Autor Tópico: Ubuntu não reconhece repartição Windows  (Lida 4561 vezes)

Offline Carlos_Barreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Ubuntu não reconhece repartição Windows
« Online: 31 de MAR?O de 2012, 09:02 »
Saudações a todos.

Antes de mais nada, sei que existem tópicos neste fórum com títulos semelhantes a este. Já procurei respostas no fórum, mas não consegui resolver o meu problema.

Um breve background do problema...

Estou usando neste instante (via USB-live) um netbook que veio com o Windows 7. Há algumas semanas atrás, estava vendo um vídeo no YouTube e ao simplesmente descer a barra de rolagem, o netbook travou (imagem congelada + som estridente repetitivo). Isto já tinha acontecido antes e após alguns segundos, voltava ao normal.

Isto não aconteceu desta vez.

Depois alguns minutos, tive que sair e então desliguei o PC. Para minha surpresa, quando o liguei horas depois, ele pedia para inserir disco de boot e pressionar alguma tecla. Ou seja, estou sem Windows.

Deixei o computador de lado até que tive algum tempo para tentar resolver. Agora estou aqui, usando o Lubuntu 11.10 pelo pendrive e o Ubuntu simplesmente não reconhece a minha repartição do Windows. Ele só reconhece o pendrive, mais nada.

Já usei o sudo fdisk -l e a única repartição que encontro é esta:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 16.0 GB, 16001269760 bytes
5 heads, 32 sectors/track, 195328 cylinders, total de 31252480 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x0003f68c

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *        8064    31252479    15622208    c  W95 FAT32 (LBA)
ubuntu@ubuntu:~$


A mesma coisa é no Gparted: Encontra sda1, mas nenhum sinal da /dev/fda1. (Gostaria de postar a Screenshot, mas não consegui colar a imagem em programa algum)

Já estou cansado de pesquisar na internet e não ter resultado. Não tenho a menor noção do que fazer. Sequer tenho certeza sobre qual é o problema. Não sei se o Ubuntu não está montando o HD, se a repartição foi corrompida/danificada ou se simplesmente o HD faleceu.

Por favor, se alguém tiver alguma dica, ela será muito bem-vinda. Não quero ter que usar o Lubuntu pelo pendrive.

Obrigado a todos pela atenção. Aguardo resposta.


Offline Dionnatan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
  • Liberdade de Conhecimento.
    • Ver perfil
    • diolinux
Re: Ubuntu não reconhece repartição Windows
« Resposta #1 Online: 31 de MAR?O de 2012, 09:59 »
Tem um programa chamado HDAT2 que serve para verificar se seu HD está com defeito, ele é um CD bootável. Você pode testar. Se aparecer um badblock teremos um indicio de que o HD "pediu os 30" hehehe, e se ele não reconhecer saberemos que seu HD veio a falecer infelizmente.

Offline Preto_Ti_Rock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece repartição Windows
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2012, 16:24 »
Opa! Pelo que vc informou, o sistema não encontra o HD, se o windows parou do nada e nem o Linux ta mostrando ele isso não é bom sinal, o teste que recomendo é, olha a BIOS se la o HD não aparecer isso poder e dever ser ou HD mau conectado ou seu HD foi pro pau hehehe

Ficamos no aguardo ai amigo...

:-)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu não reconhece repartição Windows
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2012, 17:33 »
-carlão, my friend, posta  um screen do gparted no imgur e depois mande o link
http://imgur.com/

Offline Carlos_Barreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece repartição Windows
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2012, 21:00 »
Obrigado, pessoal.

Não postei nada até agora porque o problema piorou.

É o seguinte: Já que não estava dando certo com o Netbook, resolvi pegar o usb-live do Ubuntu 11.10 e atualizar o Ubuntu do meu desktop que era 9.10.

Isto era para ser simples como 1,2,3. Só que o computador travou na hora da instalação. Tentei começar de novo a instalação e travou novamente. Apareceu a mensagem de que a instalação havia sido completada, embora aquela janela de instalação do Ubuntu estivesse travada. Reiniciei o computador e na hora de entrar no Ubuntu, ficou tudo preto, sem nenhum cursor piscando.

Quando tentei entrar no Ubuntu pelo usb-live, aparece a opção de instalar e de testar o ubuntu:

Na opção de instalar, permanece instalando a vida toda, sem nenhum avanço
Na opção de testar o ubuntu, fica tudo preto, sem nenhum cursor, igual descrevi acima.

Ou seja, agora além de tentar descobrir o problema do meu netbook, ainda tenho que resolver o problema do meu desktop!!!

E mais... Pelo que descrevi acima, tenho que refazer o usb live, já que nem experimentando o lubuntu ele está.

Está tenso a coisa aqui. =/

Offline Carlos_Barreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece repartição Windows
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2012, 23:49 »
Tem um programa chamado HDAT2 que serve para verificar se seu HD está com defeito, ele é um CD bootável. Você pode testar. Se aparecer um badblock teremos um indicio de que o HD "pediu os 30" hehehe, e se ele não reconhecer saberemos que seu HD veio a falecer infelizmente.

Pois é, meu amigo. Esta é uma das opções do Hirens, não?

Então. Eu baixei hoje a versão mais atual do Hirens.

Então eu segui as instruções da página do Hirens. Quebrei a cabeça, mas consegui criar o usb de boot do hirens.

Daí eu coloco o pendrive no meu netbook e o maldito nem reconhece o pendrive como bootável e tenta dar boot pelo HD. Entrei nas configurações de boot do netbook e o maldito nem aparece (como normalmente aparece "Kingston DataTraveller" blá-blá-blá). Quando eu coloco exatamente o mesmo pendrive num outro computador, o Hirens funciona direitinho (inclusive o HDAT2).

Dai lendo esta parte do FAQ do Hirens, segui a idéia que lá sugere de usar o syslinux para bootar o grub4dos. Aí sim o netbook reconheceu o pendrive como disco de boot. Só que quando eu entro nas opções do Hirens, TODAS elas dão mensagem de erro, dizendo que não consegue encontrar algum arquivo da pasta HBCD (coisa que não acontecia antes, quando eu testava em outro computador antes de colocar o syslinux no pendrive).

Tá tenso por aqui.

Offline Carlos_Barreto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu não reconhece repartição Windows
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2012, 22:18 »
Clodoaldops, o problema continua o mesmo. Nem o Gparted e nem o fdisk -l encontram a partição do linux.

Eu tentei tirar a screenshot, mas ao contrário do Ubuntu, não aparece nada. Nenhuma janela é aberta para salvar o arquivo.