Autor Tópico: Ubuntu não reconhece internet a cabo, possivel problema com placa de rede.  (Lida 17934 vezes)

Offline linuxsca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Tudo que sei é que o dono da internet (Speedy) é o meu visinho e que  recebo internet compartilha atravez de um cabo que vem do roteador (do meu vizinho) que esta conectado em um modem (do meu vizinho), e que eu uso a internet em uma das minhas CPU com Windows XP sem ser necessario nenhuma configuração, gostaria de saber como me conectar com a internet no Ubuntu.

Quando eu entro em "conexões de rede" (em um PC conectado com cabo pelo qual recebo o compartilhamento de internet), na aba "com fio" aparece a conexão  "Auto eth0" (nas outras abas não aparece nenhuma conexão), minha pergunta é, preciso adicionar ou editar essa conexão? Se sim como faço isso?

Observações:
-se for necessario ter em mãos o IP, a mascara de rede, o gateway e o DNS, como consigo essas informações?
-E se posivel tem como me conectar com a internet sem ter que pedir informações para o meu visinho ou pedir que ele ligue na Telefonica?
« Última modificação: 14 de Junho de 2012, 23:43 por linuxsca »

Offline bigpuamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet comparlhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2012, 12:34 »
e so ir em conecçoes de rede > na opçao com fio>adcionar>configuraçao ipv4>obs: se a sua conecxao for dhcp pode deixar automatico, coso alcontrario coloque em manual e digite o ip e makara e o gatway e o ip do modem ou ap ascess point .


ve ai se deu certo  ! e poste aqui o retorno do que deu ai ! falow manim

Offline bigpuamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 28 de MAR?O de 2012, 12:44 »
descupe eu nao respondi a pergunta final

tipo da uma olhada na configuraçao do windows tido segue ai o mini-tuto
vai no windows na sua makina ke vc diz ki tem ai na sua casa e clike em

iniciar>executar>cmd +enter :D <-- novidade !!!
digite

ipconfig/all
pege as informaçoes e coloque no seu pc te roda ubuntu !! caso precise do dns

vai em seu navegador e coloque o ip do gatway e coloque a senha do modem e vai fuçando ate achar .. pq mesmo nao posso ajudar pq nao sei a marca do modem
caso vc nao saiba da senha vai ter o nome e o modelo do modem ja e um começo
vai no google e acha! na maioria das vezes a senha e login e root root admin admin mais tem no google tem la
ve ai e posta o resultado para ver se foi resolvido

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2012, 13:21 »
-E se posivel tem como me conectar com a internet sem ter que pedir informações para o meu visinho ou pedir que ele ligue na Telefonica?

Ola

Normalmente no GNU/Linux se sua placa foi reconhecida voce não necessita de quase nada para se conectar.

Geralmente o roteador utiliza DHCP, lhe fornecendo um endereço para conexão.

Desta forma, verifique aqui no forum, nesta sessão os comandos mais comuns em terminal para verificar se sua placa foi reconhecida e está operacional.

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C network

ifconfig -a

nm-tool

Poste o resultado destes comandos para o forum poder auxiliar com mais precisão.

[]'s

Offline linuxsca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 28 de MAR?O de 2012, 17:11 »
Tota se o que você sugeriu for semelhante ao Prompt de comando ou ao executar do Windows XP, tem como pular essa essa etapa?

Afinal, digamos que minha placa de rede foi reconhecida e esta operacional, como procedo para me conectar a internet, pois se eu me conectar e acessar a internet a questão esta resolvida, do caso contrario eu intendo que ai sim eu tenho que verificar se a minha placa foi reconhecida e esta operacional.

E bigpuamo eu so não entendi a parte do DNS, mas eu copiei os numeros endereço de IP, de mascara de sub-rede (mascara de sub-rede é a mesma coisa que mascara de rede?), gateway padrão e tinha um numero la com o nome servidores DNS esse numero é o DNS?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 28 de MAR?O de 2012, 17:39 »
Tota se o que você sugeriu for semelhante ao Prompt de comando ou ao executar do Windows XP, tem como pular essa essa etapa?

Se sua placa não fou reconhecida, não tem jeito.

Afinal, digamos que minha placa de rede foi reconhecida e esta operacional, como procedo para me conectar a internet, pois se eu me conectar e acessar a internet a questão esta resolvida, do caso contrario eu intendo que ai sim eu tenho que verificar se a minha placa foi reconhecida e esta operacional.

Basta abrir o navegador. O Ubuntu em conexões com fio se conecta automaticamente se tudo estiver de acordo, ou seja, placa reconhecido e roteador fornecendo um endereço de rede.

e tinha um numero la com o nome servidores DNS esse numero é o DNS?

Sim, este é o DNS ( Nomain Name Server, ou servidor de nomes de dominio)

[]'s

Offline bigpuamo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 29 de MAR?O de 2012, 12:56 »
show ate eu aprendi umas paradas ai ! deu certo ai mano ?

Offline linuxsca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 30 de MAR?O de 2012, 21:27 »
Pessoal meu computador no qual estava testando o Ubuntu deu um problemão mas não é assunto para essa sesão.
Vou abrir um topico em iniciantes.

Então alguem me digue o que fazer? Acredito que não devo colocar a questão como resolvida.

Meu computador já não estava iniciando o Windows, agora o monitor funciona quando que (o monitor esta funcionando normalmente no meu outro PC), quando inicia "direito" esse PC trava ou desliga sosinho, isso quando na iniciação a tela preta com um monte de letras ou informações, fica tipo embaralhando as letras.

Então obrigado pelas informações...

Offline linuxsca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2012, 17:12 »
Pessoal estou retomando este tópico, porque consegui hoje instalar o Ubuntu 11.10 nessa CPU que estava parada, devido o Windows não estar iniciando, e como eu não tenho o CD do Windows, e não compensa para mim comprar um CD original do Windows, eu instalei o Ubuntu 11.10 no lugar do Windows, esta funcionado normalmente só que eu não consegui conectar com a internet nem na instalação do Ubuntu, nem depois do Ubuntu instalado.

Eu uso internet compartilhada através de um cabo, no meu outro computador com Ubuntu 12.04 do qual eu estou escrevendo eu consigo me conectar normalmente, o Ubuntu reconhece automaticamente a minha conexão, estou postando aqui o resultado dos comandos que o Tota disse lá no inicio desse tópico, pois é a mesma CPU que esta com o mesmo problema:

simao@simao-STI:~$ sudo lshw -C network
[sudo] password for simao:
  *-network DISABLED     
       description: Ethernet interface
       product: RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller
       vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:02:00.0
       logical name: eth0
       version: 01
       serial: 7f:ff:d6:f7:b3:fe
       size: 100Mbit/s
       capacity: 100Mbit/s
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm vpd msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=full firmware=N/A latency=0 link=no multicast=yes port=MII speed=100Mbit/s
       resources: irq:42 ioport:a400(size=256) memory:e1000000-e1000fff memory:3f800000-3f801fff
simao@simao-STI:~$ ifconfig -a
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 7f:ff:d6:f7:b3:fe 
          BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:42 Endereço de E/S:0x4000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:304 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:304 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:24048 (24.0 KB) TX bytes:24048 (24.0 KB)

simao@simao-STI:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: disconnected

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            r8169
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        7F:FF:D6:F7:B3:FE

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

  Wired Properties
    Carrier:         off


simao@simao-STI:~$


Offline linuxsca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Como se conectar na internet compartilhada atravez de um cabo no Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 10 de Junho de 2012, 00:30 »
Pessoal não consigo achar informações que resolvam o meu problema, então vou resumir este tópico para ver se alguém pode me ajudar, eu recebo internet compartilhada através de um cabo, então qualquer computador que eu conectar nesse cabo, sera um computador cliente, certo?

E eu sei que o ubuntu reconhece automaticamente as conexões cabeadas, pois no meu outro computador com Ubuntu 12.04 a minha conexão com a internet é reconhecida automaticamente, então eu acho que deve ser algum problema com a placa de rede do meu computador que não se conecta a internet, certo?

Observação o meu computador que não se conecta a internet compartilhada (Speedy da Vivo) que eu recebo através de um cabo, tem Ubuntu 11.10 como único sistema operacional, então eis a questão:

Como proceder para resolver esse problema?

E se a minha placa de rede estiver estragada, gostaria de saber como usar uma placa de rede usb wired no Ubuntu 11.10 pois se necessário acho que vou comprar uma, e acho que essas placas vem com drive geralmente para Windows.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece internet a cabo, possivel problema com placa de rede.
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2012, 20:47 »
Tudo que sei é que o dono da internet (Speedy) é o meu visinho e que  recebo internet compartilha atravez de um cabo que vem do roteador (do meu vizinho) que esta conectado em um modem (do meu vizinho), e que eu uso a internet em uma das minhas CPU com Windows XP sem ser necessario nenhuma configuração, gostaria de saber como me conectar com a internet no Ubuntu.

Quando eu entro em "conexões de rede" (em um PC conectado com cabo pelo qual recebo o compartilhamento de internet), na aba "com fio" aparece a conexão  "Auto eth0" (nas outras abas não aparece nenhuma conexão), minha pergunta é, preciso adicionar ou editar essa conexão? Se sim como faço isso?

Observações:
-se for necessario ter em mãos o IP, a mascara de rede, o gateway e o DNS, como consigo essas informações?
-E se posivel tem como me conectar com a internet sem ter que pedir informações para o meu visinho ou pedir que ele ligue na Telefonica?

Se entendi isso de compatilhar conexões com vizinho não é correto e constitui crime.Talvez por isso ninguém se dispos a ajudar.

Offline linuxsca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece internet a cabo, possivel problema com placa de rede.
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2012, 19:26 »
Citar
Se entendi isso de compatilhar conexões com vizinho não é correto e constitui crime.Talvez por isso ninguém se dispos a ajudar.

Olha eu não sabia, solicitei internet para mim, quando o moldem chegar, vou verificar se o problema persiste, mas eu intendo que minha conexão vai ser DSL, portanto estou encerrando esse tópico, grato linuxsca...

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece internet a cabo, possivel problema com placa de rede.
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2012, 19:36 »
Quando instalar seu modem e se por acaso não funfar, venha ao forum que garanto irão te ajudar.

T+