Autor Tópico: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?  (Lida 14560 vezes)

Erick Ribeiro

  • Visitante
Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Online: 17 de Abril de 2012, 06:04 »
Eu conheci o Linux em 2011 na minha faculdade. Eu já havia ouvido falar em Linux, mas nunca tive curiosidade de pesquisar a respeito. Em agosto de 2011 eu vi 2 dois meus professores da universidade (faço curso de Ciência da Computação) usando o Ubuntu.

Achei interessante e resolvi buscar na internet, logo baixei a versão 11.04 e instalei no meu PC junto com o Windows Vista Starter(original) e comecei a aprender aos poucos.

No começo, a maior dificuldade foi justamente a de me conectar a internet (inclusive foi um dos primeiros topicos nesse site) instalar programas, principalmente o Java e um bug no relógio que não me permitia alterar o horário. No começo eu também senti falta de programas que eu usava para otimizar o Windows, como desfragmentador e as atualizações diárias do antivirus, mas rapidamente percebi que não precisava mais disso.

O tempo foi passando e eu fui deixando cada vez mais o Windows de lado notei muita diferença na velocidade desse SO em relação ao Windows Vista, me senti mais seguro navegando na internet e também gosto da forma de como os usuários Linux tem vontade de ajudar os outros, e eu posso dizer que não me lembro de nenhum usuário Linux que me recusou ajuda ou que tenha feito piada com a minha dificuldade.

Enfim, hoje eu uso Ubuntu nos meus dois computadores, dispensei o Windows, já testei outras distribuições, contribui com pequenas ajudas a outros usuários e estou gostando cada vez mais de usar Linux. Posso dizer que, inclusive, comecei a ser independente de programas que prometem fazer tudo por mim e comecei a pensar e resolver os meus próprios problemas(coisas que eu não fazia quando usava Windows).

Conte a sua história ;)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2012, 08:24 »
Já existe um sub-fórum para depoimentos, mas vamos lá: conheci o Linux através do fórum do Clube do Hardware, com o Kurumin. O Ubuntu eu conheci, por incrível que pareça, através do fórum do Baboo (conhecido por dar mais importância ao Windows), num tópico sobre coisas grátis que entregam na sua casa. Aí tinha lá o Ubuntu (na época que ainda davam CDs de graça).

Comecei a usar mais por curiosidade. Primeiro fui usando só em live-CD, depois em dual-boot, e agora só o Linux. Também testei/usei *um mooooooonnnte* de distros (mas isso qualquer linuxeiro faz, é quase regra), tudo por curiosidade. Mas hoje parei no JoliOS e não pretendo sair dele tão cedo.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2012, 08:51 »
movido para => Depoimentos

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2012, 11:44 »
Comecei pelo Kurumin usei ele pra caramba por anos, depois por motivos de trabalho eu tive de migrar somente para o windows por longos anos e retornei a usar linux somente em 2011 já pegando o Ubuntu e to até agora com ele.

Passei tantos anos longe do linux que acabei me esquecendo de quase tudo e hoje me considero um usuário iniciante.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Creto

  • Visitante
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2012, 12:24 »
conheci ele por causa dos vírus adquiridos em todas as 10 máquinas que tinha em um pequeno cyber através de um pendrive e como já tinha ouvido falar no Linux a muito tempo mas como a fama de ser difícil, difícil de instalar programas jamais quis experimentar e devido a esse fato comecei a procurar por linux na net e dei com o Ubuntu Brasil e o extinto "shipit" da Canonical recebi meu livecd pelos Correios e já estou a um ano usando o linux principalmente o Xp botei em uma VM por causa de uma copiadora antiga que tenho e quebra um galho enorme.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2012, 16:23 »
-em 2008 após fazer uma cirurgia p/ trocar uma valvula cardiaca li uma revista enqto estava na uti que falava sobre o ubuntu (revista info).
-depois da alta 1 mes depois, baixei e instalei o ubuntu-8.04-lts e logo em seguida o BL-4.2
« Última modificação: 17 de Abril de 2012, 23:00 por clodoaldops »

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2012, 17:37 »
Em 2006 quando fui formatar uma máquina que estava com o Satux instalado, confesso que demorei a entregar a máquina porque fiquei testando...  ;D. Gostei muito do que ví e então resolvi instalar o Línux, depois de muito pesquisar sobre distros achei que a Ubuntu fosse a que melhor para meu caso, baixei a versão 8.04 e fui testando-a em modo Live-Cd até conseguir configurar minha conexão com a internet, quando consegui Instalei e até hoje não larguei. Hoje digo que sou usuário Línux pois sou muito dependente deste sistema.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2012, 17:53 »
A primeira vez que ouvi falar foi numa palestra, no final dos anos 90, na ETF-SC, que virou CEFET-SC e hoje é IF-SC...

Por causa do XP - que vivia dando pau - passei a usar, em 2004, o Live CD do Kurumin (versão 2.20): http://linuxlike.blogspot.com.br/2010/03/flashback-kurumin-linux-220.html

Me tornei usuário definitivo em 2007, com o Ubuntu 7.04. Largar totalmente o Rindows foi questão de tempo...

Hoje sou usuário e entusiasta (compartilho, divulgo, ajudo, etc). E tenho um blog sobre o pinguim: http://linuxlike.blogspot.com.br/

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #8 Online: 17 de Abril de 2012, 18:34 »
-em 1998 após fazer uma cirurgia p/ trocar uma valvula cardiaca li uma revista enqto estava na uti que falava sobre o ubuntu (revista info)....

1998? :)

Offline queensman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2012, 18:54 »
conheci o linux por volta de 2008 quando tambám comecei a usar a internet pra valer, usei primeiro o biglinux 4.1 e 4.2, testei outras distros como mandriva, fedora, mas o ubuntu era a mais interessante e mais leve, a primeira versão do ubuntu que usei foi a 9.10, era um foguete, depois só mudei para o 10.04 e agora com as mudanças ocorridas nos últimos meses mudei de ambiente, estou usando o kubuntu, e aguardando o 12.04

Offline brunionline

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2012, 21:34 »
Sinceramente, nem lembro direito. Provavelmente na época da Conectiva, através de fóruns por aí. Depois conheci o Kurumin e assim que soube do Ubuntu já baixei a versão 4.10. Depois passei muito tempo no Mandriva e hoje alterno entre o Windows e o Ubuntu.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2012, 23:01 »
-rodrigo .... corrigido... 2008... dia 16/06/2088

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2012, 07:45 »
-rodrigo .... corrigido... 2008... dia 16/06/2088

2088 ?  ::)
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2012, 08:43 »
-em 1998 após fazer uma cirurgia p/ trocar uma valvula cardiaca li uma revista enqto estava na uti que falava sobre o ubuntu (revista info)....

1998? :)
Em 98 se alguém falasse de Ubuntu seria um visionário... kkk

-rodrigo .... corrigido... 2008... dia 16/06/2088

2088 ?  ::)
clodoaldops parece estar meio distraído... Ou ele não é muito bom com datas... ;D

Offline Genioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2012, 11:37 »
Eu já lia a respeito do Linux pela net e pensava em testar.  Em meados de fev. 2010 uma formatação mal-sucedida com o Windows XP deixou minha maquina sem som e como não fico sem música no p.c. instalei o Ubuntu 9. 10 via Wubi no XP;  fui usando; usando e não teve volta! Acabei migrando totalmente na versão 10. 04   :)
Acredito num deus a menos que você!  ;)