Autor Tópico: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows  (Lida 12122 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Quase 20 mil pessoas responderam a uma pesquisa da Canonical. Maioria tem entre 25 e 35 anos, e 96% é do sexo masculino.
Um estudo recente de usuários do Ubuntu Linux pinta um retrato detalhado de não apenas quem está realmente usando o sistema de código aberto, mas como e porquê.
Os resultados sugerem que a maioria dos usuários do Ubuntu hoje faz parte de um grupo global e profissional que o têm utilizado de dois a cinco anos para uma mistura de trabalho e lazer. Eles valorizam a natureza de código aberto, segurança, velocidade e experiência do usuário, mas ainda costumam usar o Windows em outros ambientes.

Leia na íntegra.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2012, 20:40 »
Além de mim, só conheço um cara (do trabalho) que usa somente Linux. O resto que conheço ou usa Linux em dual-boot, ou usam o Wubi (mas logo desinstalam). Linux para essas pessoas normais é só pra matar a curiosidade mesmo, o Windão sempre estará lá, pronto pra ser resgatado e usado intensivamente.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2012, 23:41 »
uso dual boot com o win7 pra jogar somente.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Rayffe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2012, 00:41 »
Além de mim, só conheço um cara (do trabalho) que usa somente Linux. O resto que conheço ou usa Linux em dual-boot, ou usam o Wubi (mas logo desinstalam). Linux para essas pessoas normais é só pra matar a curiosidade mesmo, o Windão sempre estará lá, pronto pra ser resgatado e usado intensivamente.  :D

garfo, kkk eu sou normal e só uso windows, todos os PCs aqui tem Windows. acho que depende muito se a pessoa vai ou não se sentir familiarizado com o sistema

abraço

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2012, 01:29 »
Passei a usar computador em 96 pois o trabalho exigia. (MSDOS 6.22+Windows 3.11)
Em 97, fiz um curso de manutenção de computadores e periféricos. (Windows 95)
Em 98, Comecei a usar Linux em dual boot com o Windows. (Windows 95 OSR2+Conectiva linux 3)
Nos anos seguintes, Usei o Windows 98, Outras versões do Conectiva, Windows Xp, Kurumin, Kurumin NG, Mandriva e etc...
Atualmente comprei um micro que já veio com o Ubuntu 10.04 64 bits instalado.
Instalei o Windows 7 em dual boot, mas só usei o Ubuntu.
Até que removi o Windows completamente e só deixei o Ubuntu.
Atualizei ele pra versão 11.10 (Oneiric Oncelot).
Tenho 16 anos de uso de computadores e só ano passado larguei o Windows de vez.
Imagina quem começou a usar o linux ontem.
Tão cedo não vai largar o "janelas".
Não sinto falta nenhuma do Windows. Faço tudo que quero no Linux. Em QQ plataforma Linux.
Ainda dou suporte no trabalho aos lerdos que usam Windows. ;)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2012, 01:57 »
Hojé em dia é perfeitamente possível um usuário normal se virar apenas com o Línux, acredito que a maioria aqui no fórum se vira muito bem sem Windows. Mas deixar de usar o Windows? Por quê? Alguns usuários Línux "fanaticos" tem a estranha mania de denegrir o Windows, se fazendo parece um ser superior por usar Línux. Querendo ou não o Windows é o sistema mais usado no mundo, o mercado ligado a computadores e afins é praticamente voltado para ele. Então, Deixar de usa-lo é ficar de fora das novidades e lançamentos que na maioria das vezes são voltados apenas para a plataforma Windows. Windows é um ótimo sistema operacional assim como o Línux, vejo pessoas criticando e falando mau de ambos os sistemas, pessoas que não teriam a mínima capacidade de criar algo melhor ou se quer parecido.
 Se eu posso ter todos porque vou me limitar a apenas um?  ;D

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2012, 08:35 »
Além de mim, só conheço um cara (do trabalho) que usa somente Linux. O resto que conheço ou usa Linux em dual-boot, ou usam o Wubi (mas logo desinstalam). Linux para essas pessoas normais é só pra matar a curiosidade mesmo, o Windão sempre estará lá, pronto pra ser resgatado e usado intensivamente.  :D

Bom  dia Garfo

Prazer em conhece-lo então
Uso somente o Linux.
Windows só quando vou na Lan house imprimir algum documento, já que não tenho impressora, e pelo volume de vezes que preciso de uma, é mais vantajoso pagar.
Se vou na casa de algum conhecido e se tiver realmente afinidade com ele uso meu pendrive com Linux.
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2012, 10:10 »

garfo, kkk eu sou normal e só uso windows, todos os PCs aqui tem Windows. acho que depende muito se a pessoa vai ou não se sentir familiarizado com o sistema

abraço

Não tem nada de anormal em usar só Windows. A maioria da população do planeta também usa Windows. ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2012, 10:19 »
Bom  dia Garfo

Prazer em conhece-lo então
Uso somente o Linux.
Windows só quando vou na Lan house imprimir algum documento, já que não tenho impressora, e pelo volume de vezes que preciso de uma, é mais vantajoso pagar.
Se vou na casa de algum conhecido e se tiver realmente afinidade com ele uso meu pendrive com Linux.
abcs
abdo

Bem vindo ao grupo dos raros usuários de desktop que usam só Linux.  :D

Falando em visita a conhecidos, quando vou na casa do meu irmão ou dos meus pais, eu uso o Windows, sem problemas. É o SO que eles usam, não posso fazer nada. E não posso chegar lá impondo o uso do Linux (eles nem sabem o que é Linux, pra falar a verdade), então se eles estão satisfeitos com o Windows, beleza. Temos que respeitar a liberdade de cada pessoa a usar o SO que lhe atender melhor.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2012, 10:21 »
Para mim isso só indica uma coisa, ainda existem aplicativos importantes para os usuários que só funcionam no windows e portanto a necessidade de tê-lo instalado.

Queria ver se todos os aplicativos/softwares/games rodassem nativamente no linux com a mesma efetividade que no windows, por exemplo AutoCAD, se o dual-boot continuaria a existir somente pelo simples fato de querer usar windows.

Aqui ainda tenho dual-boot, mas toda vez que vou lá é uma chateação com a lentidão, ter que atualizar todos os anti-tudo e fazer aquelas demoradas atualizações e desfragmentações que de tempos em tempos temos que obrigatoriamente fazer.
« Última modificação: 07 de Abril de 2012, 10:26 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline leandro842

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
  • Ubuntu - Linux for Human Beings!
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2012, 10:28 »
Eu demorei um pouco, mas hoje estou mais familiarizado com o Ubuntu do que com o Windows. No Ubuntu eu altero repositórios, executo alguns reparos no OS pelo shell e já domino quase todos os comandos. Já no sistema da Microsoft por mais que eu saiba usa-lo aquelas chaves de registro sempre, sempre mesmo dão problema me obrigando a formatar pelo menos uma vez a cada dois meses. No entanto eu sou obrigado a utilizar o Windows porque faço muita edição de vídeo e infelizmente, os softwares do Ubuntu como o OpenShot não oferecem nem 1/3 das opções que o Sony Vegas oferece. Além disso meu irmão usa o computador para jogar games que rodam em Direct3D (que na minha opinião não chega nem perto do OpenGL), mas o fato é que tem muita coisa que por falta de investimento das grandes industrias desenvolvedoras de softwares, só podem ser feitas mesmo, no sistema das janelas. Hoje eu percebo que essas coisas não importam em absoluto, assim como a quantidade de pessoas que utilizam o Ubuntu ou qualquer coutra distro baseada no pinguim em comparação com os usuários de Windows. O importante é o diferencial que as distros Linux representam em relação aos OS proprietários como Windows e MAC OS: Segurança, estabilidade, praticidade, acessibilidade... E o mais importante: Um grupo de usuários avançados ou básicos que estão sempre dispostos a cooperar uns com os outros com o único objetivo de compartilhar conhecimento, e através deste estabelecer uma forma alternativa de trocar informação e aprender um mundo de coisas super interessantes que 88,7% das pessoas que não fazem uso de Linux nos computadores nem fazem idéia que existe.
MB: Asus P5KPL-AM, CPU: Core2Duo E8400 3.00Ghz (OC 3,6Ghz), RAM: Kingston 2x2GB DDR2 800Mhz, HD: Maxtor 7200 RPM 320 GB Sata II, GPU: GeForce 9400 GT (1280x720), Drive: Samsung SH-222AB, Rede: ADSL 10 Mb/s Down / 800 Kb/s Up, OS: Ubuntu Oneiric Ocelot 11.10 AMD 64 / Windows XP Professional x86.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2012, 11:18 »
@ garfo

Eu também apenas utilizo o GNU/Linux-Ubuntu no meu desktop... e realizo tudo plenamente, sem necessidades de nada do Window. Aliás, pelo contráro, me sinto mais a vontade no Ubuntu do que no Windows. Utilizo o segundo apenas no notebook, isso, porque o chip gráfico é SiS 671... e até hoje não consegui fazer para funcionar descentemente, apenas a resolução 1440 X 900, mas quando assistia um vídeo em full scream a sessão dava pau e reiniciava sozinho... :'(
Assim que trocar o meu notebook serei 100% Ubuntu... :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline wingman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2012, 11:25 »
Eu tenho o ubuntu 11.10 e o windows 7 em dual-boot. Uso mais o windows, mas isso é pelo fator estabilidade. Isso mesmo, "estabilidade"! Ao contrário do que todo mundo fala (Ah o linux e estavel e bla bla bla), comigo ele não é :(

-Alem de ser mais lento (deve ser alguma incompatibilidade com hardware), as vezes ele dá uns erros estranho, como por exemplo: travar na inicialização (é o fim da picada), não querer acessar websites mesmo tendo internet (isso ocorre 95% das vezes no chrome, ai vou pro firefox e tá pegando. Deve ser coisa do chrome msm), bateria dura menos e o notebook esquenta mais.

-Uso ele mais para a faculdade, já que estou em um projeto de pesquisa que usa o ubuntu como plataforma, e para programar (excelente para isso!).

Se não tivesse tanto problema, eu usaria mais o ubuntu, enquanto isso não se resolve, o windows tá ai.

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2012, 14:14 »
Não tenho queixas do Ubuntu, e nem deveria, pois sendo um sistema aberto ele nos dá a oportunidade e liberdade de usá-lo ou não. Tenho Win instalado em outro HD, mas raramento o uso, pois atualmente tudo o que preciso o Ubuntu me dá, inclusive neste ano a execução completa do soft do Imposto de Renda, o que não consegui nas versões anteriores. O devemos fazer é levar nossas dificuldades no forum para que os responsáveis pelo Ubuntu, viabilizem novas ações. Em casa, somos seis usuários de computadores e apenas eu uso o Ubuntu, pois as pessoas são acomodadas e relutam deixar um sistema que funciona a contento (mercê do alto investimento economicofinanceiro) por algo "novo". Para mim vantagens significativas na utilização do Ubuntu.
1 - Por enquanto não me custa nada;
2 - Atualizações constantes:
3 - Tenho o meu computador plenamente legalizado, sem nenhum produto "pirata";
4 - Sensação de liberdade, com condição de opção em utilizar o soft que mais me agrade;
5 - Para os programadores, a liberdade de alteração ao "bel prazer".

Para que o soft livre realmente "deslanche", a utilização do mesmo deveria ser incentivada junto aos órgão governamentais (será que todo o soft utilizado nas mais diversas repartições estão legalizado?) e a conscientização da população de que a utilização de produto não legalizado é crime e uma atitude mais severa do órgão responsável pela comercialização do mesmo.

Offline Joluca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 268
    • Ver perfil
Re: Pesquisa mostra que maioria dos usuários Linux também adota o Windows
« Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2012, 18:21 »
 Eu só uso Linux, mesmo porque eu não trabalho mais e não sou obrigado a usar o SO de Empresas, ja dei meu depoimento anterior sobre isso.