Autor Tópico: Placa gráfica/drivers  (Lida 2436 vezes)

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Placa gráfica/drivers
« Online: 24 de Abril de 2012, 20:07 »
Boas pessoal...

O meu problema é o seguinte, eu comprei um Asus N53 à uns 2 meses atrás. O pc é muito bom mas tem uma placa nvidia gt 630m que é uma placa nova. Estive a usar o windows 7 antes e tive problemas em instalar a driver da placa gráfica pois a que fazia download no site da asus mesmo sendo o modelo exacto não dava e dizia-me que não podia proceder a instalação porque não era compativel. A única maneira que tive foi mesmo instalar directamente pelo cd que trazia o pc quando o comprei. Instalei o Ubuntu 10.04 LTS depois, e tentei fazer como no windows que é ligar-me a outro monitor atraves de um cabo rgb. Mas no ubuntu diz que não detecta monitores. Ora bem, não tem a certeza mas penso que pode estar relacionado com as drivers da placa gráfica. Eu nem sequer sei no ubuntu como verifico se a driver está instalada. Por isso vim aqui pedir ajuda porque se não houver drivers da minha gráfica para o ubuntu eu terei de voltar para o windows e ficar pelo windows. Coisa que não queria porque penso que o ubuntu trás certas vantagens como software livre.

Será que alguém me pode dar uma ajuda ?

Gráfica: Nvidia Geforce GT 630m

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Placa gráfica/drivers
« Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2012, 07:09 »
Caro colega siga estas instruções e certamente terá o seu problema resolvido, e até poderá já instalar o último Drive da Nvidia que é o 295.40 para essa placa, mas certifique-se

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,69789.msg388506.html#msg388506

nesta mesma consulte também esta secção

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,69789.msg518965.html#msg518965

JFMMF

Offline Xedoc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Placa gráfica/drivers
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2012, 16:16 »
Obrigado pela ajuda. Eu verifiquei e sim é a 295.40. Fiz download e fiz de imediato os comandos que explicam no site que me deste ( No 1º ).

No entanto quando faço " Service gdm stop " que não sei para o que serve ou mesmo o que é, o ecrã transforma-se na consola ( Terminal ) e a última coisa que diz é " Checking battery ... " e assim fica por um tempo. Como vejo que aquilo não sai do sitio fiz ctrl alt del e fiz reboot.

Continuei o procedimento até o comando ./NVIDIA-Linux-x86_64-295.40.run. Dizia lá que se não arrancasse a instalação para fazer:

chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64-295.40.run
sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-295.40.run

Assim fiz e a instalação arrancou, no entanto dá-me um erro na instalação:

ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before           
         installing.  For further details, please see the section INSTALLING   
         THE NVIDIA DRIVER in the README available on the Linux driver         
         download page at www.nvidia.com.

ERROR: Installation has failed.  Please see the file
         '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You may find           
         suggestions on fixing installation problems in the README available   
         on the Linux driver download page at www.nvidia.com.

E não consigo instalar.

Não percebo muito de linux nem a maioria dos respectivos comandos.

Se me puderes ajudar, agradecia imenso.

Cumprimentos e obrigado.

Offline Flávio Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Placa gráfica/drivers
« Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2012, 18:08 »
e olha que a nVidia ainda oferece drives decentes.
De minha experiência, quando chegamos no quesito placa de vídeo, perfis de monitor e coisas assim o Linux deixa muito a desejar... Os poucos ajustes possíveis são complicados, requerem um usuário nivel hacker, para quem precisa de uma máquina simplesmente para fazer coisas, o bicho pega...

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Placa gráfica/drivers
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2012, 05:52 »
Obrigado pela ajuda. Eu verifiquei e sim é a 295.40. Fiz download e fiz de imediato os comandos que explicam no site que me deste ( No 1º ).

No entanto quando faço " Service gdm stop " que não sei para o que serve ou mesmo o que é, o ecrã transforma-se na consola ( Terminal ) e a última coisa que diz é " Checking battery ... " e assim fica por um tempo. Como vejo que aquilo não sai do sitio fiz ctrl alt del e fiz reboot.

Continuei o procedimento até o comando ./NVIDIA-Linux-x86_64-295.40.run. Dizia lá que se não arrancasse a instalação para fazer:

chmod +x NVIDIA-Linux-x86_64-295.40.run
sudo ./NVIDIA-Linux-x86_64-295.40.run

Assim fiz e a instalação arrancou, no entanto dá-me um erro na instalação:

ERROR: You appear to be running an X server; please exit X before            
         installing.  For further details, please see the section INSTALLING  
         THE NVIDIA DRIVER in the README available on the Linux driver        
         download page at www.nvidia.com.

ERROR: Installation has failed.  Please see the file
         '/var/log/nvidia-installer.log' for details.  You may find            
         suggestions on fixing installation problems in the README available  
         on the Linux driver download page at www.nvidia.com.

E não consigo instalar.

Não percebo muito de linux nem a maioria dos respectivos comandos.

Se me puderes ajudar, agradecia imenso.

Cumprimentos e obrigado.

Como lhe disse consulte nas mesmas instruções em: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,69789.msg518965.html#msg518965

Tem esta instrução que transcrevi aqui em azul, eu também faço assim, entro sempre pelo modo de comando como ROOT

Bem, uma forma muito fácil de instalar drivers nvidia é iniciar em modo de recuperação... Após o boot, selecione no menu a opção sair para o modo de comando como root em um terminal...

Chamo a atenção do colega para o comando   sudo service gdm stop   para mim como ainda uso o 10.04.4 é o correcto para si poderá ser   sudo service lightdm stop    mas estas instruções estão todas explicadas nas ligações que lhe passei

JFMMF
« Última modificação: 26 de Abril de 2012, 06:03 por JFMMão de Ferro »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Placa gráfica/drivers
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2012, 07:43 »
Citar
e olha que a nVidia ainda oferece drives decentes.
De minha experiência, quando chegamos no quesito placa de vídeo, perfis de monitor e coisas assim o Linux deixa muito a desejar... Os poucos ajustes possíveis são complicados, requerem um usuário nivel hacker, para quem precisa de uma máquina simplesmente para fazer coisas, o bicho pega...

Pra ser sincero discordo, dificilmente o usuário precisará de um nível hacker para isso. Existe uma ferramenta no painel de controle para fazer a instalação de drivers proprietários sem precisar procurar no site do fabricante. Não sei porquê mandaram o camarada fazer primeiro através de um procedimento complexo, antes de tentar o mais simples. Normalmente instalar pelo Jockey funciona sem problemas e fica perfeito. Eu uso uma Radeon HD, mas tenho amigos com placas nvidia cujos drivers também são instalados pelo Jockey e funciona na boa, às vezes tendo que fazer uma mandingazinha pra salvar as configurações do xorg.conf, mas funciona.

Já tentou instalar normalmente pelo Jockey, camarada? O procedimento de instalação pelo drive do site da nvidia é pra quando não funciona bem pelo Jockey.
Faça o seguinte, vá no painel de controle e procure "drivers adicionais". O Jockey fará a verificação e mostrará o que você tem de hardware que precisa de drivers adicionais, aí é só escolher e instalar. Se tiver problemas com a resolução (que acontece às vezes com a nvidia) é só falar que ajudamos.

Obs.: Tanto a nVidia como a AMD que fabrica as placas ATI Radeon são membros da Linux Foundation e oferecem drivers exelentes hoje em dia.
Particularmente ainda acho os da Radeon melhores que os da nVidia.
http://www.linuxfoundation.org/about/members

« Última modificação: 26 de Abril de 2012, 08:00 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS