Autor Tópico: Ola sou novo nesse universo do Linux!  (Lida 18394 vezes)

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #15 Online: 13 de Abril de 2012, 07:41 »
Para você excluir a partição Swap você precisa clicar com o botão direito sobre ela e "desativa-lá" primeiro. "Não alocada" não tem como excluir, pois não é uma partição, é um espaço vago entre outras partições.

Obrigado pela resposta. ;D

Offline sergioekenia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2012, 10:35 »
Camarada, antes de destruir as atuais partições, veja se o Ubuntu reconheceu todo seu hardware.
Se realmente for instalar o ubuntu, faça o seguinte:
1º dê boot pelo live/cd e entre na opção testar sem instalar.
2º Quando carregar procure um programa chamado "gparted".
3º Exclua todas as partições existentes.
4º Crie novas partições, se não sabe como dividi-las, segue uma dica:

50GB (ntfs) para o windows
15 ou 20 gb (ext4) para o ubuntu
512mb (linux-swap) Provavelmente o sistema nunca a utilize.
crie uma partição extended
434gb (ntfs) para guardar seus dados (ela será lida pelo Ubuntu e pelo windows)
10mb vazio (o windows necessita desse espaço)


5º Instale o Windows na 1ª partição
6º Instale o Ubuntu na 2º partição


Não estou conseguindo excluir as partições "linux-swap" e uma outra que esta escrito "não alocada"

Caro amigo, a minha sugestão, certamente, não é a mais prática, mas pode ser a mais fácil para o nível de experiência que você tem com Linux, no momento:

1- Instale o Ubuntu optando pelo modo de particionamento automático (em alguns minutos o sistema é instalado)
2- Instale o Windows (A instalação do Ubuntu que você fez anteriormente servirá apenas para permitir a instalação do Windows)
3- Instale novamente o Ubuntu, escolhendo a opção que mantem o Windows. (O assistente de instalação do Ubuntu fará o particionamento do HD, utilizando o espaço não ocupado pelos arquivos do Windows.

Obs. Estou considerando que seus arquivos pessoais estão salvos em um dispositivo externo.

Como disse, amigo, este método pode não ser o mais prático, por ser necessário repetir a instalação do Ubuntu. Entretanto, considerando que o procedimento de instalar nossa querida Distribuição é bastante simples e rápido, pode ser uma alternativa interessante para você. Todavia, lembre-se: usar Linux é aprender constantemente. Continue pesquisando para descobrir o quanto pode fazer com ele.

2-

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #17 Online: 13 de Abril de 2012, 13:53 »
Camarada, antes de destruir as atuais partições, veja se o Ubuntu reconheceu todo seu hardware.
Se realmente for instalar o ubuntu, faça o seguinte:
1º dê boot pelo live/cd e entre na opção testar sem instalar.
2º Quando carregar procure um programa chamado "gparted".
3º Exclua todas as partições existentes.
4º Crie novas partições, se não sabe como dividi-las, segue uma dica:

50GB (ntfs) para o windows
15 ou 20 gb (ext4) para o ubuntu
512mb (linux-swap) Provavelmente o sistema nunca a utilize.
crie uma partição extended
434gb (ntfs) para guardar seus dados (ela será lida pelo Ubuntu e pelo windows)
10mb vazio (o windows necessita desse espaço)


5º Instale o Windows na 1ª partição
6º Instale o Ubuntu na 2º partição


Não estou conseguindo excluir as partições "linux-swap" e uma outra que esta escrito "não alocada"

Caro amigo, a minha sugestão, certamente, não é a mais prática, mas pode ser a mais fácil para o nível de experiência que você tem com Linux, no momento:

1- Instale o Ubuntu optando pelo modo de particionamento automático (em alguns minutos o sistema é instalado)
2- Instale o Windows (A instalação do Ubuntu que você fez anteriormente servirá apenas para permitir a instalação do Windows)
3- Instale novamente o Ubuntu, escolhendo a opção que mantem o Windows. (O assistente de instalação do Ubuntu fará o particionamento do HD, utilizando o espaço não ocupado pelos arquivos do Windows.

Obs. Estou considerando que seus arquivos pessoais estão salvos em um dispositivo externo.

Como disse, amigo, este método pode não ser o mais prático, por ser necessário repetir a instalação do Ubuntu. Entretanto, considerando que o procedimento de instalar nossa querida Distribuição é bastante simples e rápido, pode ser uma alternativa interessante para você. Todavia, lembre-se: usar Linux é aprender constantemente. Continue pesquisando para descobrir o quanto pode fazer com ele.

2-
  :o
Que trabalheira pra não fazer nada...  ;D

Offline sergioekenia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #18 Online: 13 de Abril de 2012, 19:09 »
Camarada, antes de destruir as atuais partições, veja se o Ubuntu reconheceu todo seu hardware.
Se realmente for instalar o ubuntu, faça o seguinte:
1º dê boot pelo live/cd e entre na opção testar sem instalar.
2º Quando carregar procure um programa chamado "gparted".
3º Exclua todas as partições existentes.
4º Crie novas partições, se não sabe como dividi-las, segue uma dica:

50GB (ntfs) para o windows
15 ou 20 gb (ext4) para o ubuntu
512mb (linux-swap) Provavelmente o sistema nunca a utilize.
crie uma partição extended
434gb (ntfs) para guardar seus dados (ela será lida pelo Ubuntu e pelo windows)
10mb vazio (o windows necessita desse espaço)


5º Instale o Windows na 1ª partição
6º Instale o Ubuntu na 2º partição


Não estou conseguindo excluir as partições "linux-swap" e uma outra que esta escrito "não alocada"

Caro amigo, a minha sugestão, certamente, não é a mais prática, mas pode ser a mais fácil para o nível de experiência que você tem com Linux, no momento:

1- Instale o Ubuntu optando pelo modo de particionamento automático (em alguns minutos o sistema é instalado)
2- Instale o Windows (A instalação do Ubuntu que você fez anteriormente servirá apenas para permitir a instalação do Windows)
3- Instale novamente o Ubuntu, escolhendo a opção que mantem o Windows. (O assistente de instalação do Ubuntu fará o particionamento do HD, utilizando o espaço não ocupado pelos arquivos do Windows.

Obs. Estou considerando que seus arquivos pessoais estão salvos em um dispositivo externo.

Como disse, amigo, este método pode não ser o mais prático, por ser necessário repetir a instalação do Ubuntu. Entretanto, considerando que o procedimento de instalar nossa querida Distribuição é bastante simples e rápido, pode ser uma alternativa interessante para você. Todavia, lembre-se: usar Linux é aprender constantemente. Continue pesquisando para descobrir o quanto pode fazer com ele.

2-
  :o
Que trabalheira pra não fazer nada...  ;D

Perdão, mas... Como assim, para nada? Seu intuito não é fazer dual boot entre Ubuntu e Windows?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #19 Online: 13 de Abril de 2012, 23:18 »
Para tudo galera,
começando do início onde ele falou que o windows não dava boot pelo CD.
O windows não dá boot provavelmente porque é necessário entrar na bios e mudar de AHCI para IDE. Certeza quase total disso. Se não mudar pra IDE não vai nem por um decreto do presidente da república.
Não sei qual o modelo do seu note positivo, mas isso é meio genérico então dê uma olhada nesse tutorial pra saber como fazer a mudança:

Citar
http://www.hardware.com.br/comunidade/formatar-notebook/932980/

Pra salvar seu arquivos, entre em liveCD com o Ubuntu, escolha experimentar para abrir o sistema sem instalá-lo e procure seus arquivos no hd para salvá-los em um pendrive ou hd externo. Ou então crie uma partição com o Gparted (sim, ele vem no liveCD do Ubuntu). o Gparted é uma ferramenta poderosa, simples e útil pra caramba. Recomendo para guardar arquivos que você crie uma partição "ntfs", pois assim tanto o windows quanto o Ubuntu irão poder identificá-la também. o tipo de partição do Linux é "ext4" e a do windows é "ntfs". Pra você ter uma idéia de como se usa o Gparted para criar, excluir e mover partições dẽ uma olhada nesse tutorial:
Citar
http://www.hardware.com.br/livros/linux/usando-gparted.html

Agora instale o windows de sua preferência (pelo seu hardware recomendo o windows 7 ultimate 64Bits)

Depois instale o Ubuntu 11.10 64Bits, por favor. Seu hardware é ideal para isso. Seu desempenho será muito maior com sistemas 64Bits.

Boa sorte, meu camarada!
É mais simples do que parece.
O grande problema do Linux para iniciante é a quantidade de opções. O usuário windows não está normalmente acostumado a ter muitas opções dentro do sistema.
« Última modificação: 13 de Abril de 2012, 23:36 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline rmartinazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2012, 17:46 »
Para tudo galera,
começando do início onde ele falou que o windows não dava boot pelo CD.
O windows não dá boot provavelmente porque é necessário entrar na bios e mudar de AHCI para IDE. Certeza quase total disso. Se não mudar pra IDE não vai nem por um decreto do presidente da república.
Não sei qual o modelo do seu note positivo, mas isso é meio genérico então dê uma olhada nesse tutorial pra saber como fazer a mudança:

Citar
http://www.hardware.com.br/comunidade/formatar-notebook/932980/

Pra salvar seu arquivos, entre em liveCD com o Ubuntu, escolha experimentar para abrir o sistema sem instalá-lo e procure seus arquivos no hd para salvá-los em um pendrive ou hd externo. Ou então crie uma partição com o Gparted (sim, ele vem no liveCD do Ubuntu). o Gparted é uma ferramenta poderosa, simples e útil pra caramba. Recomendo para guardar arquivos que você crie uma partição "ntfs", pois assim tanto o windows quanto o Ubuntu irão poder identificá-la também. o tipo de partição do Linux é "ext4" e a do windows é "ntfs". Pra você ter uma idéia de como se usa o Gparted para criar, excluir e mover partições dẽ uma olhada nesse tutorial:
Citar
http://www.hardware.com.br/livros/linux/usando-gparted.html

Agora instale o windows de sua preferência (pelo seu hardware recomendo o windows 7 ultimate 64Bits)

Depois instale o Ubuntu 11.10 64Bits, por favor. Seu hardware é ideal para isso. Seu desempenho será muito maior com sistemas 64Bits.

Boa sorte, meu camarada!
É mais simples do que parece.
O grande problema do Linux para iniciante é a quantidade de opções. O usuário windows não está normalmente acostumado a ter muitas opções dentro do sistema.

O note veio com linux mandriva e não com o windows.
Tentei todos os procedimentos acima e nada, criei as partições pelo Gparted e quando coloco o cd do windows para instalar acusa o erro de grub.
Agradeço muito pela ajuda.

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2012, 18:08 »
Voce tentou a dica dada anteriormente pelo sergioekenia?
É trabalhosa mas pode ser uma boa solução.
Instale o ubuntu pelo live cd destruindo tudo o que está ou nao instalado no seu hd. (assumindo q vc nao tem dados importantes ou fez backup.
Depois tente instalar o windows apagando o ubuntu. É chato, mas pelo menos vai apagar o que está lá, e substituir o grub, sei lá.
Eu nunca usei mandriva e não sei se isso é alguma trava que colocaram no note que vc comprou, mas nunca tive problemas do genero com o grub do ubuntu, então nao custa tentar.
É um pouco demorado e pode parecer disperdicio de tempo, mas se funcionar, tá valendo...

Offline rmartinazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2012, 18:19 »
Voce tentou a dica dada anteriormente pelo sergioekenia?
É trabalhosa mas pode ser uma boa solução.
Instale o ubuntu pelo live cd destruindo tudo o que está ou nao instalado no seu hd. (assumindo q vc nao tem dados importantes ou fez backup.
Depois tente instalar o windows apagando o ubuntu. É chato, mas pelo menos vai apagar o que está lá, e substituir o grub, sei lá.
Eu nunca usei mandriva e não sei se isso é alguma trava que colocaram no note que vc comprou, mas nunca tive problemas do genero com o grub do ubuntu, então nao custa tentar.
É um pouco demorado e pode parecer disperdicio de tempo, mas se funcionar, tá valendo...
Eu tentei porem ocorreu um erro no meio da instalação do ubuntu de 64 bits, vou tentar com o de 32 bits, não sei se faz alguma diferença....
Eu tento ligar o cabo de rede aqui de casa o note não reconhece, sabe se é algum problema com o Sistem?

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2012, 18:22 »
Ola pessoal!

Acabei de adquirir um notebook positivo, processador I5, 8 Gb de memória RAM e um HD de 500 Gb, ele veio com o Linux instalado, porem tive um problema com um erro 15 no grub, para não quebrar muito a cabeça tentando resolver esse erro, resolvi instalar o Ubuntu. Gostaria de saber qual é mais aconselhável para configuração do meu note se seria o de 32 bits ou o de 64 bits, e também gostaria de saber se é possível ficar com o Windows instalado pelo menos até eu me adaptar ao Linux.

Obs.: Peço desculpas caso já exista um tópico semelhante, julguei que meu caso seria muito especifico para haver outro como o mesmo assunto.

Grato,
Att,

Roger Martinazo



Eu tenho meu notebook da Dell e não uso o Ubuntu de 64 bit, porque não há drives suficientes na praça, para usar e isso acontece com todas as plataformas, seja Windows, Mac Linux etc.

Desde que eu adquiri meu Notebook, uso somente o Ubuntu de 32bits e nunca deu problema e roda redondaço e aconselho você fazer o mesmo.

Para instalar ele no seu Notebook, tem que colocar o cabo de rede no seu Notebook com o seu speedy ligado e reinstale-o, pois ele encontrará todos os drives necessários, que falta no seu notebook.

Isso é para todos, que instalam o Ubuntu, independente se é no PC de mesa ou Notebook.

Observação: Instale o Windows normalmente e depois o Ubuntu, conectado como mencionei acima, particionar o seu HD conforme vai passando as abas explicativas da instalação.

Espero ter lhe ajudado

« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 18:26 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2012, 19:58 »
Pode ser problema no CD de instalação. Jé colocou outro tipo de CD de música ou coisa parecida, a não ser do Ubuntu, para testar ?
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline rmartinazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #25 Online: 14 de Abril de 2012, 20:04 »
Ola pessoal!

Acabei de adquirir um notebook positivo, processador I5, 8 Gb de memória RAM e um HD de 500 Gb, ele veio com o Linux instalado, porem tive um problema com um erro 15 no grub, para não quebrar muito a cabeça tentando resolver esse erro, resolvi instalar o Ubuntu. Gostaria de saber qual é mais aconselhável para configuração do meu note se seria o de 32 bits ou o de 64 bits, e também gostaria de saber se é possível ficar com o Windows instalado pelo menos até eu me adaptar ao Linux.

Obs.: Peço desculpas caso já exista um tópico semelhante, julguei que meu caso seria muito especifico para haver outro como o mesmo assunto.

Grato,
Att,

Roger Martinazo



Eu tenho meu notebook da Dell e não uso o Ubuntu de 64 bit, porque não há drives suficientes na praça, para usar e isso acontece com todas as plataformas, seja Windows, Mac Linux etc.

Desde que eu adquiri meu Notebook, uso somente o Ubuntu de 32bits e nunca deu problema e roda redondaço e aconselho você fazer o mesmo.

Para instalar ele no seu Notebook, tem que colocar o cabo de rede no seu Notebook com o seu speedy ligado e reinstale-o, pois ele encontrará todos os drives necessários, que falta no seu notebook.

Isso é para todos, que instalam o Ubuntu, independente se é no PC de mesa ou Notebook.

Observação: Instale o Windows normalmente e depois o Ubuntu, conectado como mencionei acima, particionar o seu HD conforme vai passando as abas explicativas da instalação.

Espero ter lhe ajudado



Consegui instalar o ubuntu, porem ele não reconhece nem minha internet (virtua) e nem o wifi, vou tentar instalar o windows pra ver se reconhece essas funçoes.
Se alguem tiver uma luz.
Grato.

Offline rmartinazo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #26 Online: 14 de Abril de 2012, 21:30 »
Ola pessoal!

Acabei de adquirir um notebook positivo, processador I5, 8 Gb de memória RAM e um HD de 500 Gb, ele veio com o Linux instalado, porem tive um problema com um erro 15 no grub, para não quebrar muito a cabeça tentando resolver esse erro, resolvi instalar o Ubuntu. Gostaria de saber qual é mais aconselhável para configuração do meu note se seria o de 32 bits ou o de 64 bits, e também gostaria de saber se é possível ficar com o Windows instalado pelo menos até eu me adaptar ao Linux.

Obs.: Peço desculpas caso já exista um tópico semelhante, julguei que meu caso seria muito especifico para haver outro como o mesmo assunto.

Grato,
Att,

Roger Martinazo



Eu tenho meu notebook da Dell e não uso o Ubuntu de 64 bit, porque não há drives suficientes na praça, para usar e isso acontece com todas as plataformas, seja Windows, Mac Linux etc.

Desde que eu adquiri meu Notebook, uso somente o Ubuntu de 32bits e nunca deu problema e roda redondaço e aconselho você fazer o mesmo.

Para instalar ele no seu Notebook, tem que colocar o cabo de rede no seu Notebook com o seu speedy ligado e reinstale-o, pois ele encontrará todos os drives necessários, que falta no seu notebook.

Isso é para todos, que instalam o Ubuntu, independente se é no PC de mesa ou Notebook.

Observação: Instale o Windows normalmente e depois o Ubuntu, conectado como mencionei acima, particionar o seu HD conforme vai passando as abas explicativas da instalação.

Espero ter lhe ajudado



Consegui instalar o ubuntu, porem ele não reconhece nem minha internet (virtua) e nem o wifi, vou tentar instalar o windows pra ver se reconhece essas funçoes.
Se alguem tiver uma luz.
Grato.

Estou colocando o CD de instalação do windows 7 porem o autorun não funfa...como faço pra instalar.

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #27 Online: 16 de Abril de 2012, 19:30 »
Só pra ter certeza, vc testou o cd do windows pra ver se tá rolando direitinho?

Offline tborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2012, 02:25 »
eu tentaria da seguinte forma [/i][/s]
1- formataria o pc
2- instalaria o win (7 ou xp)
3- baixaria o wubi
4- instalaria o wubi.

ele terá o windows e o linux como opção pode ir usando os dois e se acostumando com linux.



Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ola sou novo nesse universo do Linux!
« Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2012, 06:47 »
eu tentaria da seguinte forma [/i][/s]
1- formataria o pc
2- instalaria o win (7 ou xp)
3- baixaria o wubi
4- instalaria o wubi.

ele terá o windows e o linux como opção pode ir usando os dois e se acostumando com linux.




Não recomendado, bastante instável execução de um sistema por dentro do windows.

Basta fazer um dual boot coisa simples e resolve cada um no seu "pedaço" do HD.

Wubi é querer ferrar com o sistema, fora a perda de desempenho.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2