Autor Tópico: Usando o XFS no Desktop!  (Lida 56725 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:29 »
Aproveitando a deixa....pra que serve e como faz checagem do sistema de arquivos?  ::)

Oi Renan. Vamos dizer que ocorreu aquela corriqueira queda de energia enquanto você usava o seu PC e você não usa Nobreak, como a maioria absoluta das pessoas.  O seu sistema de arquivos não é desligado corretamente e é marcado como "não limpo" , afinal você poderia estar fazendo várias coisas naquela momento, navegando na internet, ouvindo música, algum documento em aberto no Office. Tudo isso que estava aberto ou em uso, que estava no cache da memória RAM ou do disco rígido pode ser corrompido ou perdido. Como você não "esvaziou" corretamente esse dados da RAM e do cache do disco rígido tudo isso pode estar perdido. Então existem algumas ferramentas para tentar evitar o pior. Uma é o arquivo de "log" do sistema de arquivos. E a outra maneira são utilitários do sistema  de arquivos que verificam a integridade dos dados, sua organização interna e problemas físicos no disco rígido.  

Então após uma queda de energia acidental, seus dados podem estar uma bagunça ou perdidos. Pelo menos os que estavam abertos no momento da queda, então você usa o utilitário do sistema de arquivos em questão para tentar corrigir o problema. Ele geralmente faz uma verificação completa (ou não dependendo do comando) de tudo o que está gravado em disco, se encontra "inconsistências" sejam lógicas ou físicas, ele tenta corrigir e emite um relatório ao final do processo. Isso deve ser feito com o sistema de arquivos desmontado! Senão todos os seus dados podem acabar partindo dessa para melhor! Esse processo de verificação lógica e física dos dados e do disco rígido é que chamamos de checagem do sistema de arquivos.

No caso do XFS ela é feita com o comando xfs_repair + nome do volume a ser checado. Existe uma checagem mais completa com o comando xfs_repair -n . Mas esse último comando não pode ser usado em XFS que usa atributos extendidos. Os dois comandos só devem ser executados em partições desmontadas e limpas! É isso mesmo, o xfs_repair só pode ser usado após você remontar uma partição suja! Vai entender esses desenvolvedores do XFS.


Quanto ao BRTFS, ele tá muito novo e os seus desenvolvedores no momento, estão mais preocupados em melhorar seus desempenho que a segurança dos dados. Sua ferramenta para checagem foi criada apenas em Maio de 2012, o sistema foi criado em 2007! E seus desenvolvedores afirmam que essa ferramenta pode causar mais danos ainda durante a checagem do sistema de arquivos, além da evidente falta de testes em ambientes de produção em várias situações de uso! Então, se o próprio desenvolvedor afirma isso, eu é que não vou usar no meu sistema principal um sistema de arquivos que pode detonar meus dados!

Espero ter explicado mais que complicado!  

« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 10:39 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:35 »
Obrigado pelos esclarecimentos creto!  ;D

pylm69, não precisa dizer tchau para o XFS. Você pode fazer um teste para ver como é. Não precisa ser no seu sistema principal se estiver com medo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:41 »
 Só o fato de não poder diminuir já me quebra as pernas >:( enfim, precisa de alguma macumba pro grub inicia com JFS? Eu tentei umas vezes, com o arch e com o elementary, mas o grub não iniciava, dizia que faltava alguns modulos mas os benditos estavam lá!
Rolling Release é o máximo \o/

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:48 »
Só o fato de não poder diminuir já me quebra as pernas >:( enfim, precisa de alguma macumba pro grub inicia com JFS? Eu tentei umas vezes, com o arch e com o elementary, mas o grub não iniciava, dizia que faltava alguns modulos mas os benditos estavam lá!

O JFS não deve ser usado para partição /boot .  É que nas compilações padrões do kernel ele (JFS), assim como os outros sistemas de arquivos, são compilados como módulos e não dentro do kernel. Daí na hora do boot dá pau! Usa ext3 ou ext2 na /boot e JFS para as outras partições. Eu sempre coloquei todos os sistemas de arquivos que uso dentro do kernel na hora de compilar. Fica até um pouco mais rápido. 

Você quis dizer JFS mesmo, certo?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2013, 10:57 »
 Sim, JFS mesmo ;D bem interessante isso, vou é separar a /boot então, deixar ela em ext4, raiz em JFS e /home em reiserfs, de boa assim?
Rolling Release é o máximo \o/

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2013, 08:36 »
Sim, JFS mesmo ;D bem interessante isso, vou é separar a /boot então, deixar ela em ext4, raiz em JFS e /home em reiserfs, de boa assim?

Sim, você pode fazer isso.  Seria interessante se você pudesse testar com apenas um sistema de arquivos também. Só o JFS ou só o Reiserfs.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2013, 11:19 »
 Eu sei que posso, só não sei se devo ;D ;-;
 Quero usar reiserfs na home pq ele bem resistente quanto a queda de energia e jfs na raiz pq ele é rápido, ext4 no boot pra não ficar de viadagem com o grub e vou deixar uns 6 GB em ext4, só pra testes ;D
Rolling Release é o máximo \o/

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #22 Online: 26 de Agosto de 2013, 10:54 »
Eu sei que posso, só não sei se devo ;D ;-;
 Quero usar reiserfs na home pq ele bem resistente quanto a queda de energia e jfs na raiz pq ele é rápido, ext4 no boot pra não ficar de viadagem com o grub e vou deixar uns 6 GB em ext4, só pra testes ;D

Baum o Reiserfs é rápido com arquivos pequenos, mas consome bastante do processador. O JFS não é o mais rápido, em muito testes ele se mostra lento, principalmente com arquivos pequenos.  Ele não foi feito para ser rápido, mas para não consumir recursos do processador, ser seguro e lida bem com arquivos grandes.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #23 Online: 26 de Agosto de 2013, 11:29 »
Eu sei que posso, só não sei se devo ;D ;-;
 Quero usar reiserfs na home pq ele bem resistente quanto a queda de energia e jfs na raiz pq ele é rápido, ext4 no boot pra não ficar de viadagem com o grub e vou deixar uns 6 GB em ext4, só pra testes ;D

Acho que seria melhor você fazer o inverso, utilizar reiserfs na raíz, pois numa queda de energia a raíz sofre mais que /home
e pelo fato do reiserfs lidar melhor com arquivos pequenos esta é a vantagem de tê-lo na raiz que só tem arquivos pequenos
programas, bibliotecas etc...
A única distro que não tenho Reiserfs na raiz é o Fedora pois me faltou saco para ver como habilitar na instalaçao, antigamente era muito fácil bastava digitar linux reiserfs na tela de boot.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 11:31 por Xterminator »

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #24 Online: 26 de Agosto de 2013, 12:30 »
 Eu to olhando pra home é meus que arquivos que estão lá, se eu perder o sistema, de boa, isso é o de menos, mas a home é a home :3 mas acho que vou é deixar reiserfs na home e raiz então @_@
Rolling Release é o máximo \o/

Offline lotavio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #25 Online: 08 de Junho de 2014, 16:25 »
Gostei muito do seu artigo falando sobre o XFS. Me deixou bastante otimista para sua utilização,porém qual que é melhor para tunagem o ext4 ou XFS ?
Em outro artigo seu vi que você ainda não tinha utilizado o nr_request e o read_ahead_kb! no XFS e hoje em dia já fez este teste e se fez qual foi o resultado ?
 ;D   

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #26 Online: 08 de Junho de 2014, 16:31 »
Gostei muito do seu artigo falando sobre o XFS. Me deixou bastante otimista para sua utilização,porém qual que é melhor para tunagem o ext4 ou XFS ?
Em outro artigo seu vi que você ainda não tinha utilizado o nr_request e o read_ahead_kb! no XFS e hoje em dia já fez este teste e se fez qual foi o resultado ?
 ;D   

Depende do tipo de arquivo que você usa. Se for usar muitos vídeos e muito acesso ao disco é melhor o XFS. Se for arquivos pequenos e sem muito acesso ao disco o ext4.

Dá pra usar o nr_request e o read_ahead_kb numa boa no XFS, não deixa o sistema tão preso quanto o ext4.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #27 Online: 08 de Junho de 2014, 18:33 »
Depois que o criador do reiserfs foi preso, ainda dão suporte a essa partição?
Tenho um Celeron 64 Bits monocore e queria saber se em um HD de 320GB ele roda de boa. Tenho muitas músicas e vídeos mas uso ultimamente pra arquivos pequenos. Mas tenho muitos vídeos e músicas no HD.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #28 Online: 09 de Junho de 2014, 00:25 »
Olha o Reiserfs 3 não é mais desenvolvido faz tempo. Ele ainda funciona nos kerneis atuais, mas suporte quanto a correções de bugs e de segurança não tem mais. O último suspiro foi em 2008, quando a empresa que o mantinha também fechou.  Então tudo é uma escolha, se para  você faz sentido usar esse sistema de arquivos, não é uma partição, tudo bem. Eu não usaria. Ext4, XFS e Brtfs estão em ativo desenvolvimento e a Red Hat vai tornar o XFS seu sistema de arquivos padrão na sua versão 7 do Red Hat enterprise. Pra mim é mais futuro investir em algo que vai se tornar padrão num líder de mercado . Mas você decide.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Usando o XFS no Desktop!
« Resposta #29 Online: 09 de Junho de 2014, 13:29 »
Olha o Reiserfs 3 não é mais desenvolvido faz tempo. Ele ainda funciona nos kerneis atuais, mas suporte quanto a correções de bugs e de segurança não tem mais. O último suspiro foi em 2008, quando a empresa que o mantinha também fechou.  Então tudo é uma escolha, se para  você faz sentido usar esse sistema de arquivos, não é uma partição, tudo bem. Eu não usaria. Ext4, XFS e Brtfs estão em ativo desenvolvimento e a Red Hat vai tornar o XFS seu sistema de arquivos padrão na sua versão 7 do Red Hat enterprise. Pra mim é mais futuro investir em algo que vai se tornar padrão num líder de mercado . Mas você decide.
Ah cara, desculpe se eu não falei do XFS a partir da segunda linha. Estava me referindo a ele no meu HD de 320Gb.