Autor Tópico: Atualização  (Lida 1706 vezes)

Offline Wellington11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 196
    • Ver perfil
Atualização
« Online: 23 de Abril de 2012, 20:16 »
Quanto tempo demora uma atualização de sistema 11.10 para 12 são um cd inteiro de atualização ma de 700 MB?

Offline Marcelo Mazaroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2012, 20:20 »
Bem demora em cerca de 30 minutos a 1h com uma internet boa . Não precisa de outro cd não ele so vai atualizar os arquivos mais importantes da estrutura  ;D.

atualiza ele com o gerenciador de atualizações .

espero ter
ajudado .

Creto

  • Visitante
Re: Atualização
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2012, 14:10 »
Olá como disse o Marcelo depende da sua conexão com a Internet, mas ressalto que mesmo em uma boa conexão ainda há outros fatores que podem inutilizar seu sistema por completo, portanto o modo mais prático seria:

Baixar a nova .iso, verificar md5, gravar em boa mídia e em baixa velocidade e uma limpa instalação, que com certeza lhe ofertará um sistema com pouquíssimas chances de problemas.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: Atualização
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2012, 16:11 »
Olá como disse o Marcelo depende da sua conexão com a Internet, mas ressalto que mesmo em uma boa conexão ainda há outros fatores que podem inutilizar seu sistema por completo, portanto o modo mais prático seria:

Baixar a nova .iso, verificar md5, gravar em boa mídia e em baixa velocidade e uma limpa instalação, que com certeza lhe ofertará um sistema com pouquíssimas chances de problemas.

T+
-concordo plenamente!

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2012, 16:45 »
Eu nunca tive problemas quanto a upgrade no sistema mas pelo que já ví neste fórum muita gente se complica, então como já lhe foi dito uma instalação limpa vai bem. ;D
Além da largura de banda outro fator muito importante é a quantidade de uploads que o servidor está realizando, nos primeiros dias do lançamento da versão final pode ocorrer algum tipo de "congestionamento".



Abç.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Atualização
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2012, 16:47 »
Cuidado pra não faltar energia elétrica enquanto estiver fazendo a atualização.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

  • Visitante
Re: Atualização
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2012, 18:51 »
Eu nunca tive problemas quanto a upgrade no sistema mas pelo que já ví neste fórum muita gente se complica, então como já lhe foi dito uma instalação limpa vai bem. ;D
Além da largura de banda outro fator muito importante é a quantidade de uploads que o servidor está realizando, nos primeiros dias do lançamento da versão final pode ocorrer algum tipo de "congestionamento".



Abç.
Olá

Não é que aqui muita gente se complique, são esses tipos de atualizações que trazem não sei porque cargas d'água vários problemas vezes sim, vezes não como disse o caro Garfo quedas de energia, conexão lenta (nem tente), a possibilidade de quebrar o "X" (ambiente gráfico) e a distro não iniciar mais.

Por já ter feito e tudo deu certo não quer dizer que um dia não possa dar problemas por um desses motivos acima citados, e como disse em outro tópico eu uso distro que tem (usam) esse método de atualização rolling releases mas que todo o procedimento é feito fora do "X" e digo mais se eu (Creto) fosse fazer isso no ubuntu que tem pacotes estáveis faria/farei do  mesmo jeito que faço nos Debian Testing, Debian sid que uso fora do "X".

Mais isso é coisa minha, não digo que não funcione, mas também não posso recomendar o não recomendado ;) ;) ;)

T+

Offline Wellington11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 196
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2012, 19:45 »
Ai galera dá pra trocar a vesão do ubuntu 11.10 para 12, com a iso do ubuntu 12. ou seja sem precisar formatar e instalar, somente atualizar a versão 11 com o iso do 12?

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2012, 19:52 »
Este negócio de dentro ou fora do X é muito relativo, a única coisa que pode fazer seu X quebrar é uma atualização do kernel ou da libc, independente disto,  o máximo que pode acontecer e você ter que fazer uma reinicialização.
os motivos?
Óbvio, caso você tenha o driver X proprietário instalado na máquina, para o kernel que você está utilizando no momento da atualização, vai gerar um problema que já é esperado, ao você reiniciar o micro, o pacote não estara pronto para o kernel/libc novo
o que faz muita gente entrar em desespero.
Se você for esperto o bastante, simplesmente modifica o Xorg para entrar no driver genérico no próximo boot.
Ou ainda, inicia em modo texto editando a linha do Grub.
Eu sempre fiz isto, e nunca tive problemas.
OBS: Para quem vai migrar para o 12.04 e melhor dar preferência a baixar o ISO via torrent, uma atualização em mudança de versão "eu particularmente não recomendo" o trafego é muito grande, e isto sim é o grande problema.
Como já disse anteriormente daqui, o processo de atualização de uma distro não gira em torno de 1 ou 2 comandos, é um processo demorado e cauteloso que deve ser feito em etapas.
Sistema Básico->X->Resto
Os programas básicos não são bons o suficiente para resolver as dependências complexas do processo de atualização, deixando sujeira e pacote orfãos, o ideal é usar (desde que tenha conhecimento, ferramentas como aptitude,dselect,deborphan,localepurge etc...)
o que muita gente esquece é que se pode ter a facilidade do ubuntu, com todo o poder do Debian.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Atualização
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2012, 20:16 »
Ai galera dá pra trocar a vesão do ubuntu 11.10 para 12, com a iso do ubuntu 12. ou seja sem precisar formatar e instalar, somente atualizar a versão 11 com o iso do 12?

Sim. Tem essa opção na hora da instalação (na iso).
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Creto

  • Visitante
Re: Atualização
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2012, 07:40 »
Olá,

Eu sempre menciono isso (atualizações fora do "X"), pois sou um usuário além do ubuntu de outras algumas distros e entre elas estão Debian's (Testing e sid) que em ordem tem pacotes em teste e instáveis e meus dist-upgrades sempre são fora do "X", mas nem por isso é certo de que no ubuntu (que tem pacotes estáveis) não possa ocorrer o que ocorre nesses sistemas por mim citados.
Como mencionado uma atualização de kernel, um descuido ou sem saber o usuário possa a vir fazer uma atualização com esses drivers proprietários ativos e instalados, enfim, é relativo realmente, mas recomendar isso de princípio é complicado, eu passei uma vez um mês inteiro para aprender a resolver esses tipos de problemas (eu além de gostar, ter me desfeito quase totalmente do windows) sou paciente e teimoso.

Umas duas operações a mais, não são lá muito trabalhosas, do que reverter possíveis problemas, ou não?

T+

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Atualização
« Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2012, 10:13 »
Olá,

Eu sempre menciono isso (atualizações fora do "X"), pois sou um usuário além do ubuntu de outras algumas distros e entre elas estão Debian's (Testing e sid) que em ordem tem pacotes em teste e instáveis e meus dist-upgrades sempre são fora do "X", mas nem por isso é certo de que no ubuntu (que tem pacotes estáveis) não possa ocorrer o que ocorre nesses sistemas por mim citados.
Como mencionado uma atualização de kernel, um descuido ou sem saber o usuário possa a vir fazer uma atualização com esses drivers proprietários ativos e instalados, enfim, é relativo realmente, mas recomendar isso de princípio é complicado, eu passei uma vez um mês inteiro para aprender a resolver esses tipos de problemas (eu além de gostar, ter me desfeito quase totalmente do windows) sou paciente e teimoso.

Umas duas operações a mais, não são lá muito trabalhosas, do que reverter possíveis problemas, ou não?

T+
Tecnicamente falando os pacotes da testing são mais estáveis que os do Ubuntu, os pacotes da testing antes de serem colocados lá são testados antes na sid (muitos testes mesmo)e depois é feito backport, os pacotes do Ubuntu até pouco tempo eram importados direto do Sid, não sei a quantas anda agora, mas já tive o Sid instalado fazendo atualizações quase que diariamente e dificilmente tinha problemas.
Sempre fui usuário de versões em desenvolvimento pois gosto de pacotes bleeding edge, isto desde os tempos que mantinha o Conectiva versão snapshot como distro de uso diário, e posso dizer de 10 anos para cá muita coisa mudou, pois hoje é possível fazer vários processos em tempo de uso que não eram possíves antes, e manter a distro funcionando sem problemas depois de uma atualização.

O que me faz utilizar o ubuntu hoje, é simplesmente o fato de ele trazer os pacotes do gnome mais atualizados, não tenho mais paciência de compilar programas como antigamente fazia, provavelmente no futuro terei que voltar a utilizar este processo, pois o unity se firmando, provavelmente fará a Canonical colocar cada vez menos pacotes do desktop Gnome na distro, o que só deixa a alternativa, Compilar ou utilizar o Fedora Rawhide que é a matriz de testes do projeto GNOME, desde o princípio.
Muitos usuários avançados estão optando pelo ubuntu que já vem mastigado assim sobra tempo para
melhorar outras coisas, ao inves de ficar quebrando a cabeça configurando x,y,z.