Autor Tópico: Instalação padrão de programas  (Lida 1347 vezes)

Offline avramaral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Instalação padrão de programas
« Online: 30 de MAR?O de 2012, 17:18 »
Boa tarde pessoal,

Comecei a pouco com o uso exclusivo do sistema Ubuntu... ehh, o as dúvidas são constantes - rs - mas está dando pra levar numa boa. hehe.

E gostaria da ajuda de vocês para esclarecer mais uma delas: Já me responderam aqui no fórum sobre a forma correta de criação de partições para a instalação do sistema... Me disseram que é interessante criar 3 partições (necessáriamente): Uma "/" (Onde será instalado o sistema), uma "home" (onde ficará os meus arquivos) e uma "swap" (acho que serve de suporte à memória)... Por favor, me corrijam se eu estiver errado.. Até aí tudo bem.. Pois como o Ubuntu, por exemplo, é atualizado a cada semestre, basta que eu formate o partição "/" com a nova versão do sistema (eu digo formatar porque eu já li, também, que fazer somente a atualização do sistema não é a maneira mais eficiente de executar essa troca de versão), mantendo meus arquivos intactos na partição "home". Porém os programas instalados através do "apt-get install xxx", onde "xxx" é o nome do programa, são perdidos quando eu formato a partição "/"? Ou seja, onde esses programas são instalados?

E caso eu tenha digo algo de errado nesse meu parágrafo, peço, por gentileza, que me corrijam.

Atenciosamente,

André Victor


Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Instalação padrão de programas
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2012, 17:31 »
Você formatando a partição raíz (/) perderá todas as informações, inclusive os programas instalados tanto na instalação default quanto as instalações que você fizer posteriormente.
Uma dica que se dá nos casos de instalação de aplicativos externos (que não foram instalados pela Central de Programas, Synaptic ou pelo terminal) é criar uma partição (/opt) juntamente com as outras 3, e essas instalações externas, os programas são direcionados para essa partição e, quando você voltar a formatar seu HD, bastará apenas não selecionar essa pasta, fazer a instalação normal e tudo ficará como antes. Detalhe: nunca fiz essa dica, apenas já li aqui no fórum mesmo!

Qualquer dúvida a mais, é só perguntar... :)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Instalação padrão de programas
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2012, 20:13 »
Me disseram que é interessante criar 3 partições (necessáriamente): Uma "/" (Onde será instalado o sistema), uma "home" (onde ficará os meus arquivos) e uma "swap" (acho que serve de suporte à memória)
Na maioria das vezes a solução acima é correta, mas há casos que precisamos usar outras soluções. O bom é que o sistema se adapta as nossas necessidades.
(eu digo formatar porque eu já li, também, que fazer somente a atualização do sistema não é a maneira mais eficiente de executar essa troca de versão)
É uma maneira muito eficiente sim, mais muitos não sabem o que fazem.
Estou usando em casa a versão Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot) com as seguintes atualizações.
versão 10.04 LTS => versão 10.10 => versão 11.04 => versão 11.10.

E tbm no trabalho com as seguintes atualizações.
versão 8.04 LTS => versão 8.10 => versão 9.04 => versão 9.10 => versão 10.04 => versão 10.10 => versão 11.04 => versão 11.10.

Pois como o Ubuntu, por exemplo, é atualizado a cada semestre, basta que eu formate o partição "/" com a nova versão do sistema, mantendo meus arquivos intactos na partição "home". Porém os programas instalados através do "apt-get install xxx" são perdidos quando eu formato a partição "/"? Ou seja, onde esses programas são instalados?
Vc pode verificar onde cada pacote se instala com este comando "dpkg -L pacote", como no exemplo abaixo
Código: [Selecionar]
dpkg -L apache2.2-bin
Os programas são perdidos se vc formatar. Mais vc pode fazer uma lista dos programas instalados para depois reinstalar.
Com o comando abaixo vc verifica tudo que tem instalado no sistema:
Código: [Selecionar]
dpkg --get-selections

vc pode procurar no log do APT
Código: [Selecionar]
cat /var/log/apt/history.log | grep Commandline:
Existem várias maneiras, mas sem dúvida alguma, prestar atenção nas perguntas feitas pelo sistema na hora de uma atualização é muito mais eficaz.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação padrão de programas
« Resposta #3 Online: 31 de MAR?O de 2012, 15:50 »
-deixo minhas maquinas com no minimo 4 partições:
sda1...ext4...20gb.../ubuntu
sda2...ext4...20gb.../outra distro
sda3...swap...2gb
sda4...ntfs...restante do hd ... BKP

-assim sempre faço uma instalaçõ limpa de cada nova versão do ubuntu na sda1 e testo outras distros na sda2 sem perder meus dados na sda4
-uso esse esquema desde 2009 sem problemas