Instalei um Linux pela primeira vez na vida em 1999. Era o Conectiva Linux 3.0, que vinha com duas interfaces: XFree86 e KDE. O CD de instalação veio na revista PC Expert, edição 6.
Naquela época eu usava Windows 98 SE, e já andava meio enjoado dele. Instalei esse Linux pra testar, mas como eu tinha só uns 15 ou 16 anos de idade e estava recém no início do Técnico em Informática, senti dificuldades enormes, principalmente no que dizia respeito a instalar programas (não havia DEB nem RPM, era tudo compilado mesmo). Aí acabei voltando ao Windows 98 SE, até porque os programas do curso só funcionavam nele.
Os anos foram passando, fui amadurecendo, aí chegou 2008. No meu PC (era um AMD, não lembro agora, mas o HD era de 80GB e tinha monitor CRT de 17") tinha um Windows XP "original" (entre aspas mesmo, porque era pirata, mas por algum motivo isso não era detectado), que de início funcionava, mas depois era bug atrás de bug, virus atrás de virus, spyware atrás de spyware... E eu tinha lá Norton, McAfee, SpyBot e o diabo a quatro, mas não adiantava nada.
Foi quando conheci o Ubuntu. A versão era 8.04. No início eu ficava um pouco com medo, pois depois de tanto tempo usando Windows direto, achava que não ia conseguir fazer nada no Linux. Mas o Ubuntu me provou ao contrário. Na mesma época também baixei um Big Linux, acho que era 4.0 (ou 4.2, não sei se essa já tinha sido lançada), e um Fedora KDE; sei que estava cada vez mais gostando dessa história de usar software livre, de ficar longe da pirataria, de virus e outras coisas ruins.
Só que nem tudo era um mar de rosas... Por vezes fui obrigado a voltar ao Windows, muito porque certas coisas eu ainda só conseguia fazer nele, como edição de áudio e vídeo, por exemplo. Ficava alternando entre Windows e Ubuntu, muitas vezes. Mas aí um dia instalei o 10.04 LTS e descobri o ReZound e o PiTiVi... e foi o último suspiro de qualquer Windows no meu PC.
Tempos depois comprei meu notebook, que vinha com Mandriva. Como eu era tecladista de uma banda e queria o notebook para uso de VSTi, acabei instalando o Windows mesmo. Depois parei de usar a máquina para isso e resolvi instalar o Ubuntu também nele. Aí já era o Ubuntu Studio 10.10 64-bit - o único que eu consegui instalar no notebook até então. O grande problema era a placa de vídeo SiS, que deixava a imagem desproporcional, "esticada", pois o máximo que o VESA permitia era 1024x768, e a tela do notebook é de 1366x768. Isso me deixou um pouco desapontado, chegando mesmo à conclusão de que o notebook não suportava Linux (o que era contraditório, pois ele vinha com Mandriva...). Cheguei mesmo a tentar instalar um Mandriva mais atual, mas sem sucesso. Tentei openSUSE e vários outros também, mas pelo visto o notebook não queria saber de nada que não fosse da M$$$...
Aí chegou o Ubuntu 11.10 (e, um tempo depois, o Linux Mint 12). Eu, que já planejava trocar de notebook por não concordar em instalar Windows pirata nele, tive uma gratíssima surpresa:
o Ubuntu 11.10/Linux Mint 12 funcionava nele!!! A imagem na tela estava correta, as animações perfeitas, dava pra ver vídeos no YouTube etc. Consegui isso graças a um tutorial que encontrei por aí, explicando como fazer a (terrível...) placa de vídeo SiS funcionar direito. Resultado: tenho aqui um CD do Windows que tá prestes a ser jogado fora, pois não uso mais desde outubro do ano passado. Tanto no meu PC de mesa como no notebook, é
só Linux.
Atualmente uso nas duas máquinas o Ubuntu 12.04 LTS 64-bit com interface Unity (3D no PC de mesa e 2D no notebook). E tenho feito uma "campanha" pra erradicar a pirataria dos PCs da família de uma vez por todas