor Tópico: [Resolvido] Como tornar um programa padrão para abrir um formato de arquivo  (Lida 3734 vezes)

Offline Estevan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Olá, a pergunta parece besta, mas o meu problema também é  ;D

Estou usando o Ubuntu 11.10 com interface clássica do 10.10 (gosto de personalizar os menus =P)

Eu queria que os arquivos em formato .tex fossem abertos pelo TexMaker. Mas se eu clico com o botão da direta em um arquivo .tex, vou em propriedades -> abrir com, não aparece o Texmaker como opção! E ele não aparece nem em aplicativo padrão, nem na lista de aplicativos recomendados e nem quando eu vou em "mostrar outros aplicativos".

Ele só aparece quando eu clico com o botão da direita e vou em "abrir com"  (não nas propriedades). Mas eu queria tornar o texmaker padrão!

Alguem sabe como eu faço isso? Obrigado!  ;D
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2012, 17:00 por Estevan »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Como tornar um programa padrão para abrir um formato de arquivo
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2012, 13:30 »
você instalou o texmaker pelo terminal ou central de programas, ou instalou alguma versão não oficial, que não está no repositório.

Em todo caso, acho que dá pra você clicar no abrir com e ir até a pasta onde instalou, que deve estar em usr/share/, creio eu.

Daí, eu acho que ele associa.

Offline Estevan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Como tornar um programa padrão para abrir um formato de arquivo
« Resposta #2 Online: 26 de MAR?O de 2012, 16:12 »
Olá, obrigado pela resposta.
Eu instalei ele pela Central de programas mesmo, e uns pacotes adicionais (abntex e outros) pelo synaptic.

Então, quando eu vou direto no "abrir com" o Texmaker aparece como opção! Mas não queria ter que fazer isso toda vez que fosse abrir um .tex
Ainda na opção "abrir com", dá pra escolher outro aplicativo, mas o texmaker não aparece nessa lista. =/

Se eu for em "propriedades" -> "abrir com" o texmaker não aparece em nenhuma lista (já vi na lista "padrão", "recomendados" e "outros aplicativos"). Já tentei o procurar online e não aparece também.

Em nenhum destes lugares tinha a opção de entrar com o local do aplicativo (se eu vi no lugar errado me avise ;D)

Meu colega de sala que também utiliza Ubuntu 11.10 mas com o Unity também não conseguiu tornar como padrão o texmaker, mesmo tentando dos jeitos falados acima.


Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Como tornar um programa padrão para abrir um formato de arquivo
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2012, 16:30 »
Olá tudo bem, já tive esse problema, instale o Ubuntu Tweak que você vai conseguir associar os arquivos.

Offline Estevan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Como tornar um programa padrão para abrir um formato de arquivo
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2012, 16:59 »
Beleza cara! Obrigadão!! Funcionou!! Ainda tem mais opções pra configurar outras coisas! ;D

o/