Autor Tópico: Problemas com o Cumpiz e Unity danificada  (Lida 3738 vezes)

Offline pcgugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problemas com o Cumpiz e Unity danificada
« Online: 16 de Abril de 2012, 22:53 »
Olá pessoal!

Gostaria de solicitar ajuda a vocês para resolver um problema que estou tendo com meu ubuntu 11.10...
Me considero um iniciante muito curioso no mundo linux e as vezes acabo tendo problemas com isso!  ;D

O meu problema começou quando estava configurando o cumpiz, estava adicionando alguns efeitos e coisas do tipo. Até que chegou um dado momento que ativei uma função, não me lembro bem qual é, que perdi o sistema, se é que posso dizer assim, ou seja, o ubuntu travou e nenhum comando do teclado funcionava, nem cliques do mouse eram respondidos como deveriam, apenas conseguia mover o ponteiro. Em razão disto, apertei o botão do power por alguns segundos até que o computador desligasse, após o desligamento, liguei-o novamente e iniciei o ubuntu. Fiz o login e o sistema iniciou, porém, com problemas na interface.
Os menus de atalhos de programas, que ficam na lateral, não aparecem... O menu superior apresenta uma cor uniforme amarelada e apresenta também apenas menus arquivo, editar, ir, etc, os botões que ficam mais pra direita (conexões, volume, hora, etc) nessa barra superior não aparecem.

Em uma pesquisa na internet para tentar resolver o meu problema tive acesso a seguinte página:

http://www.aprigiosimoes.com.br/2011/05/05/compiz-no-unity-ubuntu-11-xx/

Ela fala algumas coisas sobre a configuração do compiz nas verções 11.xx do ubuntu.
No final desta página se encontra o seguinte texto:

Citar
È possível também, reiniciar a configuração do Unity com o comando #unity –reset, sendo que pode acontecer de que vc perca o desktop temporariamente, mas na verdade, ele esta zerando suas configurações. Talvez seja necessário vc voltar para o console com o comando CONTROL +  ALT + F1 ou F2 e se logar novamente e digitar sudo /etc/init.d/gdm restart para que o protocolo X e o seu gerenciador de login do GNOME seja novamente reiniciado e suas configurações reiniciadas ao padrão. Caso não aconteça de recuperar a sua interface, vc pode optar pelo procedimento abaixo.
E se o seu Unity for danificado, é possível voltar atras para o padrão de quando eu instalei? SIM! Para este procedimento basta vc remover com o comando rm- rf os diretórios ~/.config , ~/.gconf* , ~/.gnome* E o seu Unity esta lá novinho como se fosse a primeira vez que vc entrou no poderoso Ubuntu (somente em caso de danos e caso vc queira voltar atras)

#rm -rf ~/.config
#rm -rf ~/.gconf*
#rm -rf ~/.gnome*

Isso me deu uma esperança para tentar resolver o meu problema com meu ubuntu, pois agora estou utilizando o windows 7 por conta disso, sem ter que instalá-lo novamente no meu computador.
Pois bem, imediatamente imprimi a página, reiniciei o computador, iniciei o ubuntu, fiz o login, me deparei novamente com minha interface danificada, entrei no
console, usando CTRL+ALT+F1, para usar os comandos apresentados na página citada. O problema começa ai, o console me requisita um login e em seguida uma senha, coisa que já tentei milhares de vezes e não consegui. Gostaria de saber que login e qual senha é essa, levando em conta as seguintes informações:

Nome do pc: gustavo-desktop
Nome de usuário: Gustavo Freitas
O ubuntu possui apenas um usuário configurado.
Eu tenho acesso a senha de usuário, e a utilizo para instalar aplicativos e uso também no terminal, por exemplo.

Outras coisas que gostaria de saber:
Estes comandos realmente são corretos de se usar neste tipo de situação?
Se não, qual outra forma de recuperar meu sistema?

Desde já agradeço a ajuda!   :)
« Última modificação: 20 de Abril de 2012, 11:28 por pcgugu »

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Cumpiz e Unity danificada
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2012, 11:34 »
Passo 1. Abra uma janela do terminal, clicando no menu Ubuntu, e digite: terminal

Passo 2. Restaure as configurações originais do Unity com o comando: unity --reset

Passo 3. Restaure os ícones da barra lateral do Ubuntu, também conhecida como Dock, com o comando: unity --reset-icons

Passo 4. Se você está tendo problemas com os recursos gráficos 3D do Compiz, restaure as configurações com: gconftool-2 --recursive-unset /apps/compiz-1

Depois, dê novamente o comando: unity --reset
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Cumpiz e Unity danificada
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2012, 11:52 »
Tem sempre esta solução sem mexer directamente no sistema:

com o mouse clique tecla esqª e crie uma nova pasta (vai ficar na área de trabalho), depois abra esta pasta (duplo clique).

Seguidamente no menu que abre do lado esquerdo clic em Sistema de Ficheiros (do seu Ubuntu, o que está a usar). Clique em procura e escreva ccsm e dê enter. (vai demorar um pouco (1 minuto, pois está a procurar todos ficheiros com esse nome no sistema).

No final da mostragem vai aparecer este ficheiro com um cadeado  Sistema de Configuração do Compiz. Duplo clique nele para abrir depois é só colocar as opções do ccsm como as de omissão. (em Preferências-->restaurar para valores de omissão.)

Abraço


 
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline pcgugu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Cumpiz e Unity danificada
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2012, 22:12 »
Olá pessoal! Muito obrigado a vocês dois pela atenção no meu problema!

Vocês ajudaram bastante, pois o que eu fiz, a partir de suas informações, foi o seguinte:

Como o lfcb sugeriu fiz a pesquisa no sistema de arquivos do ubuntu (por que o dock estava desativado por conta do dano na interface), porém não consegui resultados satisfatórios pois a pesquisa me retornava uma pasta que não podia nem mesmo trocar as propriedades dela e uma lista imensa de arquivos de configurações.... Porém, por curiosidade, decidi ver os outros resultados, até o fim da lista, lá no final achei um executável que no momento supus que era o do compiz, por conta do seu nome (Gerenciador de configurações do CompizConfig), imediatamente abri e "pimba" abriu o compiz, o que fiz foi ativar a compatibilidade com o Gnome e o Ubuntu Unity Plugin. O Dock voltou, porém a interface muito deficiente ainda, pois não podia nem se quer mover as janelas, muito menos alternar entre as abertas. Após isso tudo, fui no menu do ubuntu, e por lá abri o terminal, e digitei os comandos sugeridos pelo clockworklinux, esperei o terminal finalizar o pedido e meu Ubuntu voltou!

Muito obrigado, mesmo!  :D

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Cumpiz e Unity danificada
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2012, 09:26 »
Ainda bem.

Desde que dê para abrir uma "janelinha" dá sempre desde que se saiba o nome do "ficheiro" para executá-lo através deste método e alterá-lo. O problema é quando não existe mesmo essa possibilidade (quando fica bloqueado o ponteiro do mouse) . É sempre bom ter duas interfaces, pois aí podemos sempre aceder a tudo através da outra interface. Tem é que se saber o q se faz.

dê aí um "visto" de resolvido!! para outros poderem ver como resolveu.

abraço


K + Ubuntu 12.04 Lts