Autor Tópico: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?  (Lida 14683 vezes)

Offline Jhon_than

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2012, 17:38 »
Conheci o Linux através do Kurumin.
Depois comprei um revista onde vinha o Ubuntu 8.04, desde disso, nunca o larguei. Fiz testei com varias outras distros também, como: CentOS, Satux, PuppyLinux, Debian, Mandriva, Satux... mas não largo mesmo eh o Ubuntu. E com Gnome, não consegui me adaptar aos ambientes KDE's.
" Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si, encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia." ( Joseph Campbell )

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #16 Online: 13 de Maio de 2012, 18:20 »
Instalei um Linux pela primeira vez na vida em 1999. Era o Conectiva Linux 3.0, que vinha com duas interfaces: XFree86 e KDE. O CD de instalação veio na revista PC Expert, edição 6.
Naquela época eu usava Windows 98 SE, e já andava meio enjoado dele. Instalei esse Linux pra testar, mas como eu tinha só uns 15 ou 16 anos de idade e estava recém no início do Técnico em Informática, senti dificuldades enormes, principalmente no que dizia respeito a instalar programas (não havia DEB nem RPM, era tudo compilado mesmo). Aí acabei voltando ao Windows 98 SE, até porque os programas do curso só funcionavam nele.
Os anos foram passando, fui amadurecendo, aí chegou 2008. No meu PC (era um AMD, não lembro agora, mas o HD era de 80GB e tinha monitor CRT de 17") tinha um Windows XP "original" (entre aspas mesmo, porque era pirata, mas por algum motivo isso não era detectado), que de início funcionava, mas depois era bug atrás de bug, virus atrás de virus, spyware atrás de spyware... E eu tinha lá Norton, McAfee, SpyBot e o diabo a quatro, mas não adiantava nada.
Foi quando conheci o Ubuntu. A versão era 8.04. No início eu ficava um pouco com medo, pois depois de tanto tempo usando Windows direto, achava que não ia conseguir fazer nada no Linux. Mas o Ubuntu me provou ao contrário. Na mesma época também baixei um Big Linux, acho que era 4.0 (ou 4.2, não sei se essa já tinha sido lançada), e um Fedora KDE; sei que estava cada vez mais gostando dessa história de usar software livre, de ficar longe da pirataria, de virus e outras coisas ruins.
Só que nem tudo era um mar de rosas... Por vezes fui obrigado a voltar ao Windows, muito porque certas coisas eu ainda só conseguia fazer nele, como edição de áudio e vídeo, por exemplo. Ficava alternando entre Windows e Ubuntu, muitas vezes. Mas aí um dia instalei o 10.04 LTS e descobri o ReZound e o PiTiVi... e foi o último suspiro de qualquer Windows no meu PC.
Tempos depois comprei meu notebook, que vinha com Mandriva. Como eu era tecladista de uma banda e queria o notebook para uso de VSTi, acabei instalando o Windows mesmo. Depois parei de usar a máquina para isso e resolvi instalar o Ubuntu também nele. Aí já era o Ubuntu Studio 10.10 64-bit - o único que eu consegui instalar no notebook até então. O grande problema era a placa de vídeo SiS, que deixava a imagem desproporcional, "esticada", pois o máximo que o VESA permitia era 1024x768, e a tela do notebook é de 1366x768. Isso me deixou um pouco desapontado, chegando mesmo à conclusão de que o notebook não suportava Linux (o que era contraditório, pois ele vinha com Mandriva...). Cheguei mesmo a tentar instalar um Mandriva mais atual, mas sem sucesso. Tentei openSUSE e vários outros também, mas pelo visto o notebook não queria saber de nada que não fosse da M$$$...
Aí chegou o Ubuntu 11.10 (e, um tempo depois, o Linux Mint 12). Eu, que já planejava trocar de notebook por não concordar em instalar Windows pirata nele, tive uma gratíssima surpresa: o Ubuntu 11.10/Linux Mint 12 funcionava nele!!! A imagem na tela estava correta, as animações perfeitas, dava pra ver vídeos no YouTube etc. Consegui isso graças a um tutorial que encontrei por aí, explicando como fazer a (terrível...) placa de vídeo SiS funcionar direito. Resultado: tenho aqui um CD do Windows que tá prestes a ser jogado fora, pois não uso mais desde outubro do ano passado. Tanto no meu PC de mesa como no notebook, é Linux.
Atualmente uso nas duas máquinas o Ubuntu 12.04 LTS 64-bit com interface Unity (3D no PC de mesa e 2D no notebook). E tenho feito uma "campanha" pra erradicar a pirataria dos PCs da família de uma vez por todas  ;D

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2012, 01:31 »
Eu nunca testei outra distribuição Linux, até agora só Ubuntu mesmo, acho que ele me basta, possui tudo o que eu espero de um Linux,
A primeira vez que eu usei o Ubuntu foi a versão 9.04, pedi o CD pelo site e instalei dentro do Windows Vista que eu usava, mas confesso que odiei e em 1 ou 2 dias eu desinstalei. Meses depois lançaram o Windows 7, muito mais leve e simples que o Vista e eu acabei perdendo o interesse pelo Ubuntu. Depois, já em 2011, bateu aquela "saudade" e eu acabei instalando novamente o Ubuntu, já na sua versão 11.04, com a nova interface, mas desta vez eu não instalei dentro do Windows, instalei na própria partição, em dual boot. Só que começaram os problemas com compatibilidade com drivers proprietários, com o Flash para 64 bits e a dificuldade de instalar programas que não estão na Central. Isso fez eu deixar o Ubuntu de lado pela segunda vez.
Agora eu voltei com esta versão 12.04 porque estou no 1° período de bacharelado em engenharia de software e os professores são unânimes em dizer que um bom engenheiro de software terá que necessariamente dominar as ferramentas do software livre.
Ainda não estou familiarizado com algumas ferramentas, tipo, programas equivalentes do Windows ou os comandos do Terminal, mas as dificuldades não são mais como eram no primeiro contato.  :D
« Última modificação: 14 de Maio de 2012, 01:37 por alissista »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #18 Online: 14 de Maio de 2012, 10:13 »
Eu nunca testei outra distribuição Linux, até agora só Ubuntu mesmo, acho que ele me basta, possui tudo o que eu espero de um Linux,
A primeira vez que eu usei o Ubuntu foi a versão 9.04, pedi o CD pelo site e instalei dentro do Windows Vista que eu usava, mas confesso que odiei e em 1 ou 2 dias eu desinstalei. Meses depois lançaram o Windows 7, muito mais leve e simples que o Vista e eu acabei perdendo o interesse pelo Ubuntu. Depois, já em 2011, bateu aquela "saudade" e eu acabei instalando novamente o Ubuntu, já na sua versão 11.04, com a nova interface, mas desta vez eu não instalei dentro do Windows, instalei na própria partição, em dual boot. Só que começaram os problemas com compatibilidade com drivers proprietários, com o Flash para 64 bits e a dificuldade de instalar programas que não estão na Central. Isso fez eu deixar o Ubuntu de lado pela segunda vez.
Agora eu voltei com esta versão 12.04 porque estou no 1° período de bacharelado em engenharia de software e os professores são unânimes em dizer que um bom engenheiro de software terá que necessariamente dominar as ferramentas do software livre.
Ainda não estou familiarizado com algumas ferramentas, tipo, programas equivalentes do Windows ou os comandos do Terminal, mas as dificuldades não são mais como eram no primeiro contato.  :D

Até porque as grandes empresas já se utilizam do software livre, apenas alguma pequena parcela ainda usa programas pagos e fora os piratas né.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2012, 11:19 »
Comecei pelo Kurumin usei ele pra caramba por anos, depois por motivos de trabalho eu tive de migrar somente para o windows por longos anos e retornei a usar linux somente em 2011 já pegando o Ubuntu e to até agora com ele.

Passei tantos anos longe do linux que acabei me esquecendo de quase tudo e hoje me considero um usuário iniciante.

Ah vai, é como aprender a andar você nunca esquece, basta ver o shell piscando na sua frente que automaticamente você lembra o que fazer.
A minha história com o linux é longa e feliz, posso dizer que começa com um 486DX2 66 4MB Ram uma Revista Linux Actual (importada com cd do Debian 1.3r1 Bo) e depois disto minha vida mudou completamente, sempre utilizei linux com máquinas muito modestas, pois vivia de upgrades kkkk, passei por todas variantes 486 pois era o que a grana dava para manter, quebrei muito a cabeça, perdi várias noites de sono, no tempo que para subir o X era um parto, tinha que editar .xinitrc,Xresources e quando abria a tela liiiiisa do xdm, você até pulava de algria, imagina então entrar nos gerenciadores de janela populares da época.
fvwm2,twm,icewm,AfterStep e WindowMaker, era bem legal pois você não precisava sair do gerenciador para acessar o outro bastava acessar com o botão direito do mouse kkkkk, mas como o que eu queria mesmo e trabalhar com gráficos conheci o GIMP
e li tudo a respeito do mesmo, bibliotecas gtk,gdk etc... e conheci o gnome 0.9* que utilizava estas bibliotecas.
Aí foi paixão queria até aprender a programar em gtk mas não levei isto para frente, depois disto conheci o sodipodi(base do inkscape) e é isto infelizmente não tenho mais screenshots da época, mas era muito legal gnome+enlightenment+gmc depois gnome+sawfish+nautilus-1X eita tempo bom o nautilus era o melhor gerenciador de arquivos que já conheci, hoje ele não tem 10% de todos recursos que ele já teve, depois veio o gnome 2.0+metacity e nautilus 2x, deste eu ainda tenho alguns screens meu desktop em 2004 foi quando conheci o ubuntu, de pouco depois este fórum.
Conectiva Snapshot+gdesklets
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/viewshot.php?codigo=1534&shot=gDesklets.png
Conectiva Snapshot Inkscape Primeira versão, praticamente ainda o Sodipodi
http://xterminador.deviantart.com/art/Working-15817145?q=gallery%3Axterminador%2F22121072&qo=16
Ubuntu 5.04+inkscape
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/viewshot.php?codigo=4170&shot=currentdesktop_original.png
http://xterminador.deviantart.com/art/Treinando-gradientes-20004948?q=gallery%3Axterminador%2F22121072&qo=6

Passei por todas estas fases, e ainda sou um eterno iniciante, aprendendo coisas novas diariamente.
« Última modificação: 14 de Maio de 2012, 11:35 por Xterminator »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2012, 11:31 »
Citar
Eu nunca testei outra distribuição Linux, até agora só Ubuntu mesmo

Cara, isso é *muuuuuuiito* raro no mundo linux. Se for verdade mesmo, estou surpreso.  :o
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2012, 11:35 »
Citar
Eu nunca testei outra distribuição Linux, até agora só Ubuntu mesmo

Cara, isso é *muuuuuuiito* raro no mundo linux. Se for verdade mesmo, estou surpreso.  :o

Eu testei 3, fedora, ubuntu e kurumin e outra antiga que nem me lembro o nome.
Estou doido pra testar o Debian.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2012, 11:42 »
Citar
Eu nunca testei outra distribuição Linux, até agora só Ubuntu mesmo

Cara, isso é *muuuuuuiito* raro no mundo linux. Se for verdade mesmo, estou surpreso.  :o
Realmente (isto é raro), na época que comecei eu mantinha 3 distros instaladas na máquina sempre.
Debian,Conectiva e Slackware usei durante 1 ano assim, depois larquei o slackware pois o conceito KISS
para mim não funciona, o slackware é a pior distro que já utilizei, não por ser difícil, mas por não ter controle de dependências
isto para um usuário que só tinha um hd de 2GB com mais 2 distro instaladas não é aceitável.

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2012, 12:35 »
Eu testei várias, comecei a utilizar o Linux quando era ainda o Mandrake 9.0 e parei no 10 e fui para o Kurumin, que era uma boa distro e também por ser made in Brazil, depois o OpenSuse e o Mandriva o Ubuntu só passei a usar com frequencia e única distro linux a partir da versão 10.04, as versões anteriores eram só testes de live cd. No ínicio gostava da interface KDE por ser semelhante ao windows 9x, mas depois que passei a usar o Gnome me senti mais produtivo, pois o gnome vai direto ao ponto "simples e intuitivo" . Agora estou no Gnome-shell com o Ubuntu 12.04 o unity não me agradou e o cinamon do mint eu acho que quer ser o "gnome-vista", opinião minha.

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #24 Online: 14 de Maio de 2012, 13:56 »
Como eu disse antes, o Ubuntu me atende muito bem, não vejo a necessidade de usar outra distribuição e nem mesmo a curiosidade. Não sou hipster tecnológico! rs. Até entendo que as pessoas testem para saber qual é a melhor opção, mas eu descobri logo no Ubuntu a melhor opção para mim, não vendo portanto, motivos para mudar.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #25 Online: 14 de Maio de 2012, 14:19 »
Eu comecei em 2006 pesquisando na internet (Google) encontrei o Kurumin, o usava em dual boot com o Windows XP, ai no mesmo ano fui á uma banca e vi uma revista que vinha com o Mandriva One 2006 (KDE), instalei e gostei, mas ainda continuava em dual boot com o windows xp. Apartir de 2007 passei a usar só o Mandriva Free 2007 (KDE) no pc (expulsei o windows), em 2008 continuei no Mandriva (KDE), em 2009 mesmo com os bugs do port do KDE para á série KDE 4.0.x usei o Mandriva metade do ano e depois migrei para o openSUSE 11.2 (KDE). 2010 adotei o openSUSE 11.3 como único sistema e gostava bastante, até que então saiu o 11.4 no final de 2011, apareceu tanto bug e lentidão comigo que me senti um pouco desolado quase voltando para o windows, então em 2011 resolvi usar o mais usado até então, fui para o ubuntu e instalei a versão 10.04 LTS, desde então estou só no ubuntu, gosto muito do KDE mas não encontrei distros com KDE que rodem bem na minha máquina como rodaram Mandriva e openSUSE (a Mandriva hj praticamente quebrada e o openSUSE as ultimas duas versões apresentaram muitos bugs no meu hardware).

Abraços.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #26 Online: 14 de Maio de 2012, 20:34 »

Ah vai, é como aprender a andar você nunca esquece, basta ver o shell piscando na sua frente que automaticamente você lembra o que fazer.
A minha história com o linux é longa e feliz, posso dizer que começa com um 486DX2 66 4MB Ram uma Revista Linux Actual (importada com cd do Debian 1.3r1 Bo) e depois disto minha vida mudou completamente, sempre utilizei linux com máquinas muito modestas, pois vivia de upgrades kkkk, passei por todas variantes 486 pois era o que a grana dava para manter, quebrei muito a cabeça, perdi várias noites de sono, no tempo que para subir o X era um parto, tinha que editar .xinitrc,Xresources e quando abria a tela liiiiisa do xdm, você até pulava de algria, imagina então entrar nos gerenciadores de janela populares da época.
fvwm2,twm,icewm,AfterStep e WindowMaker, era bem legal pois você não precisava sair do gerenciador para acessar o outro bastava acessar com o botão direito do mouse kkkkk, mas como o que eu queria mesmo e trabalhar com gráficos conheci o GIMP
e li tudo a respeito do mesmo, bibliotecas gtk,gdk etc... e conheci o gnome 0.9* que utilizava estas bibliotecas.
Aí foi paixão queria até aprender a programar em gtk mas não levei isto para frente, depois disto conheci o sodipodi(base do inkscape) e é isto infelizmente não tenho mais screenshots da época, mas era muito legal gnome+enlightenment+gmc depois gnome+sawfish+nautilus-1X eita tempo bom o nautilus era o melhor gerenciador de arquivos que já conheci, hoje ele não tem 10% de todos recursos que ele já teve, depois veio o gnome 2.0+metacity e nautilus 2x, deste eu ainda tenho alguns screens meu desktop em 2004 foi quando conheci o ubuntu, de pouco depois este fórum.
Conectiva Snapshot+gdesklets
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/viewshot.php?codigo=1534&shot=gDesklets.png
Conectiva Snapshot Inkscape Primeira versão, praticamente ainda o Sodipodi
http://xterminador.deviantart.com/art/Working-15817145?q=gallery%3Axterminador%2F22121072&qo=16
Ubuntu 5.04+inkscape
http://www.vivaolinux.com.br/screenshots/viewshot.php?codigo=4170&shot=currentdesktop_original.png
http://xterminador.deviantart.com/art/Treinando-gradientes-20004948?q=gallery%3Axterminador%2F22121072&qo=6

Passei por todas estas fases, e ainda sou um eterno iniciante, aprendendo coisas novas diariamente.

Eita que isso me fez voltar no tempo agora pouco. :D

Você e outros usuários antigos do linux, por exemplo o eliseu_carvalho se encaixam muito bem no que falei num tópico sobre quem conhece o linux de longa data diz assim:

ainda bem que ele já faz isso!

e quem caiu de paraquedas a pouco tempo tem o costume maior de dizer:

ele ainda não faz isso?

Nas antigas que compilar era quase que a todo momento, agora os empacotamentos (.rpm, .deb, .tgz, etc.) resolvem muitos problemas e em poucos casos é necessário a compilação sendo que em muitos deles um simples make, sudo make install resolvem, mas ainda reclamam.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #27 Online: 14 de Maio de 2012, 20:43 »
Só pra dar um breve exemplo do que era o Conectiva Linux 3.0, que eu testei há bons 13 anos atrás...



Claro que isso aí não é um screenshot do meu PC de então, mas era exatamente assim a interface...

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #28 Online: 14 de Maio de 2012, 20:46 »
Só pra dar um breve exemplo do que era o Conectiva Linux 3.0, que eu testei há bons 13 anos atrás...



Claro que isso aí não é um screenshot do meu PC de então, mas era exatamente assim a interface...

O famoso WindowMaker, acho que tinha um brasileiro envolvido no seu desenvolvimento né?

Lembro que no kdm tinha várias opções (tipo fvwm2,twm,icewm,AfterStep e WindowMaker) além do próprio kde por padrão.
« Última modificação: 14 de Maio de 2012, 20:52 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Como você conheceu o Linux e por que começou a usá-lo?
« Resposta #29 Online: 14 de Maio de 2012, 20:53 »
Eu lembro que, pra entrar nessa interface, tinha que digitar em modo texto "xfree86".