Autor Tópico: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot  (Lida 3893 vezes)

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Online: 26 de Abril de 2012, 23:20 »
Seguinte pessoal, já usava o 12.04 na versão beta e hoje, já com a versão final, resolvi instalar tudo do zero. Após instalar tudo normalmente o ubuntu pede pra reiniciar, até aí tudo bem. Cliquei em reiniciar e retirei o pen drive (o instalador do 12.04 estava no pen drive). Após aparecer a tela da Intel onde diz F2 para settings e F10 para ordem do boot aparece uma tela preta com o cursor piscando e não sai daí. Não sei o que houve, sempre instalo o ubuntu sem problemas.
Resolvi colocar o pen drive novamente para ver na instalação se reconhecia que já estava instalado, só que o que aconteceu foi que foi para a tela de inicialização do ubuntu esperando senha. Está tudo instalado. Consigo salvar documentos, mudar papel de parede, tudo e fica gravado. Só consigo entrar no ubuntu se o pen drive estiver conectado.
Engraçado é que, com o pen drive conectado era para ir para a tela de instalação do ubuntu, mas não, vai para o meu ubuntu instalado.

Como resolvo isso? Realmente não entendo, sempre instalei sem problemas.


Offline Allanbane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2012, 05:50 »
Eu também migrei do 12.04 beta 2 para a versão final, só que usei um DVD instalando do zero também. Se voce seguiu os procedimentos certinhos para a instalação pelo pendrive, isso me está parecendo mesmo é  um problema com a imagem ISO que voce utilizou. Se não tem como voce instalar por disco, eu baixaria outra imagem do site oficial usando arquivo torrent de preferência, formataria seu pen drive e repetiria todo o processo com bastante tranquilidade. O Ubuntu é um sistema espetacular, mas se dar bem com ele é preciso calma, muita atenção e às vezes paciência. Vai na fé que vai dar certo ok? Boa sorte!

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2012, 07:48 »
Eu também migrei do 12.04 beta 2 para a versão final, só que usei um DVD instalando do zero também. Se voce seguiu os procedimentos certinhos para a instalação pelo pendrive, isso me está parecendo mesmo é  um problema com a imagem ISO que voce utilizou. Se não tem como voce instalar por disco, eu baixaria outra imagem do site oficial usando arquivo torrent de preferência, formataria seu pen drive e repetiria todo o processo com bastante tranquilidade. O Ubuntu é um sistema espetacular, mas se dar bem com ele é preciso calma, muita atenção e às vezes paciência. Vai na fé que vai dar certo ok? Boa sorte!

Allanbane, obrigado por responder. Instalei certinho sim, pelo menos acredito que sim, sempre instalei sem problemas, mas como diz o ditado "errar é humano", então estou baixando uma nova iso e gravarei num dvd desta vez. Vamos ver o resultado. Obrigado.


Creto

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2012, 07:56 »
Olá andreceara,

Não deve lembrar de Creto, mas vamos lá:

No seu caso você tem a iso certo? Se sim, ou melhor se tem um CD/DVD de instalação do ubuntu (qualquer um) rode ele em modo livedvd e na primeira tela que aparece um boneco e um teclado abaixo da tela tecle qualquer tecla, aparecerá um menu e nesse menu procure por: Iniciar pelo primeiro HD ou algo bem parecido a isso.

Espero estar sendo útil de alguma forma.

T+

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2012, 11:06 »
Olá andreceara,

Não deve lembrar de Creto, mas vamos lá:

No seu caso você tem a iso certo? Se sim, ou melhor se tem um CD/DVD de instalação do ubuntu (qualquer um) rode ele em modo livedvd e na primeira tela que aparece um boneco e um teclado abaixo da tela tecle qualquer tecla, aparecerá um menu e nesse menu procure por: Iniciar pelo primeiro HD ou algo bem parecido a isso.

Espero estar sendo útil de alguma forma.

T+

Creto, rapaz, desculpe-me, o nome não é estranho, você deve ter quebrado um galhão em outra ocasião, relembre-me por favor, mas vamos lá:
Estou baixando uma nova iso para passar para o dvd, uma dúvida: preciso reinstalar ou é só escolher para Iniciar pelo HD?

Offline andreceara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2012, 17:03 »
Bem, após baixar uma nova .iso resolvi passar para o dvd e refazer a instalação. Agora está tudo certo. Obrigado a todos.

Offline RbSoft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2012, 13:58 »
É provável que, por engano, o Grub tenha ficado no pen drive. Uma simples falta de atenção pode causar este erro. Veja, o indício está no seu post inicial:

Após aparecer a tela da Intel onde diz F2 para settings e F10 para ordem do boot aparece uma tela preta com o cursor piscando e não sai daí.

Isto parece significar que o HD não tinha informação de boot. E:

Resolvi colocar o pen drive novamente para ver na instalação se reconhecia que já estava instalado, só que o que aconteceu foi que foi para a tela de inicialização do ubuntu esperando senha. Está tudo instalado. Consigo salvar documentos, mudar papel de parede, tudo e fica gravado. Só consigo entrar no ubuntu se o pen drive estiver conectado. Engraçado é que, com o pen drive conectado era para ir para a tela de instalação do ubuntu, mas não, vai para o meu ubuntu instalado.

Ou seja, seu HD tinha tudo, exceto uma coisa: a informação de boot; e dependia do pen drive para o boot, sinal que o pen tinha a informação de boot! Pena que vc já reinstalou, ia ser legal tirar a dúvida. De qualquer modo, o Ubuntu é tão facinho de instalar que compensa reinstalar do que fazer algum procedimento para restaurar o grub...

Ah! Dá para verificar uma coisa, se você ainda não formatou seu pen: tente fazer o boot com ele; é provável que continue carregando o sistema instalado no seu computador e não consiga nem iniciar o live ou a instalação em qualquer outro!
« Última modificação: 02 de Maio de 2012, 14:00 por RbSoft »

Offline rdsombra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2012, 23:11 »
  Estou passando exatamente pelo mesmo problema com o ubuntu 12.04, mas com o agravante de estar tentando instalar em um netbook que não possui drive de cd/dvd, sendo possível somente a instalação através de pen drive.
  Só é possível reverter essa situação com a reinstalação do sistema por uma imagem iso diferente? Há como corrigir esse problema diretamente no sistema de arquivos?
 Desde já, obrigado!

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 12.04 32 bits - problemas no boot
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2012, 11:32 »
-após instalar com pendrive eu desligo o pc >> retiro o pendrive >> ligo o pc