Autor Tópico: Criar partição SWAP após instalado  (Lida 6559 vezes)

Offline Carrasco_Santo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Criar partição SWAP após instalado
« Online: 03 de Maio de 2012, 20:56 »
Olá pessoal,

É minha postagem aqui mas a princípio não vou fazer bobeira na primeira postagem, visto que tenho "experiência" com outros fóruns dos quais participo.

É o seguinte pessoal, eu instalei o novo Ubuntu aqui no computador. Estava instalado antes o Lubuntu e resolvi instalar o Ubuntu por cima do Lubuntu.

Eu instalei tudo e eu achava que o Ubuntu iria reconhecer a partição SWAP antiga, ele não reconheceu (ou esqueci), agora tenho a SDA5 de 1 Giga de tamanho com formato desconhecido.

Usei GParted para formatá-la como SWAP mas dá erro, ele simplesmente diz "Ocorreu um erro ao aplicar as alterações" mas não indica que erro foi este, como arrumar?

Obrigado

ps.: quero transformar essa partição em SWAP já que ela foi feita pra isto, não quero usar um arquivo que emula a SWAP
ps. 2: acho que desta vez vai rolar de abandonar o Windows de vez, visto que o novo Ubuntu está muito bom e possivelmente o Ubuntu (e outros Linux) vão receber jogos da Steam, estou no Windows até hoje só por conta dos jogos. :)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Criar partição SWAP após instalado
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2012, 22:03 »
Eu usaria o gparted no live-cd do Ubuntu p/ formatar a partição desconhecida em swap.

Offline Carrasco_Santo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Criar partição SWAP após instalado
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2012, 09:12 »
Obrigado pela resposta clodoaldo, esqueci de dizer que fiz inclusive isto que vc citou. Aparentemente o Gparted do live-cd fez a formatação, mas ao iniciar o Ubuntu do HD, sabe-se lá o motivo, ele novamente não reconhecia a partição. :/

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Criar partição SWAP após instalado
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2012, 10:27 »
mas ao iniciar o Ubuntu do HD, sabe-se lá o motivo, ele novamente não reconhecia a partição. :/

Ola

Voce acionou a swap com o comando swapon e depois editou seu fstab e incluiu a swap nele foi assim que fez?

[]'s

Offline lobo sorrateiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Criar partição SWAP após instalado
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2012, 12:37 »
O próprio gparted tem a ferramenta de ativar a swap,bastando abrir o gparted dar click direito na partição destinada a swap e clicar em ativar swap

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Criar partição SWAP após instalado
« Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2012, 23:23 »
Você sabe que não precisa ter uma partição de swap, não? Se vc tiver um arquivo contíguo, pode usá-lo como swap.

dd if=/dev/zero of=swap_file bs=1048576 count=1024
mkswap swap_file
swapon swap_file
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D